Research Grant (BINT2016013)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades de investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) (Refª BINT2016013).


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades de investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) (Refª BINT2016013).

Área Científica: Ciências da Comunicação

Requisitos de admissão: Os/as candidatos/as devem possuir Licenciatura em Jornalismo ou Ciências da Comunicação. Será valorizada a formação pós-graduada em Ciências da Comunicação. Devem ter experiência comprovada, no mínimo de três anos, incluindo em gabinetes de comunicação de instituições de ensino superior ou de investigação, nomeadamente na produção de conteúdos informativos para publicações de comunicação interna e suportes de comunicação externa; produção e gestão de distribuição de conteúdos multimédia para websites e redes sociais de internet. Devem possuir experiência na gestão de contactos com a comunicação social, na coordenação de equipas e gestão de projetos. Deverão ainda ter um bom domínio da língua inglesa (oral e escrita).

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pela gestão da Comunicação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, incluindo tarefas de produção de conteúdos informativos para os órgãos de comunicação social e para os meios de comunicação interna e externa da instituição, nomeadamente as suas redes sociais e website; de monitorização da presença da instituição na comunicação social e de apoio à organização de eventos protocolares e/ou mediáticos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Oliveira

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em abril de 2016, eventualmente renovável por igual período.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valoração final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 4 pessoas.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do júri:                         Doutor Pedro Oliveira

Vogal efetivo:                                  Doutora Patrícia Padrão

Vogal efetivo:                                  Doutora Susana Silva

Vogal suplente:                                               Doutor Nuno Lunet

Vogal suplente:                                               Doutor Henrique Barros

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto http://www.ispup.up.pt/

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 4 a 15 de abril de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae resumido e certificado de habilitações. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail.

Entrega das candidaturas:

A/C Joana Ferreira

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

 

 

 

Results List:

ACTA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELECÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI), NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (ISPUP) (REFª BINT2016013)

 

 

 

No dia 9 de Maio de 2016, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de selecção do concurso acima descrito (Prof. Doutor Pedro Oliveira, Profª Doutora Patrícia Padrão, Prof.ª Doutora Susana Silva) no sentido de definir os critérios de selecção. A comissão optou por estabelecer três fases de selecção:

 

 

  1. Cumprimento dos requisitos de admissão, como descrito no edital do concurso:
  2. Existência de todos os documentos requeridos (Curriculum vitae, certificado de habilitações e carta de motivação)

 

Os candidatos serão excluídos se algum dos critérios acima mencionados não for cumprido.

 

 

  1. Avaliação do Curriculum vitae (AC) – máximo de 10 pontos sendo a soma de cada um dos critérios descritos:
    1. Licenciatura em Jornalismo ou Ciências da Comunicação.
    2. Formação pós-graduada em Ciências da Comunicação;
    3. Experiência comprovada, no mínimo de três anos, em gabinetes de comunicação de instituições de ensino superior ou de investigação;
    4. Experiência na produção de conteúdos informativos para publicações de comunicação interna e suportes de comunicação externa,
    5. Experiência na produção e gestão de distribuição de conteúdos multimédia para websites e redes sociais de internet.
    6. Experiência na gestão de contactos com a comunicação social, na coordenação de equipas e gestão de projetos.
    7. Fluência em Inglês (comunicação oral e escrita)

 

 

  1. Entrevista (E) – máximo de 20 pontos

Os candidatos com melhor avaliação curricular serão admitidos a entrevista, conforme previsto em edital, até a um máximo de 4.

A classificação da entrevista será o somatório de cada um dos critérios definidos abaixo:

  1. Atitude Profissional
  2. Qualidades Intelectuais
  3. Contacto e Comunicação
  4. Conhecimentos Profissionais

 

 

Cada membro da comissão de selecção classificará os candidatos; o resultado final será a média aritmética das classificações atribuídas individualmente por cada membro da comissão.

 

Classificação Final dos Candidatos (CF)

Máximo de 20 pontos, com base na fórmula seguinte:

 

CF = [Avaliação Curricular (AC) + Entrevista (E)]

 

Será seleccionado o candidato com a classificação mais elevada.

 

ACTA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELECÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI), NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (ISPUP) (REFª BINT2016013)

 

 

No dia 11 de Maio de 2016, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de selecção do concurso acima descrito (Professor Doutor Pedro Oliveira, Profª Doutora Patrícia Padrão, Prof.ª Doutora Susana Silva) a fim de proceder à avaliação curricular e selecção dos candidatos a admitir a entrevista nos termos previstos no edital do concurso e de acordo com a acta da primeira reunião.

 

 

Foram rececionadas dez candidaturas. Após a apreciação da documentação, a comissão decidiu admitir a entrevista os 4 candidatos com classificação mais elevada na avaliação curricular:

- Adriano Cerqueira

- Marcelo Almeida

- Francisca Cruz

- Ana Lopes

 

A entrevista foi marcada para o dia 16 de maio pelas 12h00. 

 

ACTA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELECÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI), NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (ISPUP) (REFª BINT2016013)

 

 

 

 

No dia 16 de Maio de 2016, reuniu a comissão de selecção do concurso acima descrito (Professor Doutor Pedro Oliveira, Profª Doutora Patrícia Padrão, Prof.ª Doutora Susana Silva) a fim de proceder à entrevista de selecção nos termos previstos no edital do concurso e de acordo com a acta da primeira reunião.

Após a entrevista, a Comissão de Selecção atribuiu a seguinte cotação (numa escala de 0 a 20), resultante da avaliação individual expressa nas fichas anexas à presente acta:   

 

 Nome

Classificação

Adriano Cerqueira

15,17

Ana Rita Lopes

11,5

Francisca Cruz

14,67

Marcelo Almeida

13

 

De acordo com a primeira acta, a classificação final (CF) obedece à fórmula seguinte: CF =[(AC + E)]/2, sendo “AC” a avaliação curricular, e “E” a entrevista”. Daqui resulta a seguinte classificação final (numa escala de 0 a 20):

 POSIÇÃO FINAL

NOME

AC

(0-10)

E

(0-10)

CF

(0-20)

1

Adriano Cerqueira

8,7

7,59

16,29

2

Francisca Cruz

6,7

7,34

14,04

3

Marcelo Almeida

6,85

6,5

13,35

4

Ana Rita Lopes

6,55

5,75

12,3

Calendar

Weekly Publication

A Comparative Analysis of the Status Anxiety Hypothesis of Socio-economic Inequalities in Health Based on 18,349 individuals in Four Countries and Five Cohort Studies
Scientific Reports
Read More