Vídeo

1º Programa Doutoral em Saúde Pública Global realizado em Portugal

Sessão de abertura

Publicação Semanal em destaque

Medication Adherence to Specific Drug Classes in Chronic Heart Failure
Ler mais

Henrique Barros

Investigação - Investigadores Doutorados

Henrique Barros nasceu em 1957 no Porto. Licenciou-se em Medicina em 1981 e é docente da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) desde 1979. Em 1988-89 foi investigador no departamento de Medicina Interna do Hospital Universitário de Lund. Em 1991 adquiriu o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia e doutorou-se com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas. É Professor Catedrático de Epidemiologia desde 1999. Trabalhou na criação dos mestrados de Saúde Pública (que coordena), Epidemiologia, Educação para a Saúde e Sociologia e Saúde, bem como dos programas de doutoramento em Saúde Publica da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global – um programa académico baseado no ensino e investigação de quatro escolas portuguesas, financiado pela FCT, que dirige. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro, que resultou em mais de 200 publicações científicas internacionais. É diretor da revista Arquivos de Medicina, membro do conselho editorial do European Journal of Epidemiology. Foi membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2004-12). Foi Coordenador Nacional para a Infeção VIH/ Sida (2005-11). Atualmente é o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, membro da comissão executiva da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do comité científico da Science Europe (MED) desde 2013. É Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (2013-15), i integra a direção da IEA – International Epidemiological Association como presidente-eleito no triénio 2014-2017.

Ler mais

Carla Lopes

Investigação - Investigadores Doutorados

Carla Lopes, Professora Associada com Agregação, da disciplina de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em 1992. Concluiu em 2000 o doutoramento em Biologia Humana na FMUP. É coordenadora do Departamento de Nutrição em Saúde Pública do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

É Coordenadora do Mestrado em Epidemiologia da FMUP e é Membro da Comissão Científica do programa doutoral em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; É membro do Conselho Pedagógico da FMUP. Foi membro da Comissão científica da plataforma contra a Obesidade - DGS, Ministério da Saúde (2009-2012). Integra o “Scientific Advisory Board” do programa Europeu - DEterminants of DIetary and Physical Activity (DEDIPAC KH). É coordenadora do Grupo de investigação em Epidemiologia Nutricional e da Obesidade da Unidade de Investigação em Epidemiologia do ISPUP - EPIUnit. Os seus principais interesses atuais de investigação relacionam-se com a avaliação do consumo alimentar e os seus determinantes, nomeadamente avaliando como determinantes em fases precoces da vida influenciam os padrões alimentares e a composição corporal mais tarde. Tem igualmente interesse na avaliação da relação entre exposições alimentares/estilo de vida e a doença cardiovascular, incluindo a obesidade.

Ler mais

Ana Azevedo

Investigação - Investigadores Doutorados

Ana Azevedo nasceu em 1975 em Valadares, Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Medicina em 1999. Em 2006 doutorou-se em Medicina, com a tese intitulada “A public health approach to the failing heart”. Em 2007 adquiriu o título de assistente hospitalar de Medicina Interna. É docente da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) desde 1998, Professora Auxiliar de Epidemiologia desde 2007, sendo regente da unidade curricular Epidemiologia II do Mestrado Integrado em Medicina, bem como de várias unidades curriculares em Introdução à Epidemiologia, Epidemiologia Clínica, Ensaios Clínicos e Epidemiologia das Doenças Cardiovasculares nos Mestrados em Epidemiologia e em Educação para a Saúde, e no Programa Doutoral em Saúde Pública da Universidade do Porto. Dirige o Centro de Epidemiologia Hospitalar do Centro Hospitalar de São João desde 2012. É membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde 2014. Tem mais de 100 publicações científicas em extenso em revistas internacionais, com mais de 1000 citações. Interessa-se pela epidemiologia clínica das doenças cardiovasculares e investigação em segurança do doente.

Ler mais

Bárbara Peleteiro

Investigação - Investigadores Doutorados

Bárbara Peleteiro é licenciada em Bioquímica (FCUP), tendo sido bolseira de iniciação à investigação científica no Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública, entre 2005 e 2008. Em 2007, obteve o grau de mestre em Epidemiologia (FMUP) com a tese “Risk factors for gastric intestinal metaplasia”. Prosseguiu para Doutoramento em Saúde Pública (FMUP), tendo defendido em 2011 a tese “The role of Helicobacter pylori infection in the web of gastric cancer causation”. Publicou até ao momento 34 artigos em revistas científicas internacionais, tendo-lhe sido atribuído o prémio Enrico Anglesio em 2010. Desde 2007, é co-editora da revista médica portuguesa Arquivos de Medicina e pertence ao conselho editorial de algumas revistas científicas internacionais, tais como BMC Gastroenterology. Além de ser membro da equipa de investigação de dois projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, integra o consórcio internacional de estudos epidemiológicos de cancro do estômago Stomach cancer Pooling (StoP) Project. Atualmente, é bolseira de pós- doutoramento no ISPUP e os seus interesses de investigação passam pela determinação do impacto da carga de doença associada ao cancro do estômago, quer pela análise de dados secundários em saúde quer pela utilização de dados originais.

Ler mais

Caldas Afonso

Investigação - Investigadores Doutorados

Professor Caldas Afonso gained his MD and PhD in the Faculty of Medicine in Porto and then went on to gain an MBA in Health Economics in 2002 at the Catholic University of Porto. He is currently Professor of Pediatrics in the Faculty of Medicine of Porto and H.S. Joao. His main scientific areas of interest are growth in kidney disease, diabetic nephropathy and molecular mechanisms of disease progression and renal protection. He is currently the President of the ESPN and is Local President of this Congress, the 47th Member of the World Medical Association, the Ibero-American Forum of Medical Entities and the Committee Permanent of European Doctors. He is involved in many clinical studies and has published more than 100 papers in eminent international journals across a wide variety of topics related to pediatric nephrology. Annual Meeting of the Society. Professor Caldas Afonso is also the Portuguese

Ler mais