Apresentação

A investigação em Saúde Pública requer análises estatísticas adequadas e cada vez mais sofisticadas. A Bioestatística é um campo científico interdisciplinar centrado na aplicação e desenvolvimento de métodos estatísticos e matemáticos no planeamento e análise de dados, bem como no planificação e avaliação de programas de saúde. O grupo de investigação pretende desenvolver, implementar e disseminar métodos estatísticos e matemáticos de análise na investigação em Saúde Pública.

 

As principais áreas de investigação são:

 

  • Modelação estatística onde as relações entre conjuntos de variáveis são estudadas, requerendo o desenvolvimento de modelos, em particular modelos que possam apreender as características espaciais e temporais, sobrevivência com riscos competitivos, avaliação de performance e avaliação do risco;
  • Medir a saúde, em particular, a medição do estado corrente da saúde da população, tem como objetivo o desenvolvimento de novas ferramentas de avaliação de resultados de saúde, ligados com medidas inovadoras que requerem novos métodos analíticos que facilitam a análise detalhada de dados de saúde.

O principal objetivo do grupo é produzir investigação de qualidade em bioestatística nas áreas de Epidemiologia e Saúde Pública, Medicina e Biologia com a aplicação, desenvolvimento e disseminação de técnicas matemáticas e estatísticas.