Calendário

Publicação Semanal em destaque

Implementing Low-Cost, Community-Based Exercise Programs for Middle-Aged and Older Patients with Type 2 Diabetes: What Are the Benefits for Glycemic Control and Cardiovascular Risk?
Int J Environ Res Public Health
Ler mais

João Niza Ribeiro

Investigação - Investigadores Doutorados
Ler mais

Joana Araújo

Investigação - Investigadores Doutorados

Joana Araújo nasceu em 1985, em Santo Tirso, Porto. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2008, e concluiu o Mestrado em Saúde Pública em 2010. Concluiu em Setembro de 2016 o doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a tese intitulada “Age trends in adiposity and prediction of cardiovascular risk profiles: from adolescence into adulthood.” (SFRH/BD/78153/2011).

Desenvolve trabalho de investigação na coorte EPITeen desde 2008, e integra atualmente o Grupo de Investigação em Epidemiologia da Nutrição e da Obesidade, da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit). As suas áreas de interesse profissional são a epidemiologia nutricional e da obesidade, com particular enfoque nas trajetórias de obesidade na adolescência. 

Ler mais

Samantha Morais

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Samantha Morais é licenciada em Estudos de Ciência e Tecnologia (York University, Canadá) e obteve o grau de mestre em Epidemiologia (FMUP) com a tese "Dealing with missing data: an application in the study of family history of hypertension”. Foi bolseira de investigação no âmbito do projeto "Determinants of gastric and esophageal cancers incidence in the north of Portugal " financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/SAU-EPI/122460/2010). Atualmente é estudante de doutoramento em Saúde Pública (FMUP) com o projeto intitulado “Risk and survival of gastric cancer related second primary tumours: a competing risks framework" (SFRH/BD/102585/2014). É membro do grupo de investigação em Epidemiologia das Doenças Não Transmissíveis (EPIUnit ISPUP).

Ler mais

Sofia Vilela

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Sofia Vilela é estudante de doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. SFRH/BD/92389/2013). Ela licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto no ano de 2009. Em 2013 obteve o grau de mestre em Epidemiologia (FMUP) com a tese intitulada: “Determinantes do consumo de alimentos de elevada densidade energética em crianças em idade pré-escolar”. Desenvolve trabalho de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) desde 2010, integrando o grupo de investigação em Epidemiologia da Nutrição e da Obesidade (EPIUnit). Atualmente faz parte do Consórcio Nacional para o desenvolvimento do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF). Os seus principais interesses em investigação relacionam-se com fatores que influenciem comportamentos alimentares na infância, avaliação de ingestão alimentar e nutricional em crianças e adultos, assim como validação de instrumentos de recolha de dados alimentares específicos para a idade.

Ler mais

Henrique Barros

Investigação - Investigadores Doutorados

Henrique Barros nasceu em 1957 no Porto. Licenciou-se em Medicina em 1981 e é docente da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) desde 1979. Em 1988-89 foi investigador no departamento de Medicina Interna do Hospital Universitário de Lund. Em 1991 adquiriu o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia e doutorou-se com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas. É Professor Catedrático de Epidemiologia desde 1999. Trabalhou na criação dos mestrados de Saúde Pública (que coordena), Epidemiologia, Educação para a Saúde e Sociologia e Saúde, bem como dos programas de doutoramento em Saúde Publica da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global – um programa académico baseado no ensino e investigação de quatro escolas portuguesas, financiado pela FCT, que dirige. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro, que resultou em mais de 200 publicações científicas internacionais. É diretor da revista Arquivos de Medicina, membro do conselho editorial do European Journal of Epidemiology. Foi membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2004-12). Foi Coordenador Nacional para a Infeção VIH/ Sida (2005-11) e Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (2013-15). Atualmente é o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, membro da comissão executiva da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do comité científico da Science Europe (MED) desde 2013. Integra a direção da IEA – International Epidemiological Association como presidente-eleito no triénio 2014-2017.

Ler mais