Apresentação

O Grupo de Investigação em Epidemiologia da Nutrição e da Obesidade tem como objetivo principal o estudo dos fatores alimentares e outros fatores comportamentais na sua relação com a saúde das populações. Ao mesmo tempo, o grupo tem como objetivo entender melhor a dinâmica da obesidade e outros distúrbios metabólicos, estudando os seus determinantes e as suas consequências.

 

As exposições nutricionais, bem como outras relacionadas com estilos de vida são reconhecidas como principais determinantes de doenças crónicas, nomeadamente as doenças cardiovasculares e a obesidade. A nossa missão é produzir novos conhecimentos sobre o estabelecimento desses determinantes durante a vida e como estes influenciam a dinâmica da obesidade e outros distúrbios metabólicos.

 

A investigação que temos desenvolvido visa compreender melhor os determinantes precoces do estabelecimento de hábitos, comportamentos e preferências alimentares na infância e na adolescência, bem como avaliar os efeitos de exposições alimentares em outcomes cardio-metabólicos. Temos também vindo a desenvolver investigação sobre a obesidade enfatizando os seus determinantes e as suas consequências em diferentes períodos da vida. Além disso, temos vindo a produzir conhecimento sobre aspectos metodológicos no sentido de aumentar a qualidade na avaliação da alimentação e da composição corporal.

 

O nosso objetivo último é fornecer conhecimento e evidência para apoiar as políticas de alimentação e nutrição e os programas nacionais de prevenção da obesidade, com o objetivo de melhorar a saúde populacional.