“Dic cur hic!”: com Leibniz e para lá do perspectivismo, “Diz porque ages!"
Schedule
08.06.2018
02:30pm to 04:00pm
ISPUP Auditorium

Agenda:

• “Vida que não se pensa…” – uma lição socrática.

• Cultura como pensamento crítico (com nota sobre a Consciência)

• Aplicação:_ _o _desviver_. Lei da Morte Digna ou “lei da

• Eutanásia”: uma aproximação ao acto médico correcto e aumentado.

• Conclusão: a hospitalidade e as éticas.

Language: Portuguese

Nota:

O Seminário é de entrada livre. A requisição de certificado e/ou declaração de presença deverá ser efetuada no dia do evento na Secretaria do ISPUP.

Speakers
Manuel Silvério Marques
Affiliation
Médico Hematologista e Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Manuel Silvério Marques é médico hematologista. Trabalhou no Instituto Português de Oncologia. Doutorou-se em Medicina (Filosofia da Medicina) na FMUL onde ensinou Arte Médica, História das Ideias e História da Medicina. Está aposentado. É presentemente investigador do Centro de  Filosofia, FLUL. Foi membro do Gabinete de Filosofia do Conhecimento (Dir. de Fernando Gil). Participou e participa em vários Projectos nacionais/internacionais sobre Filosofia e História da Medicina e História da Ciência. Presentemente lidera um Projecto (financiado pela FCG) visando a edição das obras médicas inéditas do Dr. José Pinto de Azeredo (Rio, 1764 – Lisboa, 1810). Criou, com Jorge Melo e José M. Pereira de Almeida, a primeira Comissão de Ética para a Saúde do IPO e foi membro de várias comissões de Ética, incluindo do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Autor de dois livros e colaborador e co-autor em vinte e um.