01.07.2016 - 01.07.2019

HARMED: O abuso de idosos: determinantes sociais, económicas e de saúde (POCI-01-0145-FEDER-016670)



Ref
POCI-01-0145-FEDER-016670

Financing Instituitions
FEDER

Participating Institutions
Instituto de Sociologia - FLUP

Summary

 

Apesar da crescente visibilidade do abuso contra idosos, um problema social e de saúde pública, são poucos os estudos que avaliam a relação entre os maus tratos infligidos aos idosos e o contexto de crise socioeconómica que afetou a Europa, e Portugal em particular. O ponto de partida deste projeto consiste em compreender os efeitos da recente crise económica na saúde e bem-estar da população idosa.

Este projecto de investigação é desenvolvido no âmbito da coorte Portuguesa de base populacional – a coorte EPIPorto. Os principais objetivos deste projeto são avaliar as condições socioeconómicas dos idosos e explorar se o seu declínio ou agravamento tiveram impacto na ocorrência de comportamentos agressivos e abusivos (por exemplo, abuso físico, verbal, financeiro, negligência), analisando também os indicadores gerais de saúde e em que medida o seu agravamento, por força do avançar da idade e de patologias diversas, os torna mais vulneráveis à violência. A análise dos dados será realizada através de uma abordagem de metodologias mistas de forma a responder aos objetivos do estudo.

A equipa integra um conjunto de investigadores provenientes de diferentes unidades de investigação e áreas disciplinares, combinando múltiplas competências e experiências capazes de captar a multidimensionalidade dos objetivos propostos.


Calendário

Publicação Semanal em destaque

Ambient Particulate Air Pollution and Daily Mortality in 652 Cities.
N Engl J Med
Ler mais