O que é a Saúde Ocupacional?

 

A Saúde Ocupacional é uma atividade multidisciplinar englobando a totalidade das intervenções que visam a proteção e a promoção da saúde dos trabalhadores no local de trabalho. De acordo com a legislação nacional, é uma atividade obrigatória para todas as entidades empregadoras, sejam do setor público (lei 59/2008) ou privado (lei 102/2009).

 

Compreende a Medicina e a Segurança do Trabalho. A Medicina do Trabalho é responsável pela realização dos exames médicos, tendo por objetivo a prevenção e diagnóstico das doenças profissionais e a promoção da saúde. A Segurança do Trabalho desenvolve atividades que visam a identificação e avaliação dos riscos a que os trabalhadores estão expostos e a organização das medidas de prevenção e proteção coletiva e individual.

 

Missão

 

A Unidade de Saúde Ocupacional tem como missão desenvolver as condições técnicas que assegurem um ambiente de trabalho seguro e saudável, promover a saúde dos profissionais, garantir a vigilância adequada dos trabalhadores em função dos riscos a que se encontram expostos, verificar a aptidão física e psíquica para o exercício da profissão, e reduzir o absentismo e incapacidade resultante de acidente de trabalho ou doença profissional. Para isso, dispõe de modernas instalações para a realização das consultas de Medicina e Enfermagem do Trabalho, bem como de um laboratório equipado com a mais recente tecnologia para a avaliação de riscos ambientais e ocupacionais.

 

Laboratório de Saúde Ocupacional

 

O Laboratório de Saúde Ocupacional é uma instalação moderna, que constitui uma infraestrutura integrada de apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico, disponibilizando uma ampla gama de serviços laboratoriais para a indústria e à comunidade. Promove a segurança e a higiene ocupacional, utilizando as metodologias mais variadas e mais adequadas para avaliar as condições de trabalho. Tem por atividade fornecer orientação para o reconhecimento clínico da doença ocupacional e ambiental, a identificação de eventos de vigilância médica e monitorização de populações com exposições ocupacionais, para prevenir e controlar os riscos profissionais e respetivas lesões e doenças.

 

O laboratório permite a realização de serviços analíticos e de consultoria às empresas e profissionais do setor, sejam médicos do trabalho, técnicos de segurança ou outros, na área da Saúde Ambiental e Ocupacional.

 

Das possíveis avaliações a efetuar destacam-se as seguintes:

 

Agentes Físicos: ruído ocupacional, vibrações (transmitidas ao sistema mão-braço e ao corpo inteiro), iluminância, luminância, radiação óptica não coerente, stress e conforto térmico.

Agentes Químicos: partículas inaláveis e respiráveis, gases anestésicos e outros compostos orgânicos voláteis, metais, ozono.

Qualidade do Ar Interior: Compostos orgânicos voláteis totais, PM10, PM2,5, CO2, CO, formaldeído, rádon.

 

Porquê escolher os nossos serviços?

 

Equipa constituída por profissionais extremamente diferenciados, muitos dos quais com atividade docente na Universidade do Porto. Este facto garante uma melhor translação dos últimos conhecimentos científicos para a prática assistencial diária.

 

Integra um dos maiores laboratórios de Saúde Ocupacional do país, capaz de dar apoio a um vasto leque de serviços laboratoriais e industriais, e que constitui uma preciosa ajuda para os profissionais da área, para as empresas e para o cidadão comum, que poderá conhecer as condições ambientais não só do trabalho mas também do ambiente que o rodeia e da sua habitação.

Calendário

Publicação Semanal em destaque

Association of Gestational Weight Gain With Adverse Maternal and Infant Outcomes.
JAMA
Ler mais