Rede de Rastreio Comunitária: Resultados

ISBN: 978-989-99644-1-9 (papel); 978-989-99644-2-6 (PDF)

Título: A Rede de Rastreio Comunitária: Resultados

A Rede de Rastreio Comunitária é um projeto, promovido pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar de São João. Foi desenvolvida em Portugal tendo em vista a implementação de uma rede nacional de rastreio rápido, disponibilizado em organizações de base comunitária que trabalham com os grupos-chave para as epidemias do VIH, hepatites víricas e infeções sexualmente transmissíveis – pessoas que usam drogas, trabalhadores do sexo, homens que têm sexo com homens (HSH) e migrantes de países de elevada prevalência. Procura também recolher e reportar dados que permitam a vigilância epidemiológica destas infeções, complementando desta forma a intervenção do sistema formal de saúde e, em simultâneo, assegurar referenciação adequada e acompanhamento das pessoas com resultados reativos para os serviços do Serviço Nacional de Saúde.

Este relatório contextualiza o aparecimento da Rede de Rastreio na situação atual da epidemia de cada uma das infeções e do rastreio de base comunitária em Portugal e resume o trabalho desenvolvido até abril de 2016.

Pode encontrar mais informação sobre o projeto em www.redederastreio.pt. O relatório pode ser enviado pelo correio ou levantado no ISPUP ou na sede do GAT. Para mais informação, por favor contacte secretaria@ispup.up.pt ou info@redederastreio.pt.

Editor: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

No. de edições: 1ª edição

Preço: despesas de envio

O documento está disponível AQUI

A versão em Inglês estará disponível brevemente.