Calendário

Publicação Semanal em destaque

Defining Patterns of Sagittal Standing Posture in Girls and Boys of School Age.
Phys Ther
Ler mais

Elisabete Ramos

Investigação - Investigadores Doutorados

Elisabete Ramos nasceu em 1972, em Angola. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto em 1997. Na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu o Mestrado em Saúde Pública com especialização em Epidemiologia em 2001 e doutorou-se em Saúde Pública em 2006. É docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 2007 e integra a Comissão Científica do Mestrado em Educação para a Saúde. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, na sua maioria na área dos determinantes comportamentais em saúde, nomeadamente os relacionados com a obesidade. Especificamente, a sua investigação tem incidido no estudo dos determinantes da prevalência e incidência de obesidade, e da sua dinâmica entre a adolescência e a idade adulta. Dedica-se também ao estudo do papel da distribuição da gordura corporal na ocorrência de fatores de risco cardio-metabólicos e do papel da inflamação sistémica como mediador dos efeitos da adiposidade. No estudo de fatores de risco comportamentais tem dedicado particular atenção aos fatores alimentares. Do seu trabalho de investigação resultaram aproximadamente 60 publicações científicas em revistas internacionais.

Ler mais

Ana Isabel Ribeiro

Investigação - Investigadores Doutorados

Ana Isabel Ribeiro nasceu no Porto em 1988. Em 2008 concluiu a sua licenciatura em Geografia, em 2010 o mestrado em Saúde Pública e em 2016 o doutoramento em Saúde Pública na Universidade do Porto, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/82529/2011).

 

Atualmente assume o cargo de investigadora no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, fazendo parte do projeto internacional ‘Life-course biological pathways underlying social differences in healthy ageing (LIFEPATH)’ liderado pelo Imperial College of London e financiado pela Comissão Europeia através do Horizonte 2020. Integra o Departamento de Saúde e Sociedade e o grupo de investigação de Epidemiologia Social (EPIUnit).

 

Tem como principais interesses de investigação perceber de que forma o local onde os indivíduos vivem influencia a sua saúde e estudar as desigualdades ambientais e socioeconómicas em saúde e nos comportamentos de saúde.

 

Desde o ano letivo 2014/2015 exerce funções docentes nas unidades curriculares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Demografia dos programas de pós-graduação promovidos pelo Instituto de Saúde Pública e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Ler mais

Vânia Rocha

Investigação - Estudantes de Doutoramento

Vânia Rocha é licenciada em Fisioterapia (2010) e mestre em Fisioterapia Cardiorrespiratória (2013). Anteriormente, participou em vários projetos de investigação envolvendo pessoas idosas, pessoas com demência e habitação social. Na sua prática clínica como fisioterapeuta trabalhou junto de pessoas com multideficiência e pessoas idosas em unidades de cuidados continuados. Atualmente, a Vânia é aluna de doutoramento com o tema “o impacto da crise económica na saúde das pessoas idosas”, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. Ela integra o Departamento de Saúde e Sociedade e o Grupo de Investigação em Epidemiologia Social (EPIUnit). O seu trabalho em investigação conduziu a várias publicações nacionais e internacionais.

 

CV disponível AQUI.

Ler mais

Isabel Fonseca

Investigação - Investigadores Doutorados

Isabel Fonseca (ORCID ID: é 0000-0001-8984-1751) licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em Dezembro de 1994.

 

Terminou em Maio de 2000 o Mestrado em Saúde Pública - Especialização em Bioestatística pela Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS/UP) e em Maio de 2015 concluiu Doutoramento em Ciências Biomédicas pelo ICBAS/UP, com uma tese intitulada “Fatores preditivos de disfunção e perda do enxerto renal a longo prazo”.

 

Iniciou a sua atividade profissional como nutricionista em Janeiro de 1995 no Serviço de Nefrologia do Hospital Geral de Santo António (atualmente, Centro Hospitalar do Porto) e na Unidade Corino de Andrade do mesmo hospital em Junho de 1995, atividades que mantém até à data atual. Integra, desde Dezembro de 2006, o Gabinete Coordenador da Investigação do Departamento de Ensino, Formação e Investigação, sendo atualmente responsável pela análise científica dos projetos e trabalhos académicos de investigação submetidos e realizados no Centro Hospitalar do Porto.

 

Atualmente, e desde Dezembro de 2007, é docente convidada de Bioestística na Disciplina de Iniciação à Investigação Clínica no Mestrado Integrado em Medicina (ICBAS/UP) e, desde Janeiro de 2015, é consultora de Bioestatística na Unidade Corino de Andrade. 

 

Integra os grupos de investigação “Nefrologia, Diálise e Transplantação” da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB) (CHP/ ICBAS/UP) e o Grupo de Bioestatística e Medições em Saúde da Unidade de Investigação Epidemiológica (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. As suas principais áreas de interesse em investigação incluem a doença renal, a diálise e o transplante renal, nomeadamente biomarcadores de disfunção e sobrevivência do enxerto renal e do doente. Tem igualmente interesse na investigação em nutrição clínica, biomarcadores do estado nutricional e metodologias de avaliação nutricional. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais (dos quais 9 como primeira autora) e um capítulo de livro.

Ler mais