Business Intelligence Junior Developer (2 vagas)

Projeto: Diabetes & obesity at the crossroads between Oncological and Cardiovascular diseases – a system analysis NETwork towards precision medicine (DOCnet)” (NORTE-01-0145-FEDER-000003)

  

Prazo de candidatura: 1 a 12 de abril de 2019


Esta posição enquadra-se no âmbito do projeto “Diabetes & obesity at the crossroads between Oncological and Cardiovascular diseases – a system analysis NETwork towards precision medicine (DOCnet)” (NORTE-01-0145-FEDER-000003). Este projeto resulta de um consórcio entre três entidades, das quais fazem parte o ISPUP, O IPATIMUP e a UnIC (FMUP). O Centro Hospitalar de São João é um especial parceiro do projeto, sendo expectável que o candidato desenvolva o seu trabalho de campo nas instalações do Centro Hospitalar de São João, onde estará fisicamente alocada uma parte da infraestrutura informática de suporte ao projeto bem como a equipa de desenvolvimento desta componente.

 

 

Oferta

 

  • Procuram-se dois elementos para o desenvolvimento de camadas de Reporting e Analítica, usando ferramentas de Business Intelligence da Microsoft.

 

  • O elemento será integrado em projetos aliciantes de Business Intelligence e Big Data na área Hospitalar, com impacto direto na Gestão Hospitalar e no Tratamento dos Pacientes, sendo o trabalho maioritariamente desenvolvido no Centro Hospitalar de São João. O trabalho desenvolvido será colocado em produção em ambientes críticos, como é o caso do ambiente hospitalar, exigindo-se grande sentido de responsabilidade, empenho e profissionalismo na execução das tarefas que serão pedidas.

 

  • Após um enquadramento inicial, espera-se que o recurso a contratar tenha capacidade para prosseguir autonomamente na procura e desenvolvimento de soluções informáticas para os problemas que serão colocados, usando a tecnologia de BI mencionada e explorando a documentação que existe na WEB para o efeito.

 

 

Condições de Acesso

 

  • Formação Académica Superior em Ciência de Computadores, Engenharia Informática, Informática de Gestão, Ciências da Computação, Informática Médica, ou outras áreas afins;

 

  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados ou mestres, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para as funções a que se destina.

 

 

Experiência/Competências Procuradas

 

  • Experiência em algumas das ferramentas Microsoft BI (Reporting Services, PowerBI, PowerView, PowerPivot).

 

  • Conhecimentos sólidos da linguagem SQL, sendo a linguagem PL\SQL uma mais-valia

 

  • Excelente capacidade de exploração de base de dados e compreensão do modelo relacional

 

  • Conhecimentos sólidos de ferramentas MS Office, com especial enfâse em MS Excel;

 

  • Autonomia para aprender, explorar a documentação online e arranjar respostas para os desafios colocados.
  • Bons conhecimentos de inglês (falado e escrito).

 

  • Elevada disponibilidade, iniciativa e espírito crítico.

 

  • Capacidade de inovação e de evoluir permanentemente;

 

  • Boa postura em ambiente de equipa e sentido de responsabilidade.

 

  • Experiência profissional de 1 ano em projetos de Business Intelligence em tecnologia Microsoft (SSRS,SSIS,SSAS) será fator de valorização;

 

  • Conhecimentos de Data Warehousing (ETL, Modelação Multidimensional (OLAP), e Reporting) são fator de valorização;

 

 

  • Conhecimentos de Web Development, nomeadamente: HTML5, JavaScript, JSON será fator de valorização.

 

 

Critérios de Seleção e Seriação

 

Haverá uma pré-seleção dos candidatos baseada na avaliação do curriculum vitae, na carta de apresentação e nos projetos desenvolvidos (quando aplicável), sendo chamados para entrevista e para uma prova de avaliação de competências os melhores candidatos.

 

 

Os critérios de seleção serão os seguintes

 

  • Curriculum Vitae e conhecimentos técnicos (20%)

 

  • Prova de Avaliação de competências (60%)

 

  • Soft-Skils demonstrados na entrevista (20%)

 

 

Características da prova de avaliação: A prova de avaliação de competências será efetuada nas instalações do Centro Hospitalar de São João e consistirá na criação de um Report r (usando a tecnologia SQL Server Reporting Services e o ambiente de desenvolvimento “SQL Server Data Tools SSDT” (Visual Studio), o qual deverá conter tabelas e gráficos ligados e alimentados dinamicamente pelos dados existentes em tabelas de várias fontes de dados. Como alternativa poderá ser pedida a criação de um report em Power BI. Será colocado ao candidato um desafio que um negócio precisa de ver respondido com base em informação existente em várias fontes de dados de dados. O candidato deverá explorar a base de dados usando queries SQL de modo a obter os dados necessários para dar resposta ao problema de negócio. O relatório tabular a desenvolver com base nestes dados permitirá mostrar ao utilizador final, através de uma visualização mais atrativa, a informação existente na base de dados que permite dar resposta ao problema de negócio, sendo expectável que o candidato consiga, entre outros:

 

 

  • Compreender de que forma um problema de negócio pode ser respondido com a criação de relatórios dinâmicos capazes de espelhar e resumir a atividade do negócio, usando informação existente nas bases de dados.

 

  • Explorar autonomamente uma base de dados, analisar o conteúdo das tabelas e o modelo relacional, correlacionando essas tabelas através de linguagem SQL no sentido de obter as queries necessárias para a criação e alimentação do relatório.

 

  • Utilizando o ambiente de desenvolvimento “SQL Server Data Tools SSDT”, desenvolver em ambiente gráfico (WYSIWYG) um relatório em Reporting Services, ligar esse relatório a uma base de dados para que seja alimentado por queries SQL e, por fim, retornar os dados necessários para responder ao problema de negócio que será colocado, de acordo com as instruções que serão dadas.

 

  • Compreender o processo de desenvolvimento local de um relatório Reporting Services, ligação a uma base de dados externa para obtenção dos dados e de deployment para um servidor aplicacional.

 

  • Evidenciar a sua capacidade de contribuir para o trabalho em equipa através da elaboração de documentação relativa ao trabalho desenvolvido, sendo pedida a elaboração de um relatório explicativo dos passos e decisões efetuadas na elaboração da prova.

 

 

Serão dadas as fontes de informação e os recursos necessários para que o candidato possa efetuar a prova, mesmo tendo tido pouco contacto com a tecnologia de Reporting Services ou Power BI. O candidato terá acesso WEB para a exploração de documentação técnica existente online.

 

 

Critérios de desempate de candidatos:

  

  • Entrevista de seleção

 

 

Documentos a apresentar

  

  • Curriculum Vitae e Carta de Apresentação

 

  • Declaração da(s) entidade(s) de ensino que certifique a conclusão do(s) curso(s). (licenciatura e/ou mestrado) frequentado(s).

 

  • Declaração da(s) entidade(s) de ensino que certifique as Unidades curriculares efetuadas no(s) curso(s) discriminando a nota final obtida em cada Unidade Curricular, bem como a média global do(s) curso(s) frequentado(s).

 

  • Descrição pormenorizada de projetos ou trabalhos desenvolvidos em que o concorrente tenha participado e que julgue importante para demonstrar a sua adequação à função (quando aplicável).

 

 

Termos do Contrato

 

Ao candidato será proposto um contrato de trabalho a termo certo, com início previsto em 1 de Junho de 2019 e termino em 31 de Maio de 2020. A remuneração mensal bruta a auferir será de 1.427,71 €, valor ao qual acresce o subsídio de alimentação.

 

 

Envio de candidaturas

 

As candidaturas deverão ser exclusivamente enviadas para o e-mail secretaria@ispup.up.pt até ao dia 12 de Abril de 2019 com o assunto “Posição: Assistente de Investigação”.

Calendar

Weekly Publication

Association of Gestational Weight Gain With Adverse Maternal and Infant Outcomes.
JAMA
Read More