Calendário

Publicação Semanal em destaque

Admission Hypothermia in Very Preterm Infants and Neonatal Mortality and Morbidity.
J Pediatr
Ler mais

Isabel Fonseca

Investigação - Investigadores Doutorados

Isabel Fonseca (ORCID ID: é 0000-0001-8984-1751) licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em Dezembro de 1994.

 

Terminou em Maio de 2000 o Mestrado em Saúde Pública - Especialização em Bioestatística pela Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS/UP) e em Maio de 2015 concluiu Doutoramento em Ciências Biomédicas pelo ICBAS/UP, com uma tese intitulada “Fatores preditivos de disfunção e perda do enxerto renal a longo prazo”.

 

Iniciou a sua atividade profissional como nutricionista em Janeiro de 1995 no Serviço de Nefrologia do Hospital Geral de Santo António (atualmente, Centro Hospitalar do Porto) e na Unidade Corino de Andrade do mesmo hospital em Junho de 1995, atividades que mantém até à data atual. Integra, desde Dezembro de 2006, o Gabinete Coordenador da Investigação do Departamento de Ensino, Formação e Investigação, sendo atualmente responsável pela análise científica dos projetos e trabalhos académicos de investigação submetidos e realizados no Centro Hospitalar do Porto.

 

Atualmente, e desde Dezembro de 2007, é docente convidada de Bioestística na Disciplina de Iniciação à Investigação Clínica no Mestrado Integrado em Medicina (ICBAS/UP) e, desde Janeiro de 2015, é consultora de Bioestatística na Unidade Corino de Andrade. 

 

Integra os grupos de investigação “Nefrologia, Diálise e Transplantação” da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB) (CHP/ ICBAS/UP) e o Grupo de Bioestatística e Medições em Saúde da Unidade de Investigação Epidemiológica (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. As suas principais áreas de interesse em investigação incluem a doença renal, a diálise e o transplante renal, nomeadamente biomarcadores de disfunção e sobrevivência do enxerto renal e do doente. Tem igualmente interesse na investigação em nutrição clínica, biomarcadores do estado nutricional e metodologias de avaliação nutricional. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais (dos quais 9 como primeira autora) e um capítulo de livro.

Ler mais

Vitor Tedim Cruz

Investigação - Investigadores Doutorados

Vítor Tedim Cruz nasceu no Porto, Portugal em 1974. Licenciou-se em Medicina pelo ICBAS-HGSA da Universidade do Porto (1992-1998; 18v), especializou-se em Neurologia (2001-2005), realizou pós-graduação em Gestão e Direcção de Serviços de Saúde na University of Oporto Business School (2009-2010; 18v) e concluiu o Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde na Universidade de Aveiro em 2014 (maior distinção e louvor). Integrado na Unidade de Investigação Epidemiológica do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (desde 2015). Os seus interesses de investigação principais são a neurorreabilitação, neurologia da cognição e comportamento e doenças cerebrovasculares. É o investigador principal e co-investigador de projectos científicos com financiamento público por concurso, co-autor de 3 patentes, 36 artigos completos em revistas científicas internacionais indexadas na Pubmed e 15 livros e capítulos de livros. Leccionou na área das Neurociências como professor convidado da Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro (2006-2014). Como Neurologista sénior (desde 2006) é responsável pela consulta de memória e pela estruturação dos cuidados aos doentes com acidente vascular cerebral no Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Santa Maria da Feira, Portugal. Em 2011 co-fundou a Neuroinova, empresa dedicada à investigação e desenvolvimento de tecnologias na área da reabilitação cognitiva e comercialização dos sistemas COGWEB®, Brain on Track® e CACAO®. Em 2013 co-fundou a SWORD Health com a missão de disseminar o acesso à reabilitação motora pela incorporação clínica de soluções tecnológicas. É membro da Direcção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (desde 2011) e Vogal da Direcção do Colégio de Especialidade de Neurologia da Ordem dos Médicos (desde 2012).

Ler mais

Catarina Samorinha

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Catarina Samorinha nasceu em 1984 em Trás-os-Montes. É estudante de doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ref. SFRH/BD/75807/2011). A sua formação de base é em Psicologia Clínica e da Saúde. Desenvolve trabalho de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) desde 2011, integrando o Departamento de Saúde e Sociedade e grupo de investigação em Epidemiologia Social (EPIUnit). Foi membro do projeto de investigação: “Saúde, governação e responsabilidade na investigação em embriões: as decisões dos casais em torno dos destinos dos embriões” (Ref. FCT-PTDC/CS-ECS/110220/2009) (2011-2014) e realizou uma missão curta de investigação, no âmbito da Acção COST IS0903. A sua tese de doutoramento foca-se nos fatores associados à doação de embriões para investigação científica, com base numa abordagem centrada no paciente. As suas áreas de interesse profissional são os cuidados centrados no paciente, nomeadamente na área da infertilidade e procriação medicamente assistida, saúde reprodutiva, promoção da saúde e epidemiologia reprodutiva.

CV disponível aqui.

Ler mais

Ana Sofia Estevão Mendes

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Ana Mendes’ current research addresses health related quality of life impact due to indoor air contaminants in susceptible group populations. Additionally she is working in a range of topics such as occupational, indoor and environmental settings that include: Human exposure and health risk assessment, indoor air quality applied laboratory and field studies and health impact assessment applied to contemporary problems. Other research experience and interests include: health and safety risk assessment, study of sustainable systems particularly environmental impacts of energy production and environmental awareness through education for sustainability. She’s a PhD candidate for Biomedical Sciences at Abel Salazar Institute for Biomedical Sciences (ICBAS), University of Porto.

Ler mais

Sofia Correia

Investigação - Investigadores Doutorados

Sofia Correia is a Post-Doc Researcher at the Institute of Public Health, University of Porto (EPIUnit).

 

Before her PhD in Public Health at the University of Porto in 2015, she completed her Master in in Epidemiology (2008) at the University of Porto Medical School and her PharmD (2004) at the Faculty of Pharmacy, University of Porto.

 

Between 2005 and 2015 she was part of the Generation XXI coordination team and used to work on the field of perinatal epidemiology and with indicators of maternal and child health. Currently, she is working in the field of hospital epidemiology, focusing her research on patient safety and quality of care.

 

Current research interests: Clinical epidemiology, hospital epidemiology, patient safety, implementation research

Ler mais