Calendário

Publicação Semanal em destaque

Protein intake and dietary glycemic load of 4-year-olds and association with adiposity and serum insulin at 7 years of age: Sex-nutrient and nutrient-nutrient interactions.
Int J Obes (Lond)
Ler mais

Elisabete Alves

Investigação - Investigadores Doutorados

Elisabete Alves é Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2012) e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2005). Atualmente é bolseira de pós-doutoramento no âmbito do projeto “Papéis parentais e conhecimento em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais” (PTDC/CS-ECS/120750/2010). Integra o Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e desenvolve a sua investigação no âmbito do estudo dos determinantes sociais de saúde, conjugando saberes da saúde pública, da epidemiologia e das ciências sociais. Os seus interesses atuais de investigação consistem no estudo da saúde cardiovascular e psicossocial em populações jovens. Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica, e é responsável pela orientação de alunos de mestrado e doutoramento.

CV disponível aqui.

Ler mais

Elisabete Ramos

Investigação - Investigadores Doutorados

Elisabete Ramos nasceu em 1972, em Angola. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 1997. Na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu o Mestrado em Saúde Pública com especialização em Epidemiologia em 2001 e doutorou-se em Saúde Pública em 2006. É docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 2007 e integra a Comissão Científica do Mestrado em Educação para a Saúde. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, na sua maioria na área dos determinantes comportamentais em saúde, nomeadamente os relacionados com a obesidade. Especificamente, a sua investigação tem incidido no estudo dos determinantes da prevalência e incidência de obesidade, e da sua dinâmica entre a adolescência e a idade adulta. Dedica-se também ao estudo do papel da distribuição da gordura corporal na ocorrência de fatores de risco cardio-metabólicos e do papel da inflamação sistémica como mediador dos efeitos da adiposidade. No estudo de fatores de risco comportamentais tem dedicado particular atenção aos fatores alimentares. Do seu trabalho de investigação resultaram aproximadamente 60 publicações científicas em revistas internacionais.

Ler mais

Andreia Rodrigues

Investigação - Investigadores Doutorados

Andreia de Castro Rodrigues nasceu em 1978 e é licenciada, mestre e doutorada em Psicologia. Conta com um percurso profissional marcado por distintas experiências tanto de terreno como de investigação, desde a intervenção comunitária em territórios problemáticos (Programa ESCOLHAS e ADILO) e/ou com pessoas em situação de exclusão social (Projeto Porto Feliz, Projeto “Saúde em Cadeia: Programa de promoção da literacia em saúde entre pares em contexto penitenciário”), à participação em projectos de investigação ou investigação-ação financiados (designadamente pela FCT e pela Fundação Calouste Gulbenkian). Dentro desta valência da investigação, possui várias publicações, tanto em revistas científicas como em manuais, assim como apresentações em eventos científicos. Conta ainda com experiência de docência no ensino superior, sendo actualmente professora auxiliar a tempo parcial na Universidade Lusíada, assim como com várias centenas de horas de formação, em várias temáticas tangenciais à Psicologia. De momento colabora com o ISPUP ao nível da coordenação dos processos de auto-avaliação para acreditação (nacional e internacional) dos ciclos de estudo de pós-graduação ministrados nesta instituição, assim como de processos de supervisão pedagógica e de controlo de qualidade dos mesmos.

Ler mais

Vitor Tedim Cruz

Investigação - Investigadores Doutorados

Vítor Tedim Cruz nasceu no Porto, Portugal em 1974. Licenciou-se em Medicina pelo ICBAS-HGSA da Universidade do Porto (1992-1998; 18v), especializou-se em Neurologia (2001-2005), realizou pós-graduação em Gestão e Direcção de Serviços de Saúde na University of Oporto Business School (2009-2010; 18v) e concluiu o Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde na Universidade de Aveiro em 2014 (maior distinção e louvor). Integrado na Unidade de Investigação Epidemiológica do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (desde 2015). Os seus interesses de investigação principais são a neurorreabilitação, neurologia da cognição e comportamento e doenças cerebrovasculares. É o investigador principal e co-investigador de projectos científicos com financiamento público por concurso, co-autor de 3 patentes, 36 artigos completos em revistas científicas internacionais indexadas na Pubmed e 15 livros e capítulos de livros. Leccionou na área das Neurociências como professor convidado da Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro (2006-2014). Como Neurologista sénior (desde 2006) é responsável pela consulta de memória e pela estruturação dos cuidados aos doentes com acidente vascular cerebral no Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Santa Maria da Feira, Portugal. Em 2011 co-fundou a Neuroinova, empresa dedicada à investigação e desenvolvimento de tecnologias na área da reabilitação cognitiva e comercialização dos sistemas COGWEB®, Brain on Track® e CACAO®. Em 2013 co-fundou a SWORD Health com a missão de disseminar o acesso à reabilitação motora pela incorporação clínica de soluções tecnológicas. É membro da Direcção da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (desde 2011) e Vogal da Direcção do Colégio de Especialidade de Neurologia da Ordem dos Médicos (desde 2012).

Ler mais

Mariana Amorim

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Mariana Amorim licenciou-se em Psicologia em 2008 e terminou o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde em 2010. Atualmente é bolseira de doutoramento FCT no Programa doutoral em Saúde Pública Global da Universidade do Porto e da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Departamento de Saúde e Sociedade e do grupo de investigação em Epidemiologia Social do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Foi bolseira de investigação no âmbito do projeto "Papéis Parentais e Conhecimento em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais" na mesma instituição. As suas áreas de interesse são Prematuridade, Parentalidade, Psicologia da Saúde, Saúde Pública e Saúde Global.

 

CV disponível AQUI.

Ler mais