Assegurar uma relação interativa que promova o fluxo de conhecimento científico junto da sociedade é uma prioridade assumida pelo ISPUP como parte integrante da sua missão. Envolver a comunidade nas temáticas científicas, quer através dos órgãos de comunicação social, quer através da implementação de ações estratégicas de captação de interesse para questões que influenciam a saúde pública das populações é um desafio constante, ao qual se tem procurado dar respostas sustentadas e eficazes.

 

Os investigadores do ISPUP assumem a responsabilidade de levar o conhecimento não só aos seus pares, mas também ao público menos familiarizado com os tópicos científicos, com uma atitude proactiva. Há uma preocupação crescente em comunicar em conformidade com as teorias de compreensão pública da ciência que defendem a extensão do processo unilateral da divulgação científica, dos cientistas para o público, à inclusão de interação entre as partes envolvidas no processo. Com esta atitude no modo de comunicar a ciência produzida no ISPUP, acreditamos que o nosso envolvimento em atividades de Ciência e Sociedade se traduz, certamente, numa participação eficaz.

 

Nesse sentido, além de se trabalhar a presença do ISPUP nos meios de comunicação social para dar a conhecer os resultados alcançados pelo Instituto ao público em geral (através das notas de imprensa, e do contacto direto com jornalistas), há também a dinamização de outras atividades que promovem o envolvimento direto da sociedade com os nossos cientistas/ investigadores.

 

O Programa de Artes Plásticas - Galeria Painel, resultante de uma parceria com a Faculdade de Belas Artes da U.Porto, disponibiliza exposições periódicas que são de entrada livre para toda comunidade, com o intuito de fomentar a relação Cultura – Saúde Pública – População. O Programa Cultural, promovido por investigadores do ISPUP, reforça a ambição de fomentar esta relação, promovendo atividades como a exibição de filmes/ documentários, também de entrada livre, que abordem tópicos centrais da saúde pública capazes de levar a população a refletir sobre a sua relevância.

 

O envolvimento da comunidade com o ISPUP tem sido trabalhado também com recurso a outras atividades, nomeadamente, a participação na Universidade Júnior da U. Porto que potencia aos mais novos a oportunidade discutir as temáticas da saúde pública diretamente com os nossos investigadores; ou a Mostra da U. Porto que mostra à comunidade o que é desenvolvido no ISPUP; a realização de debates abertos à comunidade; a participação de investigadores do ISPUP em eventos científicos dirigidos ao público em geral; entre outras. Fomentar a relação entre a Ciência e a Sociedade é um objetivo em constante construção, daí que muitas outras atividades estejam a ser pensadas e trabalhadas.

Calendário

Publicação Semanal em destaque

Hotspots of childhood obesity in a large metropolitan area: does neighbourhood social and built environment play a part?
Int J Epidemiol
Ler mais