Missão

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) dedica-se à criação e divulgação de informações de alta qualidade e conhecimento competitivo no vasto campo da saúde pública.

A missão do Instituto de Saúde Pública é a de contribuir para o desenvolvimento, difusão e aplicação de novos conhecimentos no domínio da saúde pública, estimulando a investigação e formação de excelência, para melhorar e proteger a saúde da população humana.

A sua missão é alcançada providenciando as condições necessárias para a prossecução de programas de pós-graduação, produção científica criada a partir de investigação de elevada relevância, serviços inovadores (como a primeira Unidade de Saúde Ocupacional da Universidade do Porto), em resposta às necessidades locais, nacionais e internacionais e parcerias criativas.

ISPUP promove uma forte interação entre os investigadores altamente experientes em diferentes campos, como a Medicina, Odontologia, Epidemiologia, Bioestatística, Ciências Ambientais, Ciências Nutrição, Ciências do Comportamento, Ciências Sociais e Medicina Preventiva.

ISPUP tem 96 bolseiros de investigação e estudantes de mestrado, 77 estudantes de doutoramento e 45 investigadores doutorados.

Estão ativos 19 projetos nacionais e 4 projetos internacionais sob financiamento competitivo.

Possuímos uma média anual de 120 publicações científicas em revistas internacionais de renome, durante os últimos cinco anos, colocando-nos entre as instituições portuguesas mais produtivas e competitivas na investigação em saúde.

O ISPUP promove a cooperação entre agentes da Universidade do Porto e a sua ligação com instituições regionais, nacionais e internacionais, mantendo várias colaborações europeias, com países da América do Sul e parceiros africanos, garantindo um intercâmbio global e dinâmico entre a intervenção clínica e a informação científica de base populacional.