Calendário

Publicação Semanal em destaque

Alcohol consumption and gastric cancer risk - A pooled analysis within the StoP Project Consortium.
Int J Cancer
Ler mais

João Pedro Rufo

Investigação - Outros Investigadores
Após conclusão da Licenciatura e Mestrado em Ciências Biomédicas na Universidade da Beira Interior, Covilhã, trabalhou no laboratório de Imunologia Clínica no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) na mesma instituição. Entre 2013 e 2015, esteve envolvido na equipa de investigação do Laboratório da Qualidade do Ar Interior no INEGI, liderado pelo Professor Eduardo de Oliveira Fernandes, e onde participou na autoria de mais de 10 publicações de artigos científicos. Encontra-se de momento a concluir o Doutoramento em Segurança e Saúde Ocupacional na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sob orientação do Professor André Moreira, focando-se em biomarcadores no ar exalado como meio de diagnóstico.
Actualmente tem como áreas de interesse a breathomics e a exposição ocupacional a parâmetros da qualidade do ar interior, sempre associadas a um ponto clínico ligado à alergologia e imunologia.
Ler mais

Susana Pereira

Investigação - Investigadores Doutorados

Susana Filipa Saraiva Leal Abrantes Pereira nasceu em Coimbra, Portugal, em 1972. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1990-1996). Especializou-se em Neurologia (1999-2004) e tem o Grau de Consultora de Neurologia (2015). Lecionou neuroanatomia ao Curso de Neurofisiologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (2000 – 2001).Concluiu o Doutoramento em Neurociências na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2016). Diretora do Serviço de Neurologia do Instituto Português de Oncologia do Porto (2016). Os seus interesses de investigação principais são a neuro-oncologia, nomeadamente a dor neuropática e alterações cognitivas.

Ler mais

Carina Rodrigues

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Carina Rodrigues é Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2010). Atualmente é estudante de doutoramento do Programa Doutoral em Saúde Pública da Universidade do Porto, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. SFRH/BD/111794/2015). É membro do grupo de investigação em Epidemiologia Perinatal e Pediátrica (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Foi bolseira de investigação (2011-2015) no âmbito do projeto europeu "Effective Perinatal Intensive Care in Europe: Translating knowledge into evidence-based practice - EPICE" (HEALTH-F3-2010-259882).

Interesses de investigação atuais: Parto pré-termo e saúde das crianças prematuras, Aleitamento materno, Epidemiologia Perinatal e Pediátrica. 

 

Curriculum Vitae

Ler mais

Bárbara Peleteiro

Investigação - Investigadores Doutorados

Bárbara Peleteiro é licenciada em Bioquímica (FCUP), tendo sido bolseira de iniciação à investigação científica no Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública, entre 2005 e 2008. Em 2007, obteve o grau de mestre em Epidemiologia (FMUP) com a tese “Risk factors for gastric intestinal metaplasia”. Prosseguiu para Doutoramento em Saúde Pública (FMUP), tendo defendido em 2011 a tese “The role of Helicobacter pylori infection in the web of gastric cancer causation”.

Publicou até ao momento 44 artigos em revistas científicas internacionais, tendo-lhe sido atribuído o prémio Enrico Anglesio em 2010. Desde o início deste ano, é editora associada do Porto Biomedical Journal, pertencendo também ao corpo editorial de outras revistas científicas internacionais, tais como BMC Gastroenterology.

Além de ter sido membro da equipa de investigação de dois projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, integra o consórcio internacional de estudos epidemiológicos de cancro do estômago Stomach cancer Pooling (StoP) Project. Atualmente, é investigadora pós-doutorada no ISPUP e os seus interesses de investigação passam pela determinação do impacto da carga de doença associada ao cancro do estômago, quer pela análise de dados secundários em saúde quer pela utilização de dados originais.

Ler mais

Liliana Abreu

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Liliana Abreu, licenciou-se em Sociologia em 2006 e concluiu o mestrado em Sociologia em 2008 na Universidade do Porto. É aluna do Programa Doutoral em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (ref. SFRH/BD/78949/2011) e desenvolve o trabalho de investigação na instituição de acolhimento da bolsa: Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IBMC). Faz parte do grupo Epidemiologia Social – ISPUP, desde 2014 e do Núcleo de Cultura Científica – IBMC, desde 2010. Foi bolseira no projeto “ Avaliação do estado do conhecimento sobre saúde e informação médica em Portugal” (ref. HMSP-IISE/SAU-ICT/0003/2009), no âmbito do programa Harvard Medical School – Portugal Program, financiado pela FCT. A sua tese de doutoramento centra-se no estudo da literacia distribuída de pessoas com doenças crónicas, especificamente, asma e diabetes. Interessa-se por uma abordagem qualitativa no estudo da literacia distribuída, as motivações, facilitadores e barreiras ao acesso e apropriação do conhecimento sobre saúde na gestão das doenças crónicas.

Ler mais