Calendário

Publicação Semanal em destaque

Implementing Low-Cost, Community-Based Exercise Programs for Middle-Aged and Older Patients with Type 2 Diabetes: What Are the Benefits for Glycemic Control and Cardiovascular Risk?
Int J Environ Res Public Health
Ler mais

Sara Soares

Investigação - Outros Investigadores

Sara Soares é licenciada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve. Em 2013 terminou o mestrado em Biomedicina Farmacêutica na Universidade de Aveiro. Foi bolseira de investigação no projeto europeu Lifepath - Lifecourse biological pathways underlying social differences in healthy ageing, e num projeto que avalia a influência das condições higrotérmicas na qualidade de vida em habitação social, uma colaboração do Instituto de Saúde Pública com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi tmabém bolseira num projeto do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro que pretendia identificar as atitudes e conhecimentos dos profissionais de saúde, com respeito à prescrição e dispensa de antibióticos e resistência microbiana, através de uma intervenção educativa no sentido de melhorar a utilização de antibióticos. Do trabalho desenvolvido nos projetos de investigação em que esteve envolvida bem como da tese de mestrado resultaram várias publicações em (co) autoria em revistas de circulação internacional e comunicações orais e em painel em congressos nacionais e internacionais.

Atualmente é aluna do programa doutoral em Saúde Pública, e tem bolsa de doutoramento da FCT. Os principais interesses de investigação relacionam-se com as consequências da adversidade social no início da vida.

Ler mais

Joana Araújo

Investigação - Investigadores Doutorados

Joana Araújo nasceu em 1985, em Santo Tirso, Porto. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2008, e concluiu o Mestrado em Saúde Pública em 2010. Concluiu em Setembro de 2016 o doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a tese intitulada “Age trends in adiposity and prediction of cardiovascular risk profiles: from adolescence into adulthood.” (SFRH/BD/78153/2011).

Desenvolve trabalho de investigação na coorte EPITeen desde 2008, e integra atualmente o Grupo de Investigação em Epidemiologia da Nutrição e da Obesidade, da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit). As suas áreas de interesse profissional são a epidemiologia nutricional e da obesidade, com particular enfoque nas trajetórias de obesidade na adolescência. 

Ler mais

Filipa Fontes

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Filipa Fontes é licenciada em Enfermagem (Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria-Porto) e obteve o grau de mestre em Epidemiologia (FMUP) com a tese: “Patterns in prostate cancer mortality trends”. Atualmente é estudante de doutoramento em Saúde Pública (FMUP) com o projeto intitulado “The impact of neuropathic pain in health related quality of life and sleep quality of breast cancer patients”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/92630/2013) e integra o grupo de investigação em Epidemiologia das Doenças Não Transmissíveis (EPIUnit ISPUP). Os seus interesses de investigação passam pelo estudo da carga global de doença associada ao cancro, em particular ao cancro da mama, e o seu impacto em resultados reportados pelos doentes.

Ler mais

Ana Isabel Ribeiro

Investigação - Investigadores Doutorados

 

Ana Isabel Ribeiro nasceu no Porto em 1988. Em 2008 concluiu a sua licenciatura em Geografia, em 2010 o mestrado em Saúde Pública e em 2016 o doutoramento em Saúde Pública na Universidade do Porto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/82529/2011).

 

Atualmente assume o cargo de investigadora no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, fazendo parte do projeto internacional ‘Life-course biological pathways underlying social differences in healthy ageing (LIFEPATH)’ liderado pelo Imperial College of London e financiado pela Comissão Europeia através do Horizonte 2020. Integra o Departamento de Saúde e Sociedade e o grupo de investigação de Epidemiologia Social (EPIUnit).

 

Tem como principais interesses de investigação perceber de que forma o local onde os indivíduos vivem influencia a sua saúde e estudar as desigualdades ambientais e socioeconómicas em saúde e nos comportamentos de saúde.

 

Desde o ano letivo 2014/2015 exerce funções docentes nas unidades curriculares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Demografia dos programas de pós-graduação promovidos pelo Instituto de Saúde Pública e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Ler mais

Ana Cristina Santos

Investigação - Investigadores Doutorados

Ana Cristina Santos nasceu em 1974 na Póvoa de Varzim. Licenciou-se em Ciências da Nutrição e Alimentação em 1998 e é docente da Faculdade de Medicina desde 2004. Em 2003, concluiu o Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Porto e em 2008, o Doutoramento em Saúde Pública na mesma Universidade com uma investigação epidemiológica sobre o síndrome metabólico. É docente dos mestrados de Saúde Pública, Educação para a Saúde e do programa doutoral em Saúde Pública. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia nutricional, da obesidade e perinatal, que resultou em mais de 40 publicações científicas em revistas internacionais. É Secretária da Direcção do Grupo de Estudo de Insulino-Resistência da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo desde 2011 e membro do conselho científico da Revista Nutrícias da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Ler mais