Research Grant (ISPUP/H2020/633666/2015)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação - grau de Mestre, no âmbito das atividades do projeto LIFEPATH-Lifecourse biological pathways underlying social diferences in healthy ageing financiado pela Comissão Europeia, Programa Horizonte 2020 (Grant Agreement nº 633666).

 

Área Científica: Epidemiologia do envelhecimento

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com grau de Mestre em Ciências da Saúde. Exige-se experiência em projetos de investigação epidemiológica, nomeadamente em informatização de dados, gestão de bases, análise quantitativa de dados e redação de manuscritos científicos. É ainda requisito demonstrar fluência em inglês. A candidatura deverá incluir uma carta de motivação.

 

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pela organização da informação armazenada no âmbito das investigações em curso com coortes populacionais, disponibilização de dicionários de variáveis em inglês, preparação de consultas, análise de dados e redação de relatórios (http://ispup.up.pt/research/research-structures/).

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/estatutodobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Doutor Henrique Barros.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável por um período máximo de 3 anos, com início previsto em outubro de 2015.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: Será efetuada avaliação curricular tendo em conta os requisitos de admissão e a carta de motivação. Numa primeira fase, será feita uma seriação dos candidatos admitidos ao concurso baseada na avaliação curricular (40%) e na experiência em áreas relevantes para o projeto (60%). Os candidatos com melhor classificação poderão ser convocados para uma entrevista. Neste caso, a classificação final resultará do desempenho do candidato na entrevista (50%) e da classificação obtida na primeira fase de seriação (50%).  

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Prof. Doutor Henrique Barros

Vogal efetivo: Doutora Sílvia Fraga

Vogal efetivo: Doutora Ana Cristina Santos

Vogal suplente: Doutora Elisabete Ramos

Vogal suplente: Doutora Raquel Lucas

               

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 1 de setembro a 14 de setembro de 2015.

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae resumido e certificado de habilitações contendo a classificação final para a obtenção do grau. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail.

 

Entrega das candidaturas:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

 

 

Results List:

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO, GRAU DE MESTRE, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJECTO LIFEPATH - LIFECOURSE BIOLOGICAL PATHWAYS UNDERLYING SOCIAL DIFERENCES IN HEALTHY AGEING FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPEIA, PROGRAMA HORIZONTE 2020 (GRANT AGREEMENT Nº 633666).

 

Aos quinze dias do mês de setembro do ano dois mil e quinze, pelas dez horas, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) a Comissão de Seleção do Concurso em epígrafe, presidida pelo Doutor Henrique Barros, tendo como 1.º Vogal efetivo a Doutora Sílvia Fraga e 2.º Vogal efetiva a Doutora Ana Cristina Santos, a fim de proceder à avaliação final e seleção dos candidatos a admitir à bolsa nos termos previstos no edital de abertura do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião.

 

Candidatos considerados:

- Ana Filipa Oliveira de Almeida

- Ana Raquel Gabriel da Silva

- Anita Joana de Araújo Campos

- Anita Pereira Lopes

- Carolina Rebelo de Sousa

- Cláudia Sofia da Silva Oliveira

- Cristina Marie da Cruz Gomes

- Diana Maria de Almeida e Silva Balaias

- Franky Domingues da Rocha

- Joana Daniela Ferreira de Cima

- Patrícia Alexandra Bernardino Silva

- Patrícia Sofia Pinhancos Batista

- Ricardo Fernando Santos Amorim

- Sandra Cristina Pinto da Silva

- Sara Isabel Marques Mota Soares

- Sara Isabel Rodrigues dos Santos

- Sara Figueiredo Cruz

 

A Comissão de seleção decidiu excluir os seguintes candidatos para a fase seguinte de seriação por não cumprirem integralmente os requisitos acima descritos, nomeadamente não possuir à data o grau de Mestre:

- Anita Joana de Araújo Campos

- Cláudia Sofia da Silva Oliveira

 

Após apreciação dos curricula vitae e motivação dos candidatos, a Comissão de Seleção decidiu, após considerar os critérios previamente definidos, 2 candidatos foram convocados para entrevista.

- Sara Figueiredo Cruz

- Sara Isabel Marques Mota Soares

 

E, nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão.

 

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO, GRAU DE MESTRE, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJECTO LIFEPATH - LIFECOURSE BIOLOGICAL PATHWAYS UNDERLYING SOCIAL DIFERENCES IN HEALTHY AGEING FINANCIADO PELA COMISSÃO EUROPEIA, PROGRAMA HORIZONTE 2020 (GRANT AGREEMENT Nº 633666).

 

Aos dezasseis dias do mês de setembro do ano dois mil e catorze, pelas doze horas, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) a Comissão de Seleção do Concurso em epígrafe, presidido pelo Doutor Henrique Barros tendo como 1º. Vogal efetivo a Doutora Sílvia Fraga, e 2º. Vogal efetivo a Doutora Ana Cristina Santos, a fim de proceder à seriação final dos candidatos, nos termos do aviso de abertura do concurso.

 

Após as entrevistas realizadas no dia 15 e 16 de Setembro, na sala 403, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a Comissão de Selecção atribuiu as seguintes cotações (numa escala de 0 a 20), resultantes das avaliações individuais expressas nas fichas anexas à presente acta:

 

 

Nome

Classificação

1

Sara Figueiredo Cruz

14,7

2

Sara Isabel Marques Mota Soares

15,3

 

De acordo com a primeira acta, a classificação final (CF) obedece à fórmula seguinte: CF = (AC+E)/2, sendo “AC” a avaliação curricular, e “E” a entrevista”. Face às classificações obtidas, procedeu-se à reordenação dos candidatos. Daqui resulta a seguinte classificação final (numa escala de 0 a 20):

 

POSIÇÃO FINAL

NOME

AC

(0-20)

E

(0-20)

CF

(0-20)

1.         

Sara Isabel Marques Mota Soares

11,0

15,3

13,15

2.         

Sara Figueiredo Cruz

11,0

14,7

12,85

 

E, nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente acta que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão.

Calendar

Weekly Publication

A Comparative Analysis of the Status Anxiety Hypothesis of Socio-economic Inequalities in Health Based on 18,349 individuals in Four Countries and Five Cohort Studies
Scientific Reports
Read More