Message of the Chair

O Departamento de Saúde Ambiental procura dar utilidade social à ciência sublinhando a importância da privação ambiental e socioeconómica para a promoção da saúde. Por isso,  incorpora nos seus projetos de investigação uma visão sistémica e pluridisciplinar que permita reorganizar os espaços e as suas funções tendo em conta que a promoção do bem estar, da qualidade de vida e da saúde é um desiderato que obriga a considerar as características biológicas dos indivíduos mas também do contexto ambiental em que vivem.

 

Agrega a investigação sobre as relações entre o clima e a saúde em diferentes dimensões dos seres humanos. Neste grupo de investigação há vários sub-domínios: saúde e clima, saúde e riscos climáticos, saúde, clima e poluição indoor e outdoor, tipos de clima, estados de tempo e a saúde mental. 

 

A investigação da Unidade de Avaliação de Risco Ambiental está preocupada com o dano genético causado por compostos genotóxicos e cancerígenos, principalmente em áreas ambientais e ocupacionais.

 

Ana Monteiro