Bárbara Peleteiro

Investigador Doutorado Integrado

Departamento: Epidemiologia
Grupo de Investigação: Epidemiologia das Doenças Não Transmissíveis
barbara.peleteiro@ispup.up.pt

Bárbara Peleteiro é licenciada em Bioquímica (FCUP), tendo sido bolseira de iniciação à investigação científica no Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública, entre 2005 e 2008. Em 2007, obteve o grau de mestre em Epidemiologia (FMUP) com a tese “Risk factors for gastric intestinal metaplasia”. Prosseguiu para Doutoramento em Saúde Pública (FMUP), tendo defendido em 2011 a tese “The role of Helicobacter pylori infection in the web of gastric cancer causation”.

Publicou até ao momento 44 artigos em revistas científicas internacionais, tendo-lhe sido atribuído o prémio Enrico Anglesio em 2010. Desde o início deste ano, é editora associada do Porto Biomedical Journal, pertencendo também ao corpo editorial de outras revistas científicas internacionais, tais como BMC Gastroenterology.

Além de ter sido membro da equipa de investigação de dois projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, integra o consórcio internacional de estudos epidemiológicos de cancro do estômago Stomach cancer Pooling (StoP) Project. Atualmente, é investigadora pós-doutorada no ISPUP e os seus interesses de investigação passam pela determinação do impacto da carga de doença associada ao cancro do estômago, quer pela análise de dados secundários em saúde quer pela utilização de dados originais.

 

ORCID: 0000-0002-0579-9988