Maria João Bessa

Investigador Não Doutorado Integrado

Departamento: Saude Ambiental
Grupo de Investigação: Epidemiologia Ambiental e Laboratorial
m.joao.bessa@insa.min-saude.pt

Maria João Bessa possui um Mestrado em Bioengenharia, com especialização em Biotecnologia Molecular pela Faculdade de Engenharia/Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2015).

Ao longo do seu percurso académico, mostrou interesse na área da Nanotecnologia, particularmente em nanomateriais, devido às suas propriedades únicas e ampla gama de aplicações. Ainda como estudante, teve a oportunidade de se juntar ao grupo de investigação liderado pelo Professor João Paulo Teixeira, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, onde participou em diferentes projetos na área da (nano)toxicologia. Durante a sua carreira, adquiriu experiência laboratorial em cultura celular e metodologias em toxicologia in vitro. Esteve envolvida em vários projetos Europeus, todos relacionados com a área da nanotoxicologia, incluindo o ERA-NET SIINN NanoToxClass (ERA-SIINN/0001/2013) e o CERASAFE (SIINN/0004/2014). Como resultado das suas atividades de investigação, apresentou resultados em conferências científicas nacionais e internacionais, e publicou diversos artigos científicos.

Maria João foi premiada com uma bolsa de doutoramento (SFRH/BD/120646/2016) pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), também no domínio da nanotoxicologia, no âmbito do projeto CERASAFE.

 

ORCID: 0000-0001-5357-6167