Research Grant (PTDC/SAU-EPI/122460/2010)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto Determinantes da incidência de cancro do estômago e do esófago no norte de Portugal (FCOMP-01-0124-FEDER-021181, Ref.ª FCT PTDC/SAU-EPI/122460/2010), financiado através de fundos nacionais (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC)).


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto Determinantes da incidência de cancro do estômago e do esófago no norte de Portugal (FCOMP-01-0124-FEDER-021181, Ref.ª FCT PTDC/SAU-EPI/122460/2010), financiado através de fundos nacionais (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC)).

Área Científica: Ciências da Saúde – Epidemiologia.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa mestres em Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Epidemiologia, Medicina, Saúde Pública ou áreas afins. Será valorizada preferencialmente a participação em projetos de investigação em epidemiologia clínica, nomeadamente a experiência relevante na realização de revisões sistemáticas e na recolha, informatização e análise de dados, assim como a publicação de artigos científicos. É essencial que dominem a língua inglesa.

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável por tarefas no contexto da realização de revisões sistemáticas sobre fatores de risco para cancro do estômago e do esófago e de recolha e gestão de dados relacionados com as características clínicas dos casos de cancro do estômago e esófago em diferentes populações. O bolseiro participará na comunicação dos resultados da investigação.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2013 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Prof. Doutor Nuno Lunet.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de seis meses, com início previsto em abril de 2014.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valoração final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 5 pessoas.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Prof. Doutor Nuno Lunet

Vogal efetivo: Doutora Bárbara Peleteiro

Vogal efetivo: Doutora Raquel Lucas

Vogal suplente: Prof. Doutora Ana Azevedo

Vogal suplente: Doutora Susana Silva

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 17 a 28 de fevereiro de 2014.

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae resumido e certificado de habilitações contendo a classificação final para a obtenção do grau. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail.

Entrega das candidaturas:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

Results List:

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJETO DETERMINANTES DA INCIDÊNCIA DE CANCRO DO ESTÔMAGO E DO ESÓFAGO NO NORTE DE PORTUGAL (PTDC/SAU-EPI/122460/2010)

 

Aos catorze dias do mês de março do ano dois mil e catorze, pelas dez horas e trinta minutos, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto a Comissão de Seleção do Concurso em epígrafe, aberto por aviso publicado na página Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto em treze de fevereiro do ano dois mil e catorze, presidido pelo Prof. Doutor Nuno Lunet, Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo como 1º. Vogal efetivo a Doutora Bárbara Peleteiro, Bolseira de Pós-Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e 2º. Vogal efetivo a Doutora Raquel Lucas, Assistente Convidada a 40% da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a fim de proceder à realização das entrevistas de seleção e à seriação final dos candidatos, nos termos do aviso de abertura do concurso.

A candidata Vânia Patrícia Martins Rocha foi excluída do concurso por não ter comparecido à entrevista.

Após as entrevistas, a Comissão de Seleção atribuiu as seguintes classificações (numa escala de 0 a 20), resultantes das avaliações individuais expressas nas fichas anexas à presente ata:

 

Nome

Classificação

Samantha Ferreira Morais

17,33

Margarida Miguel Costeira e Pereira

14,00

Patrícia Sofia Pinhanços Batista

10,67

Cristina Maria Costa e Sousa

9,67

 

De acordo com a primeira ata, a classificação final (CF) obedece “à fórmula seguinte: CF = (AC + E)/2, sendo “AC” a avaliação curricular, e “E” a entrevista”. O júri considerou aprovados os candidatos com CF igual ou superior a 9,5 valores. Face às classificações obtidas, procedeu-se à seriação candidatos. Daqui resulta a seguinte classificação final (numa escala de 0 a 20):

 

Nome

AC

(0-20)

E

(0-20)

CF

(0-20)

Resultado

Samantha Ferreira Morais

7,50

17,33

12,42

Aprovado

Margarida Miguel Costeira e Pereira

8,25

14,00

11,13

Não Aprovado

Patrícia Sofia Pinhanços Batista

9,25

10,67

9,96

Não Aprovado

Cristina Maria Costa e Sousa

10,00

9,67

9,83

Não Aprovado

 

Pelo exposto, a Comissão de Seleção deliberou, nesta fase, selecionar a candidata Samantha Ferreira Morais para atribuição da referida bolsa.

Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão de Seleção.

 

Nos termos do nº 12 do artº 21º do Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto, os candidatos dispõem do prazo de 10 dias úteis, a contar da presente data, para dizer, por escrito, caso o entendam, o que se lhe oferecer sobre a decisão da Comissão de Seleção responsável.

 

Qualquer alegação deve ser dirigida ao Presidente da Comissão de Seleção, Professor Nuno Lunet, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Rua das Taipas, 135, 4050-600 Porto; e-mail: secretaria@ispup.up.pt.

 

 

O processo do concurso poderá ser consultado na morada acima indicada, dentro do mesmo prazo, em qualquer dia útil, das 11 às 13 e das 14 às 16 horas, sendo recomendável efetuar marcação prévia.

 

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJETO DETERMINANTES DA INCIDÊNCIA DE CANCRO DO ESTÔMAGO E DO ESÓFAGO NO NORTE DE PORTUGAL (PTDC/SAU-EPI/122460/2010)

 

Aos dez dias do mês de março do ano dois mil e catorze, pelas onze horas e trinta minutos, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto a Comissão de Seleção do Concurso em epígrafe, aberto por aviso publicado na página Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto em treze de fevereiro do ano dois mil e catorze, presidido pelo Prof. Doutor Nuno Lunet, Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo como 1º. Vogal efetivo a Doutora Bárbara Peleteiro, Bolseira de Pós-Doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e 2º. Vogal efetivo a Doutora Raquel Lucas, Assistente Convidada a 40% da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a fim de ordenar os candidatos com vista à realização das entrevistas, nos termos do aviso de abertura do concurso.

Pela avaliação curricular, a Comissão de Seleção do concurso não admite a entrevista os candidatos que não cumpriam todos os requisitos definidos no anúncio de abertura:

Candidatos excluídos

Ângela Margarida Amorim Costa

Natália da Costa Araújo

Sandra Maria Mendes Fernandes

 

Assim, a Comissão de Seleção do concurso, após a avaliação curricular de acordo com critérios previamente definidos (na ata da primeira reunião), ordenou os restantes candidatos da seguinte forma:

N.º ordem *

Nome

Classificação

1

Cristina Maria Costa e Sousa

10,00

2

Patrícia Sofia Pinhanços Batista

9,25

3

Margarida Miguel Costeira e Pereira

8,25

4

Samantha Ferreira Morais

7,50

5

Vânia Patrícia Martins Rocha

6,75

6

Inês Lourenço da Silva Delgado

5,50

7

Cátia Sofia Ribeiro Azenha

4,75

8

Ana Filipa Parrano Trindade

4,50

9

Irene Leonor Moutinho Dias

4,50

10

Sandra Sofia Moreira de Sousa

4,50

11

Helena Sacchetti Figueiredo da Silva

4,25

12

Cátia Cristele Pereira Bento

4,00

13

Daniela Filipa de Sousa Rocha

3,25

14

Letícia do Céu Robalo Silva

3,25

15

André Filipe Alves Meireles

3,00

16

Mafalda Fortuna Brandão

3,00

17

Inês Isabel Mendes Guimarães

2,25

18

Joana Filomena Mimoso Silva de Campos

2,25

19

João Miguel Rodrigues da Silva Brazão

2,25

20

Sílvia Filipa Santos Martins

2,25

21

Vanessa Marie Mendes de Sousa

2,00

22

Cátia José Domingues das Neves

2,00

23

Luís Francisco da Silva Barbosa Pereira

2,00

24

Sara Alexandra Malveiro de Almeida Fernandes

2,00

25

Ana Isabel da Cruz Neto Magalhães

1,25

26

Mário Rui Castanheira Alves

1,25

27

Alexandre José Teixeira Fernandes

1,00

28

Ana Filipa Macedo Magalhães Martins

1,00

29

Ana Margarida Alves de Oliveira

1,00

30

Carla Filipa da Costa Moreira

1,00

31

Catarina Alexandra Rodrigues João

1,00

Calendar

Weekly Publication

A Comparative Analysis of the Status Anxiety Hypothesis of Socio-economic Inequalities in Health Based on 18,349 individuals in Four Countries and Five Cohort Studies
Scientific Reports
Read More