Doenças Reumáticas em Portugal

 

ISBN: 978-989-98867-0-4 (papel); 978-989-98867-1-1 (ebook)

 

Título: Doenças Reumáticas em Portugal: da Investigação às Políticas de Saúde

 

Editor: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

 

Nº de Edição: 1ª edição

 

Preço: apenas os portes de envio

 

A obra resulta do desafio lançado pelo Observatório Nacional das Doenças Reumáticas (ONDOR) a um grupo de peritos, no sentido de fazerem uma reflexão sobre o estado da arte, transmitindo perspetivas futuras relativamente a diversos temas na área da reumatologia. O objetivo passa por proporcionar uma atenção contínua ao impacto das doenças musculoesqueléticas em Portugal.

O resultado está à vista e reúne o contributo de especialistas de diferentes áreas como a reumatologia, a medicina geral e familiar, a saúde pública, a economia da saúde, a sociologia, a saúde ocupacional, bem como representantes da sociedade civil.

Após a publicação d’O Estado da Reumatologia em Portugal, um documento publicado em 2010 que consistiu numa extensa revisão de um amplo espectro de informação quantitativa sobre a carga das doenças reumáticas em Portugal, o Observatório decidiu avançar para um enquadramento multidimensional à patologia musculoesquelética que resultou no livro que será agora apresentado.

O ONDOR

O Observatório Nacional das Doenças Reumáticas é um projeto que resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a Faculdade de Medicina do Porto. Tem como missão proporcionar uma atenção contínua aos problemas da reumatologia portuguesa, nomeadamente na sua inserção na reumatologia internacional, de modo a produzir informação de qualidade, a diferentes níveis de especialização, destinada tanto aos clínicos como aos decisores em saúde, e até ao público em geral.

O conjunto de atividades que constituem a função do Observatório compreende a recolha e o tratamento de informações de rotina, recorrendo ao largo mas desordenado espectro das estatísticas de saúde, demográficas e sociais publicadas em Portugal e por organizações internacionais, mas também a produção de informação a partir da colaboração com as entidades prestadoras de cuidados de saúde.

O livro pode ser enviado pelo correio ou adquirido na Secretaria do ISPUP. Para mais informação, por favor contacte secretaria@ispup.up.pt