Cláudia de Freitas

Investigador Doutorado Integrado

Departamento: Saude e Sociedade
Grupo de Investigação: Epidemiologia Social

 

Cláudia de Freitas é Investigadora Auxiliar no Instituto de Saúde Pública, membro integrado da EPIUnit - grupo de investigação em Epidemiologia Social e Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Utrecht, é mestre em Migrações e Estudos Étnicos pela Universidade de Amsterdão e licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra.

 

Desenvolve investigação sobre a participação dos cidadãos em saúde ao nível da governação, das interações clínicas e da investigação, com enfoque nas tecnologias genéticas e reprodutivas e respetivas implicações para as políticas de saúde. Interessa-se ainda pelo tema das migrações, diversidade e saúde, orientando o trabalho de alunos de doutoramento e mestrado sobre estes e outros temas relacionados.

 

Participa em vários projetos internacionais e nacionais e coordena os projetos DATAGov - Participação dos cidadãos na governação de dados de saúde e Making asylum systems work in the EU: a case study of policy implementation in Portugal.

 

É Professora Convidada no Mestrado de Migrações Internacionais, Saúde e Bem-estar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha, docente no Curso de Especialização em Saúde Pública do ISPUP e investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

 

Foi investigadora visitante na London School of Hygiene and Tropical Medicine e na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2058035088929203

 

ORCID: 0000-0002-1828-8642