Isabel Fonseca

Investigador Doutorado Integrado

Departamento: Bioestatística
Grupo de Investigação: Bioestatística e Medições em Saúde
isabel.fonseca@chporto.min-saude.pt

Isabel Fonseca (ORCID ID: é 0000-0001-8984-1751) licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em Dezembro de 1994.

 

Terminou em Maio de 2000 o Mestrado em Saúde Pública - Especialização em Bioestatística pela Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS/UP) e em Maio de 2015 concluiu Doutoramento em Ciências Biomédicas pelo ICBAS/UP, com uma tese intitulada “Fatores preditivos de disfunção e perda do enxerto renal a longo prazo”.

 

Iniciou a sua atividade profissional como nutricionista em Janeiro de 1995 no Serviço de Nefrologia do Hospital Geral de Santo António (atualmente, Centro Hospitalar do Porto) e na Unidade Corino de Andrade do mesmo hospital em Junho de 1995, atividades que mantém até à data atual. Integra, desde Dezembro de 2006, o Gabinete Coordenador da Investigação do Departamento de Ensino, Formação e Investigação, sendo atualmente responsável pela análise científica dos projetos e trabalhos académicos de investigação submetidos e realizados no Centro Hospitalar do Porto.

 

Atualmente, e desde Dezembro de 2007, é docente convidada de Bioestística na Disciplina de Iniciação à Investigação Clínica no Mestrado Integrado em Medicina (ICBAS/UP) e, desde Janeiro de 2015, é consultora de Bioestatística na Unidade Corino de Andrade. 

 

Integra os grupos de investigação “Nefrologia, Diálise e Transplantação” da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB) (CHP/ ICBAS/UP) e o Grupo de Bioestatística e Medições em Saúde da Unidade de Investigação Epidemiológica (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. As suas principais áreas de interesse em investigação incluem a doença renal, a diálise e o transplante renal, nomeadamente biomarcadores de disfunção e sobrevivência do enxerto renal e do doente. Tem igualmente interesse na investigação em nutrição clínica, biomarcadores do estado nutricional e metodologias de avaliação nutricional. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas internacionais (dos quais 9 como primeira autora) e um capítulo de livro.

 

ORCID: 0000-0001-8984-1751