Research Grant (ISPUP/EEA/000200DT1/2015) (B)

Encontra-se a decorrer concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – Grau Licenciado, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, no âmbito do projeto “Rede Rastreio Comunitária”, financiado pelo Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEAGrants (PT06)  (Refª ISPUP/EEA/000200DT1/2015) (B)


Área Científica Genérica: Saúde Pública

 

Área Científica Específica: Doenças Infeciosas

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa candidatos com licenciatura em Ciências da Saúde ou da Educação com média igual ou superior a 14 valores.

Serão fatores de preferência:

  1. Experiência de trabalho ou em projetos de investigação com populações mais afetadas pela infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), Hepatites Víricas e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
  2. Disponibilidade para deslocações no país.

 

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pela formação para a recolha de dados no âmbito de uma coorte de utentes das organizações de base comunitária que irão constituir a rede de rastreio comunitária para o VIH, Hepatites Víricas e outras ISTs.

O plano de trabalho consiste na formação aos técnicos que trabalham nas organizações para a recolha de dados, colaboração na análise de dados e na produção de relatórios de indicadores de atividade para cada uma das organizações, relatório final de projeto e manuscritos científicos.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/estatutodobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto com deslocações dentro do país, sob a orientação científica do Professor Doutor Henrique Barros.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá duração até 30 de abril de 2016, com início previsto em Outubro de 2015.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular tendo em conta os requisitos de admissão e a carta de motivação. Numa primeira fase, será feita uma seriação dos candidatos admitidos ao concurso baseada na avaliação curricular. Os três candidatos com melhor classificação poderão ser convocados para uma entrevista. Neste caso, a classificação final resultará do desempenho do candidato na entrevista (10 valores) e da classificação obtida na primeira fase de seriação (10 valores). 

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente de júri: Doutora Raquel Duarte        

Vogal efetivo: Doutora Susana Silva      

Vogal efetivo: Doutora Sílvia Fraga

Vogal suplente: Doutora Ana Cristina Santos    

Vogal suplente: Prof. Doutor Henrique Barros

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 1 a 14 de setembro de 2015.

As candidaturas deverão ser apresentadas com a referência (ISPUP/EEA/00200DT1/2015) com a seguinte documentação: a) Carta de motivação; b) Cópia do documento de identificação, título de residência, certificado de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável; c) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente o certificado de habilitações, com média final; d) Curriculum Vitae detalhado; e) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo e funções, podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços; f) Outros documentos considerados pelo candidato como relevantes para a candidatura, designadamente carta de referência (opcional).

 

Entrega das candidaturas:

Apenas serão consideradas as candidaturas enviadas por email ou entregues presencialmente.

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

Results List:

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO, GRAU DE LICENCIADO, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJECTO REDE DE RASTREIO COMUNITÁRIA”, FINANCIADO PELO PROGRAMA INICIATIVAS DE SAÚDE PÚBLICA, EEA GRANTS (PT06) (Refª – ISPUP/EEA/000200DT1/2015) (B)

 

Aos quinze dias do mês de setembro do ano dois mil e quinze, pelas doze horas, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) a Comissão de Seleção do Concurso em epígrafe, presidida pela Doutora Raquel Duarte, tendo como 1.º Vogal efetivo a Doutora Susana Silva e 2.º Vogal efetiva a Doutora Sílvia Fraga, a fim de proceder à admissão e exclusão dos candidatos; posterior avaliação curricular; e seleção dos candidatos a admitir a entrevista nos termos previstos no edital de abertura do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião.

 

Apresentaram-se a concurso os seguintes candidatos:

- Ana Isabel da Costa Freitas

- Ana Margarida Alves de Oliveira

- Ana Sofia de Almeida Aguiar

- Anita Pereira Lopes

- Carolina Rebelo de Sousa

- Diana Maria de Almeida e Silva Balaias

- Dina de Jesus Peixoto Carvalho

- Jorge Miguel Almeida Terrinca

- Ricardo Fernando Santos Amorim

- Rute Campos Almeida Duarte

- Sandra Cristina Pinto da Silva

- Sílvia Neves Moreira

- Susana Maria da Cunha Forte

 

Após verificação do cumprimento dos requisitos de admissão, em conformidade com o edital do concurso, designadamente:

                - Entrega da documentação exigida;

- Preenchimento dos critérios de elegibilidade no que respeita à formação académica.

 

A Comissão de seleção decidiu excluir os seguintes candidatos para a fase seguinte de seriação por não cumprirem integralmente os requisitos acima descritos, nomeadamente a entrega da documentação exigida e classificação final de licenciatura igual ou superior a 14 valores.

- Ana Margarida Alves de Oliveira

- Carolina Rebelo de Sousa

- Dina de Jesus Peixoto Carvalho

- Ricardo Fernando Santos Amorim

- Rute Campos Almeida Duarte

 

 

Após análise curricular dos candidatos o júri procedeu à atribuição da respetiva classificação 

 

Nome

Classificação final  (0-10 valores)

Ana Sofia de Almeida Aguiar

7,25

Diana Maria de Almeida e Silva Balaias

4,50

Sandra Cristina Pinto da Silva

4,00

Susana Maria da Cunha Forte

3,50

Ana Isabel Costa Freitas

3,00

Carla Sofia Pereira Carneiro

2,75

Anita Pereira Lopes

2,50

Jorge Miguel Almeida Terrinca

2,25

Sílvia Neves Moreira

2,00

 

De acordo com os critérios definidos na ata da primeira reunião, nomeadamente, admissão para entrevista apenas dos candidatos com classificação mínima de 5 valores na avaliação curricular, a Comissão de seleção decidiu excluir os seguintes candidatos para a fase seguinte de seriação:

 

- Ana Isabel da Costa Freitas

- Anita Pereira Lopes

- Diana Maria de Almeida e Silva Balaias

- Jorge Miguel Almeida Terrinca

- Sandra Cristina Pinto da Silva

- Sílvia Neves Moreira

- Susana Maria da Cunha Forte

 

A candidata, Ana Sofia de Almeida Aguiar é a única que reúne todos os requisitos exigidos no anúncio de abertura e definidos na ata da primeira reunião, pelo que o júri aprova e recomenda a sua contratação, dispensando a necessidade de entrevista.

Calendar

Weekly Publication

A Comparative Analysis of the Status Anxiety Hypothesis of Socio-economic Inequalities in Health Based on 18,349 individuals in Four Countries and Five Cohort Studies
Scientific Reports
Read More