Quem somos

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) é uma associação privada, sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, criada em 2006, no seio da Universidade do Porto.

Tem como missão contribuir para o desenvolvimento, aplicação e divulgação de novos conhecimentos no domínio da saúde pública, com o intuito de melhorar e proteger a saúde da população humana.

Através da sua Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit), criada em 2015, e classificada em 2019 com “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o ISPUP produz investigação científica altamente competitiva e inovadora na área da saúde pública, com elevado impacto social, e orientada para fornecer soluções para problemas e ameaças de saúde globais.

Paralelamente, contribui para a formação de excelência na área da saúde pública, seja através dos vários cursos intensivos (não conferentes de grau) que dinamiza, da formação orientada para médicos internos de formação específica em saúde pública, ou servindo como instituição de acolhimento para a realização de projetos no âmbito de programas de pós-graduação nesta área do conhecimento.

Através da sua Unidade de Saúde Ocupacional, equipada com a mais recente tecnologia para a avaliação de riscos ocupacionais, o ISPUP disponibiliza uma ampla gama de serviços laboratoriais direcionados para a indústria e para a comunidade, realizando em simultâneo investigação relevante nesta área.

ITR – Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Pública

Desde 2021, o ISPUP coordena o ITR – Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional, financiado pela FCT, do qual fazem parte as unidades de investigação e desenvolvimento (I&D):

• EPIUnit – Unidade de Investigação em Epidemiologia, do ISPUP;
  • CIAFEL – Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; e
  • UMIB– Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Este laboratório associado nasce da convergência destas três unidades de I&D, que abraçam a missão de integrar a investigação em saúde pública, assente nas valências multidisciplinares e complementares que cada uma tem.

Toda a atividade do ISPUP tem como finalidade contribuir para a prevenção da doença e para a melhoria da saúde da população, perspetivando sempre salvar vidas.

O ISPUP está alinhado com as diretrizes da Comissão Europeia para endereçar as questões de igualdade de género, deste modo temos um plano de igualdade de género aprovado em 2022 pela Direção do ISPUP. Pode consultar aqui o nosso plano. Qualquer denúncia, neste contexto, pode também ser feita através do Porta da Denúncia da Universidade do Porto.

O ISPUP como Unidade de Investigação do ecossistema da Universidade do Porto, adota o Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho na Universidade do Porto. Qualquer denúncia, neste contexto, pode também ser feita através do Portal da Denúncia da Universidade do Porto.

Visão global

Relatório de Atividades 2022