Research Grant (PTDC/DTP-PIC/0239/2012)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto Inflamação e lesão vascular na obesidade infantil - Impacto no rim (PTDC/DTP-PIC/0239/2012), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto Inflamação e lesão vascular na obesidade infantil - Impacto no rim (PTDC/DTP-PIC/0239/2012), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Áreas Científicas: Diagnóstico, Terapêutica e Saúde Pública - Investigação Clínica

Requisitos de admissão: São elegíveis candidatos com grau de Mestre na área da informática, matemática, engenharia biomédica, ou estatística.

Será valorizada a experiência gestão de grandes bases de dados. Serão também valorizados trabalhos científicos publicados sob a forma de resumo ou de artigo por extenso. Os candidatos deverão ser fluentes na língua inglesa, de preferência com um diploma que o ateste. É fundamental que a candidatura inclua uma carta de motivação na qual o candidato deverá expor as razões pelas quais: 1) quer trabalhar em investigação científica; 2) se candidata a uma bolsa no ISPUP; 3) o seu perfil académico, experiência profissional e características pessoais são adequados à bolsa.

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pela gestão dos dados, tendo em consideração medições repetidas de indivíduos, ao longo de momentos  temporalmente desiguais, e a implementação de ligação com bases externas.

Legislação e regulamentação aplicável: Regime Jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei N º 40/2004, de 18 de Agosto, republicado em anexo do Decreto-Lei n º 202/2012, de 27 de Agosto.) E de acordo com o Regulamento e Normas para  Atribuição e Gestão de Bolsas 2013 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/normasbolsasemprojectosunidades.phtml.pt) e Formação avançada de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

Local e Orientação Científica: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica da investigadora responsável, Doutora Ana Azevedo Cardoso de Oliveira.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valoração final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas/conferência a um máximo de 5 pessoas. Os resultados finais estarão disponíveis em www.ispup.up.pt.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do júri:                              Doutora Ana Azevedo

Vogal efectivo:                                    Doutor Henrique Barros

Vogal efectivo:                                    Doutora Milton Severo

Vogal suplente:                                   Doutor Ana Cristina Santos

Vogal suplente:                                   Doutora Marta Pereira

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto http://www.ispup.up.pt/

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período 30 de junho a 11 de julho de 2014.

Documentos necessários: i) Carta de motivação; ii) Curriculum Vitae, datado e assinado; iii) Certificado de habilitações académicas.

Entrega das candidaturas As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de e-mail para secretaria@ispup.up.pt ou ou entregues pessoalmente para Joana Ferreira, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Rua das Taipas 135, 4050-600 Porto (Telef: 222 061 820)

Results List:

 

ACTA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) CIENTÍFICA, GRAU DE MESTRE, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJECTO INFLAMAÇÃO E LESÃO VASCULAR NA OBESIDADE INFANTIL - IMPACTO NO RIM (PTDC/DTP-PIC/0239/2012), FINANCIADO PELA FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Aos dezoito dias do mês de julho do ano de dois mil e catorze, pelas catorze horas, reuniu na sala 302 do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso aberto em edital publicado e divulgado pelas páginas Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a seleção de um bolseiro de investigação, a contratar no âmbito do PROJECTO FCT PTDC/DTP-PIC/0239/2012, presidida pela Professora Doutora Ana Azevedo, tendo como 1.º Vogal efetivo o Professor Doutor Henrique Barros, e 2.º Vogal efetivo o Professor Doutor Milton Severo, a fim de proceder à avaliação e seleção dos candidatos a admitir a entrevista nos termos previstos no edital do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião.

Após a apreciação da documentação entregue pelos candidatos, a comissão decidiu admitir a entrevista, marcada para o dia 21 de Julho de 2014 a partir das 15h30m, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto sala 302, sito à rua das Taipas 135, os três candidatos que cumpriam ou poderiam cumprir (desde que entretanto tivessem defendido a tese de Mestrado) os requisitos e com a classificação mínima exigida na avaliação curricular (AC):

- Catarina João Mesquita da Silva (9 valores);

- Elena Selaru (8 valores);

- Vera Lúcia Freitas da Costa (8 valores);

 

Os restantes candidatos não foram admitidos por não cumprirem integralmente os requisitos ou por terem obtido uma classificação na avaliação curricular (AC) inferior ao valor mínimo estabelecido:

- Carla Sofia Andrade Peixoto;

- Franky Domingues da Rocha;

- Isabel Maria Lopes de Matos Oliveira;

ACTA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) CIENTÍFICA, GRAU DE MESTRE, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJECTO INFLAMAÇÃO E LESÃO VASCULAR NA OBESIDADE INFANTIL - IMPACTO NO RIM (PTDC/DTP-PIC/0239/2012), FINANCIADO PELA FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

 

 

Aos vinte e um dias do mês de julho do ano de dois mil e catorze, pelas dezasseis horas e trinta minutos, reuniu na sala 302 do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso aberto em edital publicado e divulgado pelas páginas Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a seleção de um bolseiro de investigação, a contratar no âmbito do PROJECTO FCT PTDC/DTP-PIC/0239/2012, presidida pela Professora Doutora Ana Azevedo, tendo como 1.º Vogal efetivo o Professor Doutor Henrique Barros, e 2.º Vogal efetivo o Professor Doutor Milton Severo, a fim de proceder à realização das entrevistas e à seriação final dos candidatos. Após a realização das entrevistas e observados todos os critérios de seleção previamente estabelecidos na Acta da Primeira Reunião da Comissão de Seleção, bem como os perfis de competências previstos para cada um dos bolseiros no projeto FCT PTDC/DTP-PIC/0239/2012, decidiu a seguinte classificação final:

 

- Catarina João Mesquita da Silva: [(AC = 9 valores) + (E = 15 valores)] / 2= (CF = 12 valores);

- Elena Selaru: [(AC = 8 valores) + (E = 15 valores)] / 2= (CF = 11,5 valores);

- Vera Lúcia Freitas da Costa: [(AC = 8 valores) + (E = 18valores)] / 2= (CF = 8 valores);

 

 

As candidatas Catarina João Mesquita da Silva e Elena Selaru confirmaram na entrevista aguardar ainda a defesa da tese de Mestrado, com data posterior ao início do contrato da bolsa, pelo que foram excluídas por não deterem o grau de Mestre. A candidata Vera Lúcia Freitas da Costa foi excluída por não obter a classificação final mínima exigida. 

 

Calendar

Weekly Publication

A Comparative Analysis of the Status Anxiety Hypothesis of Socio-economic Inequalities in Health Based on 18,349 individuals in Four Countries and Five Cohort Studies
Scientific Reports
Read More