Calendário

Publicação Semanal em destaque

Patterns and consequences of multimorbidity in the general population: There is no chronic disease management without rheumatic disease management.
Arthritis Care Res (Hoboken)
Ler mais

Joana Pais

Investigação - Investigadores Doutorados

Joana Pais nasceu em Espinho, Portugal, em 1976. Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 1999. Em 2010 concluiu o Doutoramento em Psicologia com o tema “Plasticidade cognitiva no envelhecimento normal e patológico”. É investigadora em vários projetos científicos focados no diagnóstico e intervenção junto de pessoas com lesão cerebral (demência, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras patologias). É co-autora de livros na área do treino cognitivo - “Estimulação cognitiva na doença de Alzheimer” (volumes I e II), “COGWEB® Cadernos Semanais” (volumes I, II, III e IV), “COGWEB® Cadernos Mensais” (níveis 1, 2 e 3; volumes I, II, III e IV), “COGWEB® Agenda” e “COGWEB® Art” - e de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Foi responsável pelo Laboratório de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Santa Maria da Feira, Portugal, entre 2000 e 2014. Em 2011 co-fundou a Neuroinova, empresa dedicada à investigação e desenvolvimento de tecnologias na área da reabilitação cognitiva e comercialização dos sistemas COGWEB®, Brain on Track® e CACAO®. Atualmente é responsável pela Unidade de Inovação em Neuropsicologia da Neuroinova e coordena o Departamento de Neuropsicologia da COGWEB CLINIC.

Ler mais

Isabel Maia

Investigação - Bolseiros de Investigação

Isabel Maia é bolseira de Investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (2012). É também estudante do Mestrado em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (tese já entregue). Tem desenvolvido trabalhos na área de Epidemiologia Nutricional, nomeadamente insegurança alimentar.

Ler mais

Vitor Tedim Cruz

Investigação - Investigadores Doutorados

Vítor Tedim Cruz nasceu no Porto, Portugal em 1974. Licenciou-se em Medicina pelo ICBAS-HGSA da Universidade do Porto (1992-1998; 18v), especializou-se em Neurologia (2001-2005), realizou pós-graduação em Gestão e Direcção de Serviços de Saúde na University of Oporto Business School (2009-2010; 18v) e concluiu o Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde na Universidade de Aveiro em 2014 (maior distinção e louvor). Integrado na Unidade de Investigação Epidemiológica do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (desde 2015). Os seus interesses de investigação principais são a neurorreabilitação, neurologia da cognição e comportamento e doenças cerebrovasculares. É o investigador principal e co-investigador de projectos científicos com financiamento público por concurso, co-autor de 3 patentes, 36 artigos completos em revistas científicas internacionais indexadas na Pubmed e 15 livros e capítulos de livros. Leccionou na área das Neurociências como professor convidado da Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro (2006-2014). Como Neurologista sénior (desde 2006) é responsável pela consulta de memória e pela estruturação dos cuidados aos doentes com acidente vascular cerebral no Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Santa Maria da Feira, Portugal. Em 2011 co-fundou a Neuroinova, empresa dedicada à investigação e desenvolvimento de tecnologias na área da reabilitação cognitiva e comercialização dos sistemas COGWEB®, Brain on Track® e CACAO®. Em 2013 co-fundou a SWORD Health com a missão de disseminar o acesso à reabilitação motora pela incorporação clínica de soluções tecnológicas. É membro da Direcção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (desde 2011) e Vogal da Direcção do Colégio de Especialidade de Neurologia da Ordem dos Médicos (desde 2012).

Ler mais

Álvaro Azevedo

Investigação - Investigadores Doutorados

Álvaro Azevedo nasceu em março de 1964, no concelho do Porto. Obteve, em 1989, a licenciatura em Medicina Dentária na Escola Superior de Medicina Dentária da Universidade do Porto, atualmente denominada Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde leciona desde 2005. Obteve o título de Master em Metodologia e Técnicas de Investigação em Medicina em 1995, pela Faculdade de Medicina e Estomatologia de Oviedo. Desempenhou funções de docente convidado na Faculdade das Ciências da Saúde – Universidade Fernando Pessoa. Doutorou-se em Medicina Dentária em 2011 com uma investigação sobre a implementação de novos critérios de diagnóstico de cárie no âmbito epidemiológico. Na qualidade de Professor Auxiliar tem desempenhado a docência e a regência de unidades curriculares de Epidemiologia, Bioestatística e Metodologia de Investigação em cursos de pré e pós-graduação. Foi membro e colaborador regular nas equipas de Saúde Pública - Saúde Oral Infantil nos concelho de Velas e Calheta - S. Jorge – Açores, de 1989 a 2007. Tem colaborado em diferentes áreas da investigação científica, com destaque para a dentisteria conservadora e a epidemiologia clínica. É co-autor de cerca de uma dezena de publicações científicas em revistas internacionais. Atualmente, é revisor científico da Revista Journal of American Dental Association (Ed. Portuguesa).

Ler mais

Ana Raquel Martins

Investigação - Outros Investigadores

Ana Martins é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2014). Atualmente é estudante do Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A sua tese pretende estudar as fracturas que ocorrem na infância e os determinantes contextuais, comportamentais e individuais associados a estas.

Ler mais