Calendário

Publicação Semanal em destaque

Subcutaneous fat mass in infancy and cardiovascular risk factors at school-age: The generation R study.
Obesity (Silver Spring)
Ler mais

Nelson Ruão

Formação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ano de conclusão 1998).

Responsável pelo departamento Térmico da Donauer (desde 2007).

Formador do instituto de soldadura e qualidade (2006).

Presidente da Direção Nacional da EPI-APFAPE (2006-2011).

Ler mais

Teresa Moreira

Investigação - Outros Investigadores

Teresa Moreira é Técnica Superior na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desempenhando funções de Coordenadora Regional do Norte no Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física. Licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto no ano de 2009. Em 2013 obteve o grau de Mestre em Alimentação Coletiva (FCNAUP) com a tese intitulada: “Consumo alimentar fora de casa e sua adequação em crianças de idade pré-escolar”. Desenvolve trabalho de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) desde 2011, integrando o grupo de investigação em Epidemiologia Nutricional e da Obesidade, da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit). 

Ler mais

Anabela Miranda

Investigação - Investigadores Doutorados

Depois de me licenciar na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 1987, comecei a minha carreira como Técnica Superior num laboratório de análises clínicas e, mais tarde, numa indústria farmacêutica. Em 1989, ingressei no Laboratório de Referência de Tuberculose e Micobactérias do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e, desde então, tenho estado envolvida em vários projetos de investigação em tuberculose.

 

Os meus estudos de doutoramento na University of Surrey-UK (1999) e formação pós-doc na Ohio State University-EUA (2002) centraram-se em aspectos da genómica do Mycobacterium tuberculosis. Durante estes anos de trabalho em vários laboratórios europeus (Reino Unido e Holanda), bem como nos EUA, ganhei conhecimentos valiosos sobre temas como: (i) análise do perfil lipídico dos componentes da parede celular de micobactérias; (ii) diagnóstico da tuberculose por técnicas sorológicas e de biologia molecular; (iii) genética de micobactérias e proteómica.

 

Como Investigadora Principal do projeto intitulado "Desenvolvimento e avaliação de métodos de biologia molecular para o diagnóstico da tuberculose", trabalhei no desenvolvimento de métodos de PCR em tempo real para o diagnóstico da tuberculose. Como Co-Investigadora dos projetos, intitulados "Estudo da transmissão da tuberculose na região de Vila Nova de Gaia" e "Epidemiologia molecular de Mycobacterium tuberculosis em Portugal: Implementação e análise de um banco de dados", foquei-me na genotipagem do M. tuberculosis bem como na identificação de estirpes que têm uma maior capacidade de causar doença e se espalhar na comunidade.

 

No que diz respeito ao ensino, supervisiono alunos de pós-graduação (Mestrados e Doutoramentos) em colaboração com universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros.

Ler mais

Ana Cristina Santos

Investigação - Investigadores Doutorados

Ana Cristina Santos nasceu em 1974 na Póvoa de Varzim. Licenciou-se em Ciências da Nutrição e Alimentação em 1998 e é docente da Faculdade de Medicina desde 2004. Em 2003, concluiu o Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Porto e em 2008, o Doutoramento em Saúde Pública na mesma Universidade com uma investigação epidemiológica sobre o síndrome metabólico. É docente dos mestrados de Saúde Pública, Educação para a Saúde e do programa doutoral em Saúde Pública. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia nutricional, da obesidade e perinatal, que resultou em mais de 40 publicações científicas em revistas internacionais. É Secretária da Direcção do Grupo de Estudo de Insulino-Resistência da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo desde 2011 e membro do conselho científico da Revista Nutrícias da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Ler mais

Elisabete Alves

Investigação - Investigadores Doutorados

Elisabete Alves é Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2012) e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2005). Atualmente é bolseira de pós-doutoramento no âmbito do projeto “Papéis parentais e conhecimento em Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais” (PTDC/CS-ECS/120750/2010). Integra o Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e desenvolve a sua investigação no âmbito do estudo dos determinantes sociais de saúde, conjugando saberes da saúde pública, da epidemiologia e das ciências sociais. Os seus interesses atuais de investigação consistem no estudo da saúde cardiovascular e psicossocial em populações jovens. Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica, e é responsável pela orientação de alunos de mestrado e doutoramento.

CV disponível aqui.

Ler mais