Apresentação

A investigação deste grupo centra-se na compreensão da extensão das principais doenças, particularmente tendo em vista a sua prevenção e controlo. Temos trabalhado essencialmente na duas principais causas de morte, nomeadamente as doenças cardiovasculares e o cancro, e num dos principais responsáveis por anos de vida perdidos por incapacidade, as doenças músculo-esqueléticas.

 

As ciências médicas têm protagonizado grandes sucessos no desenvolvimento de estratégias efectivas para o tratamento e a prevenção secundária nestas patologias. Colocam-se agora grandes desafios para a utilização racional desse potencial, de acordo com a melhor evidência disponível, assegurando um acesso justo, e tendo em consideração a sustentabilidade dos sistemas de saúde. A missão deste grupo de investigação é produzir informação e ferramentas com aplicabilidade directa para o planeamento em saúde e o uso eficiente dos recursos disponíveis, abordando desde hipóteses etiológicas e avaliação de necessidades até à avaliação de programas de saúde pública.

 

Este objectivo será alcançado pela utilização de abordagens complementares, do desenho e implementação de estudos com colheita de dados primários até à análise de dados secundários e a síntese quantitativa de dados previamente publicados.

 

O grupo é constituído por membros integrados seniores que lideram linhas de investigação individuais nas áreas definidas pelas principais entidades nosológicas estudadas, e as suas equipas.