Calendário

Publicação Semanal em destaque

Impact of the global financial crisis on low birth weight in Portugal: a time-trend analysis
BMJ Global Health
Ler mais

Estela Vilhena

Investigação - Investigadores Doutorados

Estela Vilhena licenciou-se em 1997 em Matemática Aplicada e Computação pela Universidade de Aveiro. Foi Professora de Matemática do Ensino Básico durante três anos seguintes. Em 2000/2001 foi bolseira de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do projeto de investigação realizado com parceria com a Sub-região de Aveiro e a Universidade de Aveiro: “Reestruturação dos Serviços de Saúde do Distrito de Aveiro”. Em 2003 adquire o grau de Mestre em Estatística Aplicada e Modelação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Entre 2003 e 2009 colaborou no projeto, Caracterização neurofisiológica e psicofisiológica de disfunções cerebrais utilizando estudos qEEG/ERP: Metodologias e Aplicações (Fundação BIAL). A sua formação complementar sempre se centralizou na área da Estatística/Bioestatística. Entre 2008 e 2011 colaborou no projeto PTDC/PSI/71635/2006: Psychosocial factors that predict the adjustment to life in people with severe diseases (FCT). Adquire o título de Doutora em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, em abril de 2014. Desde então é membro do grupo de investigação Bioestatística e Medições em Saúde da Unidade de Investigação em Epidemiologia, no ISPUP. Desde 2000 que é docente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; atualmente é Professora Adjunta, Coordenadora dos Grupos disciplinares de Matemática e Estatística e orientadora de mestrandos das áreas da Qualidade e da Gestão. Em Julho de 2014 torna-se membro do grupo de Investigação do “Research Group on Quality and Excellence”, Universidade do Minho.

Ler mais

Joaquim Soares

Investigação - Investigadores Doutorados

Joaquim Soares is professor in psychology and public health (Mid Sweden University). He is presently involved in research about the abuse of elder persons, men's health and psychosocial factors related to chronic conditions (e.g. pain). Supervisor/co-supervisor of 12 PhD students. He has published ove100 peer-reviewed papers in areas as abuse, pain, women's health and psychophysiology. Reviewer and member of editorial board of several scientific journals (e.g. European Journal of Pain).  He awarded a large number of research grants, including from the European Union. He was associated professor at Karolinska and Uppsala University.

Ler mais

Susana Silva

Investigação - Investigadores Doutorados

Susana Silva nasceu em 1975 em Guimarães. Doutorou-se em Sociologia em 2008 e é Investigadora Auxiliar no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) desde 2014, ao abrigo do Programa Investigador FCT. É responsável pelo Departamento de Saúde e Sociedade e lidera o grupo de investigação em Epidemiologia Social. Participa em projetos nacionais e redes internacionais de investigação na área dos Estudos Sociais sobre Ciência, Saúde e Sociedade, com especial interesse e atividade no âmbito das tecnologias reprodutivas e genéticas (regulação, ética e usos sociais), das relações entre utilizadores e profissionais de saúde e determinantes sociais de saúde, que resultou na (co)autoria de mais de 100 publicações científicas em revistas e livros nacionais e internacionais. Desempenha funções docentes na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

 

CV disponível aqui

Ler mais

Catarina Samorinha

Investigação - Investigadores Doutorados

Catarina Samorinha nasceu em 1984 em Trás-os-Montes. É doutorada em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade do Minho. Atualmente é bolseira de pós-doutoramento no âmbito do projeto “Bionetworking e cidadania na doação de gâmetas (ENGAgED)” (Ref. PTDC/IVC-ESCT/6294/2014), financiado pela Fundação para  a Ciência e a Tecnologia.  Desenvolve o seu trabalho de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) desde 2011, integrando o Departamento de Saúde e Sociedade e o grupo de investigação em Epidemiologia Social (EPIUnit).

A sua tese de doutoramento focou-se nos fatores associados à doação de embriões para investigação científica, com base numa abordagem centrada no paciente. Os seus interesses de investigação incluem os cuidados centrados no paciente, nomeadamente na área da infertilidade e procriação medicamente assistida, saúde reprodutiva, promoção da saúde e epidemiologia reprodutiva.

CV De Góis disponível em: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=0535857437719200

Ler mais

Ana Isabel Ribeiro

Investigação - Investigadores Doutorados

Ana Isabel Ribeiro nasceu no Porto em 1988. Em 2008 concluiu a sua licenciatura em Geografia, em 2010 o mestrado em Saúde Pública e em 2016 o doutoramento em Saúde Pública na Universidade do Porto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/82529/2011).

 

Atualmente assume o cargo de investigadora no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, fazendo parte do projeto internacional ‘Life-course biological pathways underlying social differences in healthy ageing (LIFEPATH)’ liderado pelo Imperial College of London e financiado pela Comissão Europeia através do Horizonte 2020. Integra o Departamento de Saúde e Sociedade e o grupo de investigação de Epidemiologia Social (EPIUnit).

 

Tem como principais interesses de investigação perceber de que forma o local onde os indivíduos vivem influencia a sua saúde e estudar as desigualdades ambientais e socioeconómicas em saúde e nos comportamentos de saúde.

 

Desde o ano letivo 2014/2015 exerce funções docentes nas unidades curriculares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Demografia dos programas de pós-graduação promovidos pelo Instituto de Saúde Pública e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Ler mais