Bolsa de Investigação (BI) (PTDC/DTP-EPI/0434/2012)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto Desigualdades no tratamento e outcomes em doença coronária em Portugal (FCOMP-01-0124-FEDER-028709, Ref.ª FCT PTDC/DTP-EPI/0434/2012).


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto Desigualdades no tratamento e outcomes em doença coronária em Portugal (FCOMP-01-0124-FEDER-028709, Ref.ª FCT PTDC/DTP-EPI/0434/2012).

Áreas Científicas: Diagnóstico, Terapêutica e Saúde Pública - Epidemiologia.

Requisitos de admissão: São elegíveis candidatos com grau de Mestre na área das ciências da saúde ou afim. Os candidatos deverão ter tido formação académica em epidemiologia e bioestatística equivalente no mínimo a 3 ECTS cada (1º e/ou 2º ciclo). Será valorizada a experiência de investigação em áreas relacionadas com a temática do projeto, especificamente em tratamento de doença cardiovascular e/ou farmacoepidemiologia. Será também valorizada a experiência profissional em investigação científica integrada numa instituição académica, em especial a experiência na recolha de dados de saúde em populações humanas ou a partir de processos clínicos, e na sua análise estatística. Serão também valorizados trabalhos científicos publicados sob a forma de resumo ou de artigo por extenso. Os candidatos deverão ser fluentes na língua inglesa.

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pela informatização dos dados, gestão das bases de dados e análise dos mesmos. Participará na colheita de dados por extracção dos processos clínicos e dos sistemas de informação electrónicos do Serviço Nacional de Saúde. Participará na redação de manuscritos científicos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2011.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica da investigadora responsável, Doutora Ana Azevedo Cardoso de Oliveira.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, eventualmente renovável até um máximo de 24 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valoração final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 5 pessoas.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do júri:                         Doutora Ana Azevedo

Vogal efectivo:                                Doutora Marta Pereira

Vogal efectivo:                                Doutora Raquel Lucas

Vogal suplente:                                               Mestre Carla Araújo

Vogal suplente:                                               Doutora Ana Cristina Santos

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto http://www.ispup.up.pt/

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período 17 de julho a 30 de julho de 2013. As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail.

Entrega das candidaturas: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto, Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

 

Lista Resultados:

Lista de Classificação Final

Ao segundo dia do mês de agosto do ano dois mil e treze, pelas onze horas, reuniu no Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso aberto em edital publicado e divulgado pelas páginas Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a seleção de um bolseiro de investigação, a contratar no âmbito do PROJECTO FCT PTDC/DTP-EPI/0434/2012, presidida pela Professora Doutora Ana Azevedo, tendo como 1.º Vogal efetiva a Doutora Marta Pereira, e 2.º Vogal efetiva a Doutora Raquel Lucas, a fim de proceder à realização das entrevistas de selecção e à seriação final dos candidatos, nos termos do aviso de abertura do concurso.

 

Após a entrevista, a Comissão de Selecção atribuiu a seguinte cotação (numa escala de 0 a 20), resultante da avaliação individual expressa nas fichas anexas à presente acta:

Nome

Classificação

Olga Laszczynska Rocha

18,7

Diogo José Monteiro Morgado Abrantes

10,7

Sara Raquel Ramalho Pereira Nunes

4,5

De acordo com a primeira acta, a classificação final (CF) obedece à fórmula seguinte: CF = (AC + E)/2, sendo “AC” a avaliação curricular, e “E” a entrevista”. Daqui resulta a seguinte classificação final (numa escala de 0 a 20):

POSIÇÃO FINAL

NOME

AC

(0-20)

E

(0-20)

CF

(0-20)

1

Olga Laszczynska Rocha

18

19,3

18,7

2

Diogo José Monteiro Morgado Abrantes

9

12,3

10,7

3

Sara Raquel Ramalho Pereira Nunes

9

0

4,5

Resultados da Primeira Fase

Aos trinta e um dias do mês de julho do ano de dois mil e treze, pelas treze horas, reuniu na sala 302 do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso aberto em edital publicado e divulgado pelas páginas Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a seleção de um bolseiro de investigação, a contratar no âmbito do PROJECTO FCT PTDC/DTP-EPI/0434/2012, presidida pela Professora Doutora Ana Azevedo, tendo como 1.º Vogal efetiva a Doutora Marta Pereira, e 2.º Vogal efetiva a Doutora Raquel Lucas, a fim de proceder à avaliação e seleção dos candidatos a admitir a entrevista nos termos previstos no edital do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião. Após a apreciação da documentação entregue pelos candidatos, a comissão ordenou os candidatos da seguinte forma:

- Olga Laszczynska Rocha (18 valores);

- Diogo José Monteiro Morgado Abrantes (9 valores);

- Sara Raquel Ramalho Pereira Nunes (9 valores);

- Alexandra Paula dos Reis Gomes (6 valores);

- Daniela Margarida de Bastos Ferreira (6 valores);

- Sofia Raquel Guimarães Almeida Miguelote (5 valores).

 

Os restantes candidatos não foram admitidos por não cumprirem integralmente os requisitos na avaliação curricular (AC):

- Ana Cristina Bastos Santos;

- Carla Sofia Trindade da Silva Godinho;

- Joana Margarida Moutinho Barbosa;

- Maria Manuela Correia;

- Rute Andreia Dias Amparo;

- Susana Patrícia da Silva Pereira;

- Teresa Maria Maia Moreira;

 

Tendo em consideração a baixa classificação na avaliação curricular, a Comissão de Seleção do Concurso decidiu admitir a entrevista os três candidatos com melhor classificação após avaliação curricular (AC):

- Olga Laszczynska Rocha;

- Diogo José Monteiro Morgado Abrantes;

- Sara Raquel Ramalho Pereira Nunes.

 

A entrevista foi marcada para o dia 2 de Agosto de 2013 a partir das 11h, no Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Calendário

Publicação Semanal em destaque

Ambient Particulate Air Pollution and Daily Mortality in 652 Cities.
N Engl J Med
Ler mais