Bolsa de Pós-Doutoramento (PTDC/DTP-PIC/0747/2012)

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Active tuberculosis in diabetic patients: biological basis for the increased susceptibility” (PTDC/DTP-PIC/0747/2012)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. 


Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Active tuberculosis in diabetic patients: biological basis for the increased susceptibility” (PTDC/DTP-PIC/0747/2012)”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Área Científica: Ciências da Saúde

Requisitos académicos: Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com Doutoramento nas áreas de ciências da saúde, Biomedicina ou áreas afins. Serão valorizados os indivíduos com experiência de trabalho em laboratórios de nível 2 e/ou 3 de segurança, experiência em quantificação de proteínas por ELISA e/ou multiplex e conhecimento em metodologia estatística. A falta de experiência em citometria de fluxo e/ou cultura celular (preferencialmente linhas de células humanas primárias) é um critério de exclusão. Os candidatos deverão possuir um nível bom de conhecimento do idioma Inglês e excelentes capacidades de comunicação verbal e escrita em geral.

Plano de trabalho: O bolseiro fará parte de um projeto que tem como objetivo compreender os fatores biológicos responsáveis ​​pela associação entre a diabetes e a tuberculose. Mais especificamente, o candidato irá avaliar os parâmetros do sistema imunológico em resposta a antigénios de microbactérias em pacientes com diabetes e/ou tuberculose.

Legislação e regulamentação: Regime Jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei N º 40/2004, de 18 de Agosto, republicado em anexo do Decreto-Lei n º 202/2012, de 27 de Agosto.) E de acordo com o Regulamento e Normas para  Atribuição e Gestão de Bolsas (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/normasbolsasemprojectosunidades) e Formação avançada de Recursos Humanos da FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento. phtml).

Local e Orientação Científica funciona: O projeto será desenvolvido no Laboratório Associado IVCS/3Bs, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Minho, sob a supervisão da Professora Doutora Margarida Correia-Neves.

Duração: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em julho de 2013, podendo ser renovada até a uma duração máxima de dois anos.  

Valor do Subsídio de Manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1495€, de acordo com os valores estipulados pela FCT para bolsas nacionais (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Critérios de seleção: uma primeira selecção será feita com base na avaliação curricular e experiência profissional, de acordo com os \"Requisitos Académicos\". Com base nessa pré-seleção, um número limitado de candidatos serão selecionados para uma entrevista. O método de selecção final é de: 60% de avaliação curricular + 40% de entrevista.

Composição do Júri de Selecção: 

Presidente do Júri: Raquel Duarte

Membro Efetivo: Margarida Correia Neves

Membro Efetivo: Cláudia Nóbrega

Suplente: Susana Roque

Suplente: Raquel Lucas

 

Forma de divulgação / notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: 23 de maio a 5 de junho de 2013. As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de uma carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviados por correio ou e-mail.

 

Entrega de candidaturas: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telefone: 222 061 820, email: secretaria@ispup.up.pt

Lista Resultados:

No dia onze do mês de junho de dois mil e treze, pelas 15:30 horas, reuniram nas instalações do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, a Prof. Doutora Margarida Correia Neves, a Doutora Raquel Duarte e a Doutora Cláudia Nóbrega para análise das candidaturas apresentadas no concurso em referência e para atribuição de Bolsas de Investigação no âmbito da execução do projeto “Active tuberculosis in diabetic patients: biological basis for the increased susceptibility” (PTDC/DTP-PIC/0747/2012), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

No prazo de concurso, foram apresentados os seguintes processos de candidatura:

1

Ana Margarida Barros do Coito

2

Andréa Louise Moutinho Gärtner

3

Dânia Sofia da Silva Teixeira

4

Joana Marques da Cunha

5

Teresa Sofia Teixeira Rito

6

Vanessa Alexandra Fernandes Magalhães

 

 Foram aplicados os parâmetros de avaliação, de acordo com o edital de abertura do concurso.

Analisados os processos dos candidatos, deliberou-se admitir à fase de seleção todos os candidatos que apresentaram a documentação requerida no edital, atendendo a que os processos respeitaram as normas do concurso.

Assim, por não terem o grau de doutor ou por terem uma área de especialização disinta da requerida no edital foram excluídos os seguintes candidatos:

1

Ana Margarida Barros do Coito

2

Andréa Louise Moutinho Gärtner

O júri procedeu à ponderação de todos os parâmetros de avaliação para classificação dos candidatos, resultando na seguinte seriação dos candidatos:

1

Dânia Sofia da Silva Teixeira

2

Joana Marques da Cunha

3

Teresa Sofia Teixeira Rito

4

Vanessa Alexandra Fernandes Magalhães

 

 Deliberou-se, nesta fase, selecionar os dois candidatos mais bem classificados para realização da entrevista, uma vez que obtiveram uma classificação na avaliação curricular superior a dez valores (tabela anexa, classificação AC):

1

Joana Marques da Cunha

2

Teresa Sofia Teixeira Rito

3

Vanessa Alexandra Fernandes Magalhães

A candidata Vanessa Alexandra Fernandes Magalhães declinou a entrevista por estar apenas disponível para iniciar os trabalhos em outubro de 2013 (conforme e-mail em anexo).

As entrevistas realizaram-se no dia catorze de junho aos candidatos convocados.

Após entrevista deliberou-se a atribuição de Bolsa de Investigação à candidata Teresa Sofia Teixeira Rito.

 

 

Calendário

Publicação Semanal em destaque

Ambient Particulate Air Pollution and Daily Mortality in 652 Cities.
N Engl J Med
Ler mais