Calendário

Publicação Semanal em destaque

Implementing Low-Cost, Community-Based Exercise Programs for Middle-Aged and Older Patients with Type 2 Diabetes: What Are the Benefits for Glycemic Control and Cardiovascular Risk?
Int J Environ Res Public Health
Ler mais

Raquel Duarte

Investigação - Investigadores Doutorados
Raquel Duarte, nasceu no Porto em 1967. Licenciada em Medicina, Assistente Graduada Sénior de Pneumologia, tem o Mestrado e Doutoramento em Saúde Pública pela Universidade do Porto.
É atualmente Diretora da Unidade de Gestão Integrada do Tórax e Circulação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, Coordenadora do Centro de Referência Nacional para a Tuberculose Multirresistente, Assessora do Diretor do Programa Nacional para a TB/VIH, para a área da tuberculose, Professora Auxiliar  da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Tem conseguido aliar a atividade clinica, a atividade de formação e de investigação, a atividade de saúde pública e a atividade de gestão de programas de saúde.
Para além da atividade de consultadoria a nível nacional que mantem há vários anos nas suas atividades junto da Administração Regional de Saúde do Norte assim como da Direção Geral de Saúde, tem mantido atividade fora do país:
• Em África – através de programas de colaboração com a Guiné Bissau.
• Na América Latina – através de programa de colaboração entre a Sociedade Respiratória Europeia e a Sociedade Torácica da América Latina
• Na Europa: é Secretária Geral da "Europe Region Officers. International Union Agains Tuberculosis and Lung Disease"; é membro do ‘Ad hoc Working Group on TB Advocacy" da Sociedade Respiratória Europeia; faz parte do painel científico da European Centre for Disease Prevention and Control "ECDC Ad hoc scientific panel.
É responsável pelo Núcleo de Investigação em Doenças Infeciosas da EPIUnit. A sua área de investigação é a tuberculose,  com cerca de 100 artigos publicados em revistas da área de interesse, indexadas e com fator de impacto, 10 prémios e múltiplas participações em mesas redondas, palestras em reuniões científicas nacionais e internacionais.
Sendo a tuberculose a sua principal área de interesse, tem-se dedicado ao desenvolvimento de estratégias que visem a redução da sua incidência. Sendo a mesma, uma doença multifatorial, desde cedo que percebeu que pouco se faz sozinho. Trabalha numa grande equipa que alia estruturas de saúde, organizações não governamentais, cientistas, comunidade civil."
 
Ler mais

Maria João Fonseca

Investigação - Investigadores Doutorados

Maria João Fonseca was born in Porto, in 1987. She graduated in Nutritional Sciences in the Faculty of Nutrition, University of Porto, in 2009 and concluded her PhD in Public Health in the University of Porto Medical School (FMUP) in 2015, with an epidemiological research on newborn weight change. Since 2009, she works in the Department of Clinical Epidemiology, Predictive Medicine and Public Health of FMUP and in the Institute of Public Health of University of Porto, collaborating on the field work in Generation XXI birth cohort and on scientific production. She also teaches Epidemiology in FMUP since 2011. She has developed research in national and international projects, in areas such as perinatal and pediatric epidemiology.

Ler mais

João de Almeida Pedro

Investigação - Estudantes de Doutoramento

João de Almeida Pedro was born in Sintra. in 1978. He has a bachelor in pharmacy, a master in Science Education and currently he is a 3rd year PhD student of Public Health, focusing is research work in Non-Communicable Diseases (Cardiovascular risk factors in Angola), linking this results with the previous work on Neglected Tropical Diseases, highlighting the epidemiological transition period that developing countries faces and the paradigm shift that Health Systems must suffer.

 

He is currently also a Senior Project Manager in Calouste Gulbenkian Foundation, focusing is scope of work in Health, Higher Education and Research projects management in Europe, Africa and Southeast Asia. Prior to joining the organization, he worked in the public health sector for 4 years before we started is academic career in the Lisbon School of Health Technology where he was a professor for 10 years.

Ler mais

Marianela Ferreira

Investigação - Investigadores Doutorados

Marianela Ferreira nasceu em 1966 em Angola. Licenciou-se em Serviço Social. Mestre em Ciências do Serviço Social e doutorou-se em Sociologia com uma investigação sobre as “Representações e as Práticas da Gestão da Idade em Grupos Profissionais de Saúde – um estudo de caso de médicos e enfermeiros do distrito do Porto”. Fundadora de uma empresa de prestação de serviços na área social. Foi docente na Escola Superior de Educação do Porto até 2008. É investigadora integrada do Instituto de Saúde Publica do Porto da Faculdade de Medicina e investigadora associada do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem desenvolvido trabalho de investigação em áreas do envelhecimento, transição para a reforma e saúde que resultou em várias artigos, comunicações nacionais e internacionais e capítulos de livros científicos. É membro de várias associações: European Network for Safety among Elderly (EUNESE); Federación Espanõla de Sociologia (FES); Associação Portuguesa de Sociologia (APS); European Sociological Association (ESA).

Ler mais

Ana Sofia Aguiar

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Ana Sofia Aguiar é aluna de doutoramento em Saúde Pública e iniciou as suas tarefas como bolseira de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto em Setembro de 2015. Licenciou-se em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2013. Em 2015 terminou o mestrado em Educação para a Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a apresentação da dissertação de mestrado intitulada “A educação de pares como forma de aproximação humana a situações de toxicodependência: etnografia de uma instituição de redução de riscos”. As suas primeiras áreas de investigação são a epidemiologia e os determinantes da infeção VIH, hepatites víricas e outras infeções sexualmente transmissíveis nas populações de maior risco: utilizadores de drogas, trabalhadores do sexo, migrantes e homens que têm sexo com homens.

Ler mais