Bolsa de Investigação (ISPUP/ProFooSe/000118SI2/2015)

 Resumo: Irá decorrer concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – Grau licenciado, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, no âmbito do projeto “Promoting Food Security in Portugal”, financiado pelo Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEAGrants (PT06).

 

Área Científica Genérica: Ciências da Saúde

Área Científica Específica: Saúde Pública

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa candidatos licenciados em Ciências da Nutrição ou Dietética ou Dietética e Nutrição. É condição essencial para admissão a concurso que os candidatos tenham experiência na recolha e informatização de informação sobre o comportamento alimentar. Serão fatores de preferência:

a) Classificação final de licenciatura igual ou superior a 15 valores;

b) Experiência em projetos de investigação, preferencialmente na área em estudo (insegurança alimentar);

c) Conhecimentos e experiência na análise estatística de dados;

d) Experiência na gestão de bases de dados;

e) Formação específica na área da Saúde Pública ou Epidemiologia;

f) Boa capacidade de comunicação;

g) Fluência em inglês.

 

Plano de trabalhos: O bolseiro colaborará nas seguintes tarefas:

  1. Descrição dos hábitos alimentares em amostras de base populacional, incluindo colaboração na análise de dados, interpretação dos resultados e redação das respetivas publicações;
  2. Recolha e informatização de dados sobre insegurança alimentar numa amostra de base populacional.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/estatutodobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Cristina Santos.

 

Duração da bolsa: O contrato de bolsa terminará a 30 de abril de 2016, com início previsto em julho de 2015.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valorização final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 5 candidatos.

 

Composição do Júri de Seleção:

 

Presidente de júri: Doutora Ana Cristina Santos

Vogal efetivo: Doutora Raquel Lucas

Vogal efetivo: Doutora Elisabete Ramos

Vogal suplente: Doutora Sofia Correia

Vogal suplente: Doutora Bárbara Peleteiro

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontrar-se-á aberto entre os dias 4 e 18 de junho de 2015.

 

As candidaturas deverão ser apresentadas com a seguinte documentação: a) Carta de motivação; b) Cópia do documento de identificação, título de residência, certificado de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável; c) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente o certificado de habilitações, com média final; d) Curriculum Vitae detalhado; e) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo e funções, podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços; f) Outros documentos considerados pelo candidato como relevantes para a candidatura, designadamente carta de referência (opcional).

 

As candidaturas podem ser entregues presencialmente ou por email.

 

Entrega das candidaturas:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

 

Lista Resultados:

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI), NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “PROMOTING FOOD SECURITY IN PORTUGAL”, FINANCIADO PELO PROGRAMA INICIATIVAS DE SAÚDE PÚBLICA, EEAGRANTS (PT06) (Refª ISPUP/ProFooSe/000118SI2/2015)

 

Aos trinta dias do mês de junho do ano dois mil e quinze, pelas dezasseis horas, reuniu na sala 302 do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso aberto em edital publicado e divulgado pelas páginas Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a seleção de um bolseiro de investigação, a contratar no âmbito das atividades do Projeto “Promoting Food Secrity in Portugal”, financiado pelo Programa Iniciativas de saúde Pública, EEA Grants (PT06) (Refª ISPUP/ProFooSe/000118SI2/2015), presidida pela Doutora Ana Cristina Santos, tendo como 1.º Vogal efectivo a Doutora Raquel Lucas, e 2.º Vogal efectivo a Doutora Elisabete Ramos, a fim de proceder à realização das entrevistas de selecção e à seriação final dos candidatos, nos termos do aviso de abertura do concurso.

 

Após a entrevista, a Comissão de Selecção atribuiu a seguinte cotação (numa escala de 0 a 20), resultante da avaliação individual expressa nas fichas anexas à presente acta:

 

Nome

Classificação entrevista

Belina Rodrigues

14,7

Diana Rodrigues

14,3

Isabel Maia

16,7

Luísa Álvares

12,3

 

 

De acordo com a primeira acta, a classificação final (CF) obedece à fórmula seguinte: CF = (AC + E)/2, sendo “AC” a avaliação curricular, e “E” a entrevista”. Daqui resulta a seguinte classificação final (numa escala de 0 a 20):

 

POSIÇÃO FINAL

NOME

AC

(0-20)

E

(0-20)

CF

(0-20)

1

Isabel Maia

15

16,7

15,8

2

Belina Rodrigues

16

14,7

15,3

3

Diana Rodrigues

16

14,3

15,2

4

Luísa Álvares

13

12,3

12,7

 

Calendário

Publicação Semanal em destaque

Hotspots of childhood obesity in a large metropolitan area: does neighbourhood social and built environment play a part?
Int J Epidemiol
Ler mais