Geração XXI

 

O projeto Geração XXI é o primeiro estudo do seu tipo alguma vez realizado em Portugal. Com este projeto pretende-se caracterizar o desenvolvimento pré-natal e pós-natal, identificando os seus determinantes no sentido de melhor perceber o estado de saúde na infância e, mais tarde, na adolescência e idade adulta. Assim, tem como principais objetivos a aquisição de novos conhecimentos, úteis para compreender a realidade portuguesa e explicar, de forma cientificamente sólida, alguns dos principais desafios em saúde.

 

Entre Abril de 2005 e Agosto de 2006 foram recrutados 8647 recém-nascidos em 5 hospitais públicos com maternidade, da área metropolitana do Porto. Através de uma entrevista, os pais responderam a um questionário sobre características sociodemográficas, história clínica e reprodutiva, cuidados pré-natais e hábitos e comportamentos antes e durante a gravidez. A ambos os pais foram medidos o peso e altura e aos recém-nascidos realizaram-se medições antropométricas mais detalhadas. Foi recolhida uma amostra de sangue da mãe, pai e do cordão umbilical. A Geração XXI pretende avaliar estas crianças até à idade adulta.

 

Aos 6, 15 e 24 meses parte dos participantes foi avaliada e aos 4 anos de idade toda a coorte foi novamente convidada a participar. Esta reavaliação decorreu entre Abril de 2009 e Agosto de 2011, período durante o qual foi possível avaliar cerca de 7300 crianças.

Entre Abril de 2012 e Março de 2014, todos os participantes foram novamente convidados a participar, tendo sido avaliados aos sete anos de idade cerca de 6900 crianças.

 

Neste momento, está a decorrer uma nova avaliação numa altura em que as crianças Geração XXI têm já 10 anos de idade.

 

 

Site Geração XXI

Newsletter(s) Geração XXI