Ana Teresa Reis

Investigador Doutorado Integrado

Departamento: Saude Ambiental
Grupo de Investigação: Epidemiologia Ambiental e Laboratorial
ana.reis@insa.min-saude.pt

 

Ana Teresa Reis concluiu, em 2007, a licenciatura em Bioquímica e Química Alimentar na Universidade de Aveiro. No ano seguinte, concluiu o Mestrado em Química Analítica e Controlo de Qualidade (Universidade de Aveiro), com a tese “Impacto do mercúrio na saúde humana: Aveiro como caso de estudo”, um trabalho focado na avaliação do impacto das emissões de mercúrio da industria de cloro e soda no ambiente e na saúde humana. Em 2013, concluiu o Doutoramento em Química (Universidade de Aveiro), durante o qual desenvolveu e otimizou novas metodologias para especiação de mercúrio em solos e sedimentos, cruciais para a avaliação do impacto deste contaminante no ambiente e potencial impacto na saúde humana. Paralelamente, foi responsável pela organização de um ensaio de comparação interlaboratorial.

Desde Junho de 2017, é bolseira de Pós-Doutoramento da EPIUnit, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, e do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Os atuais interesses de investigação incluem a avaliação de toxicidade misturas de contaminantes clássicos e emergentes (nanomateriais), através de modelos in vitro e in vivo, e o desenvolvimento de novos procedimentos para avaliar a potencial toxicidade destas misturas na população. Atualmente, é a Investigadora Principal do projeto NanoLegaTox: Toxidade humana de nanopartículas de titânio e cério em co-exposição com contaminantes clássicos (POCI-01-0145-FEDER-029651).

O seu trabalho já resultou em diversas publicações revistas por pares e comunicações em congressos nacionais e internacionais.

 

PRINCIPAIS INTERESSES DE INVESTIGAÇÃO

Nanotoxicologia, Toxicologia Ambiental, Saúde Ocupacional, Genotoxicidade, Epidemiologia, Biomarcadores.

 

ORCID  https://orcid.org/0000-0001-7150-997X