Research Grant (ISPUP/NFNPAS/000088SI3/2015)

Resumo: Encontra-se a decorrer concurso para atribuição de 8 Bolsas de Investigação (BI) – Grau licenciado, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, no âmbito do projeto “Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física”, financiado pelo Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEAGrants (PT06). As bolsas de investigação serão distribuídas geograficamente de acordo com o seguinte: 3 vagas para zona norte, 3 vagas para zona centro, 1 vaga para a Região Autónoma da Madeira e 1 vaga para a Região Autónoma dos Açores.

 

Área Científica Genérica: Medical sciences

 

Área Científica Específica: Medicine

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa candidatos licenciados em Ciências da Nutrição ou Dietética ou Dietética e Nutrição. É condição essencial para admissão a concurso que os candidatos tenham experiência na realização de entrevistas para recolha de informação em estudos de base populacional ou experiência em entrevista clínica e na avaliação antropométrica.

Serão fatores de preferência:

a) Classificação final de licenciatura igual ou superior a 15 valores;

b) Formação pós-graduada na área da Saúde;

c) Experiência em projetos de investigação, preferencialmente na área em estudo;

d) Experiência na recolha de informação e na avaliação antropométrica em estudos de base populacional;

e) Boa capacidade de comunicação;

f) Bons conhecimentos informáticos do ponto de vista do utilizador (Word, Excel, PowerPoint, Access, E-mail e Internet);

g) Carta de condução de ligeiros.

 

 

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável por desenvolver o trabalho de campo de um inquérito nacional.

O plano de trabalho consiste na execução de tarefas de recolha de dados, nomeadamente realização de entrevistas presenciais e telefónicas, realização de medições antropométricas e apoio a atividades de investigação, para as quais se exigem requisitos de maturidade e responsabilidade, capacidade e rigor técnico.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2013 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na zona Norte, Centro, Região Autónoma da Madeira ou dos Açores de acordo com a vaga para a qual o candidato for selecionado, sob a orientação científica da Professora Doutora Carla Lopes.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá duração até 30 de abril, 2016, com início previsto em Junho de 2015.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valorização final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 15 candidatos.

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente de júri: Doutora Carla Lopes

Vogal efetivo: Doutora Elisabete Ramos

Vogal efetivo: Doutora Andreia Oliveira

Vogal suplente: Doutor Milton Severo

Vogal suplente: Doutor Duarte Torres

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto até o dia 12 de maio de 2015.

As candidaturas deverão ser apresentadas com a seguinte documentação: a) Carta de motivação; b) Cópia do documento de identificação, título de residência, certificado de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável; c) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente o certificado de habilitações, com média final; d) Curriculum Vitae detalhado; e) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo e funções, podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços; f) Outros documentos considerados pelo candidato como relevantes para a candidatura, designadamente carta de referência (opcional) e carta de condução de ligeiros (critério preferencial). 

 

As candidaturas podem ser entregues presencialmente ou por email com indicação da área geográfica à qual o candidato se pretende candidatar, podendo este referir diversas áreas geográficas por ordem de preferência.

 

Entrega das candidaturas:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

Results List:

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE OITO BOLSAS DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO, NO INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (ISPUP), NO ÂMBITO DO PROJETO “INQUÉRITO ALIMENTAR NACIONAL E DE ATIVIDADE FÍSICA”, FINANCIADO PELO PROGRAMA INICIATIVAS DE SAÚDE PÚBLICA, EEAGRANTS (PT06) (ISPUP/NFNPAS/000088SI3/2015)

 

Aos 16 dias do mês de maio do ano dois mil e quinze, pelas 16 horas, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) a Comissão de Seleção do Concurso em epígrafe, presidido pela Doutora Carla Lopes, tendo como 1.º Vogal efetiva a Doutora Elisabete Ramos, e 2.º Vogal efetiva a Doutora Andreia Oliveira, a fim de proceder à avaliação e seleção dos candidatos a admitir a entrevista nos termos previstos no edital de abertura do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião.

Considerando os critérios previstos na primeira ata, a Comissão de Seleção decidiu admitir a entrevista – marcada para o dia 18 de maio de 2015 a partir das 11h30 e dia 20 de maio a partir das 14h00, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sala 302, sito à rua das Taipas 135 - os candidatos:

Ana Rita Santos

Angelina Gonçalves

Cláudia Ferreira Marques

Gonçalina Patrícia Nóbrega de Góis

Inês Cardoso Falco Vieira Mota

Joana Carolina Rochinha Abreu

João Pedro Marques Lima

Luciana Maria Brandão Brito e Cunha

Patrícia Alexandra dos Santos Moreira

Raquel Maria de Coelho Lima

Raquel Mara Teixeira

Susana da Silva Gaspar

Tâmara Moreira da Silva Coutinho de Andrade Apolinário

Tânia Marisa da Silva Santos

 

Os restantes candidatos não foram admitidos por terem obtido uma classificação na avaliação curricular para a mesma zona geográfica inferior aos candidatos listados ou não cumprirem integralmente os requisitos:

 

Ana Filipa da Silva Martins

Ana Isabel Morais Duarte

Ana Luísa Ribeiro de Barros

Ana Margarida Carvalho Pena

Ana Rui Faria de Queiróz

Ana Teresa Ferreira Matos de Sousa

Ana Teresa Matos Paixão Marques

Andreia Raquel Fernandes de Oliveira

Bárbara Adriana Pinheiro Marques

Beatriz Aguiar Pinto Mina

Carla Sofia Pereira Carneiro

Cátia Andreia dos Santos Ferreira

Daniela Alexandra Ferreira da Costa

Daniela Costa Pinto

Diana Ereira Sintra

Diana Margarida Tavares Rodrigues

Dóris Luísa oliveira Freitas

Estela Garcia Caetano

Fátima Cristina Monteiro da Cruz

Filipa Viriato Ramalho

Helena Alexandra Gonçalves Ferreira

Heloísa Maria da silva Maia

Joana da Silva Pinheiro

Lara Filipa Dias Frias

Liliane Virgínia de Paiva Mira

Mara Sofia Rodrigues

Maria Elisabete Leal de Sousa

Maria Inês Fernandes Martins

Maria João Santos Fialho

Maria Teresa Dias Carvalho

Marta Alexandra Batatel Rocha

Marta Joana Moreira de Macedo

Marta Martins Guilherme

Miriam Lopes dos Santos

Pedro Miguel Barros Lourenço

Raquel Ester Lima da Silva

Rita Micaela Teixeira Fernandes

Rita Sofia Ferreira de Sousa

Sara Brandão Bastos

Susana Raquel Sousa Almeida

Tiago António Rosa Novo

Vanda Luzia Abreu Craveiro

Vânia Patrícia Lima Magalhães

 

 

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE OITO BOLSAS DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO, NO INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (ISPUP), NO ÂMBITO DO PROJETO “INQUÉRITO ALIMENTAR NACIONAL E DE ATIVIDADE FÍSICA”, FINANCIADO PELO PROGRAMA INICIATIVAS DE SAÚDE PÚBLICA, EEAGRANTS (PT06) (ISPUP/NFNPAS/000088SI3/2015)

 

Aos vinte e cinco dias do mês de maio do ano dois mil e quinze, pelas dezasseis horas, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) a Comissão de Seleção do Concurso em epígrafe, presidido pela Doutora Carla Lopes, tendo como 1.º Vogal efetiva a Doutora Elisabete Ramos, e 2.º Vogal efetiva a Doutora Andreia Oliveira, a fim de proceder à avaliação das entrevistas e à seriação final dos candidatos, nos termos do aviso de abertura do concurso.

 

Após a entrevista, e de acordo com a primeira ata, a classificação final (CF) obedece à fórmula seguinte: CF = (0,5*AC + 0,5*E), sendo “AC” a avaliação curricular, e “E” a entrevista”. Daqui resulta a seguinte classificação final (numa escala de 0 a 20):

 

ZONA NORTE

Candidato

Avaliação Curricular

(0-20)

Entrevista

(0-20)

Classificação Final

(0-20)

Cláudia Ferreira Marques

12

14,33

13,17

Inês Cardoso Falco Vieira Mota

12

15,00

13,50

Luciana Maria Brandão Brito e Cunha

13

15,00

14,00

Patrícia Alexandra dos Santos Moreira

12

15,33

13,67

Raquel Mara Teixeira

13

16,67

14,83

Tânia Marisa da Silva Santos

13

13,67

13,33

 

Tendo por base estas classificações, o júri ordenou os candidatos, por classificação final, da seguinte forma:

Admitidos:

1º Raquel Mara Teixeira

2º Luciana Maria Brandão Brito e Cunha

3º Patrícia Alexandra dos Santos Moreira

 

Suplentes:

4º Inês Cardoso Falco Vieira Mota

5º Tânia Marisa da Silva Santos

6º Cláudia Ferreira Marques

 

 

 

 

 

ZONA CENTRO

Candidato

Avaliação Curricular

(0-20)

Entrevista

(0-20)

Classificação Final

(0-20)

Ana Rita Mota dos Santos

14

18,00

16,00

Cláudia Ferreira Marques

12

14,33

13,17

João Pedro Marques Lima

10

13,67

11,83

Luciana Maria Brandão Brito e Cunha

13

15,00

14,00

Raquel Maria de Coelho Lima

11

0

5,50

Susana da Silva Gaspar

10

0

5,00

 

Atendendo à exclusão por falta de comparência em entrevista da candidata Raquel Maria de Coelho Lima, e a desistência, formalizada durante a entrevista, da candidata Susana da Silva Gaspar por manifestar indisponibilidade para cumprir as condições impostas pelo projeto, a Comissão de Seleção admitiu a entrevista, realizada no dia 25 de Maio pelas quinze horas, a candidata com classificação mais elevada na avaliação curricular tendo em conta a segunda opção escolhida como área geográfica: Ana Luísa Ribeiro de Barros.

 

Candidato

Avaliação Curricular

(0-20)

Entrevista

(0-20)

Classificação Final

(0-20)

Ana Luísa Ribeiro Barros

11

15,33

13,17

 

Tendo por base estas classificações, o júri ordenou os candidatos, por classificação final, da seguinte forma:

Admitidos:

1º Ana Rita Mota dos Santos

2º Luciana Maria Brandão Brito e Cunha

3º Cláudia Ferreira Marques

 

Suplentes:

4º Ana Luísa Ribeiro Barros

5º João Pedro Marques Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Candidato

Avaliação Curricular

(0-20)

Entrevista

(0-20)

Classificação Final

(0-20)

Joana Carolina Rochinha Abreu

11

15

13

Gonçalina Patrícia Nóbrega de Góis

10

17

13,5

 

Tendo por base estas classificações, o júri ordenou os candidatos, por classificação final, da seguinte forma:

Admitido:

1º Gonçalina Patrícia Nóbrega de Góis

 

Suplente:

2º Joana Carolina Rochinha Abreu

 

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

Candidato

Avaliação Curricular

(0-20)

Entrevista

(0-20)

Classificação Final

(0-20)

Angelina Carina Carreiro Moniz Lopes Gonçalves

11

17

14

Tâmara Moreira da Silva Coutinho de Andrade Apolinário

10

15

12,5

 

Tendo por base estas classificações, o júri ordenou os candidatos, por classificação final, da seguinte forma:

Admitido:

1º Angelina Carina Carreiro Moniz Lopes Gonçalves

 

Suplente:

2º Tâmara Moreira da Silva Coutinho de Andrade Apolinário

 

E, nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão.

 

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