Calendário

Publicação Semanal em destaque

Alcohol consumption and gastric cancer risk - A pooled analysis within the StoP Project Consortium.
Int J Cancer
Ler mais

Joana Sampaio

Investigação - Outros Investigadores

Joana Sampaio nasceu em 1993, em Guimarães. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2015. Nesse mesmo ano, foi convidada para integrar a iniciativa de saúde pública - projeto PRONUTRISENIOR (PT06-0025), financiado pelos EEA Grants, como inquiridora, no qual se manteve até 2016. Atualmente é estudante de mestrado do Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo recebido uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto HARMED. Os seus interesses de investigação atuais focam-se nas determinantes sociais, económicas e de saúde do envelhecimento e nutrição geriátrica.

Ler mais

Sofia Vilela

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Sofia Vilela é estudante de doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. SFRH/BD/92389/2013). Ela licenciou-se em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto no ano de 2009. Em 2013 obteve o grau de mestre em Epidemiologia (FMUP) com a tese intitulada: “Determinantes do consumo de alimentos de elevada densidade energética em crianças em idade pré-escolar”. Desenvolve trabalho de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) desde 2010, integrando o grupo de investigação em Epidemiologia Nutricional e da Obesidade (EPIUnit). Atualmente faz parte do Consórcio Nacional para o desenvolvimento do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF). Os seus principais interesses em investigação relacionam-se com fatores que influenciem comportamentos alimentares na infância, avaliação de ingestão alimentar e nutricional em crianças e adultos, assim como validação de instrumentos de recolha de dados alimentares específicos para a idade.

Ler mais

Maria João Bessa

Investigação - Outros Investigadores

Maria João Bessa possui um Mestrado em Bioengenharia, com especialização em Biotecnologia Molecular pela Faculdade de Engenharia/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2015).

Ao longo do seu percurso académico, mostrou interesse na área da Nanotecnologia, particularmente em nanomateriais, devido às suas propriedades únicas e ampla gama de aplicações. Ainda como estudante, teve a oportunidade de se juntar ao grupo de investigação liderado pelo Professor João Paulo Teixeira, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, onde participou em diferentes projetos na área da (nano)toxicologia. Durante a sua carreira, adquiriu experiência laboratorial em cultura celular e metodologias em toxicologia in vitro. Esteve envolvida em vários projetos Europeus, todos relacionados com a área da nanotoxicologia, incluindo o ERA-NET SIINN NanoToxClass (ERA-SIINN/0001/2013) e o CERASAFE (SIINN/0004/2014). Como resultado das suas atividades de investigação, apresentou resultados em conferências científicas nacionais e internacionais, e publicou diversos artigos científicos.

Maria João foi premiada com uma bolsa de doutoramento (SFRH/BD/120646/2016) pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), também no domínio da nanotoxicologia, no âmbito do projeto CERASAFE.

Ler mais

Susana Casal

Investigação - Investigadores Doutorados

Com uma formação de base em Ciências Farmacêuticas (1996) e doutoramento em Nutrição e Química dos alimentos (2004), é atualmente professora auxiliar na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde leciona na área da Tecnologia Alimentar, Química Alimentar e Nutrição. Os seus interesses de investigação atuais passam pelo desenvolvimento de métodos analíticos e sua aplicação na avaliação do impacto do processamento alimentar nos componentes nutricionais e bioativos dos alimentos, complementadas por diversos trabalhos na área do controlo da qualidade, segurança e autenticidade de alimentos, num suporte direto a intervenções na área da saúde pública. Destacam-se os trabalhos em lípidos, alimentares ou em matrizes bioquímicas, dando suporte a estudos de mercado e à avaliação do impacto dos alimentos no organismo humano. É autora de mais de 120 artigos científicos em revistas indexadas.

Ler mais

Romeu Mendes

Investigação - Investigadores Doutorados

Romeu Mendes é Doutorado em Ciências do Desporto, Licenciado e Mestre em Medicina, Mestre em Ciências do Desporto, e Licenciado em Educação Física e Desporto. Possui ainda Pós-Graduação em Medicina Desportiva e Curso de Especialização em Saúde Pública. Profissionalmente é Médico Interno em Saúde Pública na Administração Regional de Saúde do Norte, IP (colocado na Unidade de Saúde Pública do ACES Douro I - Marão e Douro Norte), Assistente Convidado do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Investigador na Unidade de Investigação em Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. É ainda o Diretor-Geral do programa de intervenção comunitária Diabetes em Movimento, e o representante da European Lifestyle Medicine Organization em Portugal. Em 2016 integrou as equipas de trabalho em Atividade Física do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, IP, e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde. Em 2017 foi nomeado pelo Mnistério da Saúde e Ministério da Educação como Coordenador da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física. O seu principal interesse científico e de investigação é área da Atividade Física e Saúde Pública, estando envolvido em vários projetos de investigação que têm resultado em publicações científicas nacionais e internacionais e em inúmeras participações em eventos científicos internacionais.

Ler mais