Apresentação

Este grupo reúne investigadores que concentraram o seu trabalho de investigação sobre a compreensão do impacto das doenças infecciosas, a sua prevenção, controlo e eliminação, em seres humanos e animais introduzindo a necessidade e a oportunidade de um esforço interdisciplinar para melhorar a resposta aos novos desafios na saúde humana.

 

A base do nosso trabalho é a nossa experiência em doenças infecciosas (como Mycobacterium tuberculosis , Vírus da Imunodeficiência Humana, Hepatite B e C, salmonela), em seres humanos e animais. A combinação de investigadores de diferentes disciplinas (clínica, saúde pública, saúde animal e laboratório ) abre a oportunidade de abarcar uma ampla variedade de aspectos de investigação colaborativa em doenças infecciosas.

 

Todo o trabalho de investigação está integrado em diferentes consórcios de investigação nacionais e internacionais e redes, a maioria dos quais coordenados pelo instituto. Um exemplo é a interação e cooperação científica com a TBnet , uma organização sem fins lucrativos que reúne médicos e investigadores em TB de toda a Europa. Outro, é o trabalho de longa data com instituições governamentais e não-governamentais sobre o HIV, com especial ênfase para os migrantes e os homens que têm sexo com homens.