Calendário

Publicação Semanal em destaque

Practical Implementation of Evidence-Based Dentistry Into Daily Dental Practice Through a Short Time Dependent Searching Method.
J Evid Based Dent Pract
Ler mais

João Paulo Teixeira

Investigação - Investigadores Doutorados

João Paulo Teixeira is Researcher and the Head of Research Unit, Environmental Health Department in the National Institute of Health (Portugal) since 2005 and coordinator of Environmental and Laboratory Epidemiology (ELE) from the EPIUnit.

 

He has a PhD in Biomedical Sciences and a Master in Public Health from the Medical School Porto University.

 

The main area of scientific activity is concerned with the genetic damage caused by genotoxic and carcinogenic compounds, mainly in the environmental and occupational areas.

 

His work is focused on the molecular mechanisms involved in the cascade of genotoxic/carcinogenic events in relation to exposure to xenobiotics, as well as on the factors of individual susceptibility modulating genotoxic and/or carcinogenic effects. He has published around 90 scientific papers and several book chapters on these topics.

 

RESEARCH INTEREST

Environmental Toxicology, Epidemiology, Occupational Health, Biomarkers, Genotoxicity, Nanotoxicology and Indoor Air Quality

Ler mais

Paula Meireles

Investigação - Outros Investigadores

Paula Meireles é aluna de doutoramento em Saúde Pública e bolseira de investigação no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto desde 2012. Licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto em 2007. Em 2015 terminou o mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. As suas principais áreas de investigação são a epidemiologia e os determinantes da infeção VIH, hepatites víricas e outras infeções sexualmente transmissíveis nas populações em maior risco, nomeadamente homens que têm sexo com homens, pessoas que usam drogas, trabalhadores do sexo e migrantes; e as estratégias de prevenção e a aceitabilidade da profilaxia pré-exposição.

Ler mais

Susana Silva

Investigação - Investigadores Doutorados

Susana Silva nasceu em 1975 em Guimarães. Doutorou-se em Sociologia em 2008 e é Investigadora Auxiliar no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) desde 2014, ao abrigo do Programa Investigador FCT. É responsável pelo Departamento de Saúde e Sociedade e lidera o grupo de investigação em Epidemiologia Social. Participa em projetos nacionais e redes internacionais de investigação na área dos Estudos Sociais sobre Ciência, Saúde e Sociedade, com especial interesse e atividade no âmbito das tecnologias reprodutivas e genéticas (regulação, ética e usos sociais), das relações entre utilizadores e profissionais de saúde e determinantes sociais de saúde, que resultou na (co)autoria de mais de 100 publicações científicas em revistas e livros nacionais e internacionais. Desempenha funções docentes na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e colabora no Mestrado em Direito das Crianças, Família e Sucessões, da Universidade de Minho.

 

CV disponível aqui

Ler mais

Carla Costa

Investigação - Investigadores Doutorados

Carla Costa, natural do Porto, apresenta grande experiência na área da Saúde Ambiental tendo iniciado a sua colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em 2004, onde tem desenvolvido o seu trabalho científico. Após a conclusão da licenciatura em Biologia, iniciou um trabalho de investigação na área da exposição a pesticidas em contextos ocupacionais ao qual foi atribuído o Prémio Nacional “Prevenir Mais Viver Melhor no Trabalho”, categoria de Investigação, pelo Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (2005). Em 2007, iniciou o doutoramento com o projeto “Pesticides and Health in agriculture. Genetic damage and susceptibility” (suporte FCT), um projeto mais abrangente e multidisciplinar na mesma área em que já tinha sido reconhecida. No âmbito do projeto de doutoramento, desenvolveu trabalho em diferentes instituições reconhecidas mundialmente na área da saúde e no início de 2012, obteve por unanimidade e com distinção, o grau de Doutor em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. Ao longo dos anos, tem vindo a participar em diferentes trabalhos de investigação na área da Saúde Ambiental, Saúde Ocupacional e Nanotoxicologia. O seu trabalho resultou em vários artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica e capítulos de livro por convite de editoras internacionais. Tem diversas comunicações em congressos internacionais (quer orais, quer posters) e publicações em atas de encontros científicos.

 

ORCID

RESEARCHID

Ler mais

Estela Vilhena

Investigação - Investigadores Doutorados

Estela Vilhena licenciou-se em 1997 em Matemática Aplicada e Computação pela Universidade de Aveiro. Foi Professora de Matemática do Ensino Básico durante três anos seguintes. Em 2000/2001 foi bolseira de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do projeto de investigação realizado com parceria com a Sub-região de Aveiro e a Universidade de Aveiro: “Reestruturação dos Serviços de Saúde do Distrito de Aveiro”. Em 2003 adquire o grau de Mestre em Estatística Aplicada e Modelação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Entre 2003 e 2009 colaborou no projeto, Caracterização neurofisiológica e psicofisiológica de disfunções cerebrais utilizando estudos qEEG/ERP: Metodologias e Aplicações (Fundação BIAL). A sua formação complementar sempre se centralizou na área da Estatística/Bioestatística. Entre 2008 e 2011 colaborou no projeto PTDC/PSI/71635/2006: Psychosocial factors that predict the adjustment to life in people with severe diseases (FCT). Adquire o título de Doutora em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, em abril de 2014. Desde então é membro do grupo de investigação Bioestatística e Medições em Saúde da Unidade de Investigação em Epidemiologia, no ISPUP. Desde 2000 que é docente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; atualmente é Professora Adjunta, Coordenadora dos Grupos disciplinares de Matemática e Estatística e orientadora de mestrandos das áreas da Qualidade e da Gestão. Em Julho de 2014 torna-se membro do grupo de Investigação do “Research Group on Quality and Excellence”, Universidade do Minho.

Ler mais