Calendário

Publicação Semanal em destaque

Relationship between dietary vitamin D and serum 25-hydroxyvitamin D levels in Portuguese adolescents.
Public Health Nutr
Ler mais

Ana Raquel Martins

Investigação - Outros Investigadores

Ana Martins é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2014). Atualmente é estudante do Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A sua tese pretende estudar as fracturas que ocorrem na infância e os determinantes contextuais, comportamentais e individuais associados a estas.

Ler mais

Anabela Miranda

Investigação - Investigadores Doutorados

Depois de me licenciar na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1987, comecei a minha carreira como Técnica Superior num laboratório de análises clínicas e, mais tarde, numa indústria farmacêutica. Em 1989, ingressei no Laboratório de Referência de Tuberculose e Micobactérias do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e, desde então, tenho estado envolvida em vários projetos de investigação em tuberculose.

 

Os meus estudos de doutoramento na University of Surrey-UK (1999) e formação pós-doc na Ohio State University-EUA (2002) centraram-se em aspectos da genómica do Mycobacterium tuberculosis. Durante estes anos de trabalho em vários laboratórios europeus (Reino Unido e Holanda), bem como nos EUA, ganhei conhecimentos valiosos sobre temas como: (i) análise do perfil lipídico dos componentes da parede celular de micobactérias; (ii) diagnóstico da tuberculose por técnicas sorológicas e de biologia molecular; (iii) genética de micobactérias e proteómica.

 

Como Investigadora Principal do projeto intitulado "Desenvolvimento e avaliação de métodos de biologia molecular para o diagnóstico da tuberculose", trabalhei no desenvolvimento de métodos de PCR em tempo real para o diagnóstico da tuberculose. Como Co-Investigadora dos projetos, intitulados "Estudo da transmissão da tuberculose na região de Vila Nova de Gaia" e "Epidemiologia molecular de Mycobacterium tuberculosis em Portugal: Implementação e análise de um banco de dados", foquei-me na genotipagem do M. tuberculosis bem como na identificação de estirpes que têm uma maior capacidade de causar doença e se espalhar na comunidade.

 

No que diz respeito ao ensino, supervisiono alunos de pós-graduação (Mestrados e Doutoramentos) em colaboração com universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros.

Ler mais

Carina Rodrigues

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Carina Rodrigues é Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2010). Atualmente é estudante de doutoramento do Programa Doutoral em Saúde Pública da Universidade do Porto, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. SFRH/BD/111794/2015). É membro do grupo de investigação em Epidemiologia Perinatal e Pediátrica (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Foi bolseira de investigação (2011-2015) no âmbito do projeto europeu "Effective Perinatal Intensive Care in Europe: Translating knowledge into evidence-based practice - EPICE" (HEALTH-F3-2010-259882).

Interesses de investigação atuais: Parto pré-termo e saúde das crianças prematuras, Aleitamento materno, Epidemiologia Perinatal e Pediátrica. 

 

Curriculum Vitae

Ler mais

João Paulo Teixeira

Investigação - Investigadores Doutorados

João Paulo Teixeira is Researcher and the Head of Research Unit, Environmental Health Department in the National Institute of Health (Portugal) since 2005 and coordinator of Environmental and Laboratory Epidemiology (ELE) from the EPIUnit.

 

He has a PhD in Biomedical Sciences and a Master in Public Health from the Medical School Porto University.

 

The main area of scientific activity is concerned with the genetic damage caused by genotoxic and carcinogenic compounds, mainly in the environmental and occupational areas.

 

His work is focused on the molecular mechanisms involved in the cascade of genotoxic/carcinogenic events in relation to exposure to xenobiotics, as well as on the factors of individual susceptibility modulating genotoxic and/or carcinogenic effects. He has published around 90 scientific papers and several book chapters on these topics.

 

RESEARCH INTEREST

Environmental Toxicology, Epidemiology, Occupational Health, Biomarkers, Genotoxicity, Nanotoxicology and Indoor Air Quality

Ler mais