Research Grant (PTDC/IVC-SOC/6782/2014)

Descrição: Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três Bolsas de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto “O abuso de idosos: determinantes sociais, económicas e de saúde (POCI-01-0145-FEDER-016670, Refª FCT PTDC/IVC-SOC/6782/2014).

 

Áreas Científicas: Ciências Sociais; Sociologia; Estudos sobre Ciência e Sociedade; Ciências da Saúde; Saúde Pública e Fatores Ambientais.

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com Licenciatura numa das seguintes áreas: Ciências da Saúde e/ou Ciências Sociais. Será valorizada a experiência de investigação em áreas relacionadas com a temática do projeto, especificamente em violência doméstica, abuso de idosos e/ou envelhecimento, a formação em metodologias quantitativas e qualitativas, e a fluência em inglês. A capacidade de iniciativa, espírito crítico e disponibilidade para deslocações serão também tidas em conta na avaliação dos candidatos.

 

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pela administração de questionários e realização de entrevistas aos participantes, bem como pelo manuseamento e análise de dados quantitativos e qualitativos e pela produção de relatórios científicos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. 2012.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob a orientação científica da Doutora Silvia Fraga e da Doutora Isabel Dias, respetivamente.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto a 1 de janeiro de 2017, podendo eventualmente ser renovada por mais 6 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valoração final de 20 valores.

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Prof. Doutora Maria Isabel Correia Dias

Vogal efetivo: Silvia Fraga

Vogal efetivo: Alexandra Lopes

Vogal suplente:  Diogo Costa

Vogal suplente: Henrique Barros

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto http://www.ispup.up.pt/

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período 19 de novembro a 5 de dezembro de 2016. As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae resumido e certificado de habilitações. As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por correio ou e-mail.

Entrega das candidaturas: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto, Telef: 222 061 820; e-mail:secretaria@ispup.up.pt

Results List:

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE TRÊS BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA LICENCIADOS, NO ÂMBITO DO PROJETO “HARMED”

 

Aos cinco dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezasseis, pelas doze horas, reuniu na sala 302 do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso para atribuição de três bolsas de investigação, no âmbito do projeto “HARMED – Socio-economic and health determinants of elder abuse” (PTDC/IVC-SOC/6782/2014, POCI – 01 0145 – FEDER 01670), financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, presidida pela Doutora Isabel Dias, tendo como 1.º Vogal efetiva a Doutora Sílvia Fraga, e 2.º Vogal efetiva a Doutora Alexandra Lopes, a fim de definir os critérios de apreciação relativos aos métodos de selecção previstos no aviso de abertura do concurso.

 

No que respeita à classificação final (“CF”) dos candidatos, a Comissão acordou ponderar os seguintes fatores obedecendo à fórmula seguinte: CF = ((AC+E)/2), sendo “AC” a avaliação curricular e “E” a entrevista.

No que respeita à avaliação curricular (“AC”), a Comissão acordou em eleger como fatores de ponderação a formação académica (“FA”) e a experiência profissional (“EP”), adiante também designadas pelas referidas inicias e de harmonia com a seguinte fórmula: AC = (FA+EP).

 

1) Em “FA” a classificação será atribuída da seguinte forma: Licenciatura com média final 16 = 5 valores. Em “EP” serão atribuídos 15 valores, distribuídos da seguinte forma: até 4 valores a atribuir pela experiência em trabalho desenvolvido em projetos de investigação (valorizando a experiência em projetos de investigação em violência doméstica, abuso de idosos e/ou envelhecimento); até 3 valores a atribuir pelos conhecimentos e formação comprovada em Metodologia Qualitativa; até 4 valores a atribuir pela experiência na aplicação de questionários estruturados e condução de entrevistas qualitativas; e até 2 valores a atribuir à experiência na análise de dados quantitativos e qualitativos; e até 2 valor a atribuir à fluência na língua inglesa.

2) No que respeita à entrevista (“E”) a Comissão deliberou que a classificação a atribuir resultará da média aritmética simples das classificações atribuídas por cada membro do júri, tendo em conta as qualidades e aptidões reveladas pelos candidatos no decurso da entrevista, por comparação com o perfil julgado às funções a desempenhar no âmbito deste projeto, aferidas pelos seguintes fatores de ponderação: atitude profissional, qualidades intelectuais, contato e comunicação, conhecimentos profissionais. Cada um destes quatro fatores será pontuado com 5 (cinco), 4 (quatro), 3 (três), 2 (dois) ou 1 (um) valores, conforme a apreciação do júri durante a entrevista considerando o perfil do candidato “muito favorável”, “bastante favorável”, “favorável”, “favorável com reservas” ou “não favorável”, respetivamente.

 

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE TRÊS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO (BI), NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “HARMED – Socioeconomic and health determinants of elder abuse” (PTDC/IVC-SOC/6782/2014), REFERÊNCIA POCI-01-0145-FEDER-01670, FINANCIADO POR FUNDOS FEDER ATRAVÉS DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL LISBOA 2020 E POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT - FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA.

 

No dia 17 de janeiro de 2017, reuniu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso acima descrito, Doutora Isabel Dias, Doutora Sílvia Fraga e Doutora Alexandra Lopes, a fim de proceder à avaliação curricular e seleção dos candidatos a admitir a entrevista nos termos previstos no edital do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião.

 

Apresentaram-se a concurso os seguintes candidatos:

1

Ana Catarina Pacheco Barbosa

2

Ana Maria Ferreira da Silva

3

Ana Rita Matos Dias

4

André Martinho Cardoso Medeiros

5

Andrea Monique da Silva Araújo

6

Bárbara Lopes de Abreu Pais Cordeiro

7

Branca Raquel Rodrigues Magano

8

Carla maria Leite Ribeiro Magalhães

9

Carla Sofia Fernandes Oliveira

10

Catarina Ferreira Fernandes

11

Catarina Nogueira Xavier de Barros

12

Cátia Letícia da Silva Monteiro

13

Cátia Sofia Caramelo Patacas

14

Cláudia Maria Guedes Costa

15

Cristiana Teixeira Borges

16

Daniela Alexandra Ferreira da Costa

17

Daniela Filipa Santos Silva

18

Elaine Araújo Aires dos Santos

19

Emiliana Costa da Silva Querido

20

Eunice Soraia Sambú Baldé

21

Fátima Cristina Monteiro da Cruz

22

Fátima Cristina Tavares da Silva

23

Filipa Susana Martins Ribeiro

24

Guilherme Augusto de Souza Godoy

25

Joana Alexandra Gomes Brandão

26

Joana Alexandra Gouveia Anselmo

27

Joana Cristina dos Reis Cavalheiro Sampaio

28

Joana da Silva Gomes

29

Joana Raquel Casaca da Costa

30

João Paulo de Sousa Miranda

31

Juliana Silva Guimarães

32

Laura Catarina de Lima Ferreira Pereira

33

Lígia Maria Rosas Afonso

34

Liliana José Alves Moreira

35

Mara Eliana Carvalho Gomes

36

Maria Elisa da Silva Santos

37

Maria Helena Monteiro Leal

38

Maria Inês Goucha Costa

39

Maria Manuela Leite Marinho

40

Marta Alexandra Batatel Rocha

41

Miguel Gomes Ramos

42

Nuno André da Fonseca Teixeira

43

Sara Filipa Ferreira Portovedo

44

Serafim de Bastos Tavares

45

Sílvia Filipe Pereira Queirós

46

Sofia Isabel Rodrigues Ferreira

47

Sónia Margarida de Pinho Oliveira

48

Soraia Filipa Inocêncio Sousa

49

Suzana Moreira de Souza

50

Tiago Filipe da Costa Lima Quintanilha

51

Tiago Miguel Marques Chaves

52

Vanessa Oliveira Silva

53

Vânia Cláudia Marques Pinheiro

54

Vera Lúcia Silva Fernandes

 

Após verificação do cumprimento dos requisitos de admissão e apreciação dos curricula vitae, cuja grelha referente a esta avaliação se encontra em anexo a esta ata, a Comissão de Seleção decidiu admitir a entrevista – marcada para o dia 24 de janeiro de 2017, a partir das 9h30, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sala 302, sito à rua das Taipas 135 - os candidatos seguintes de acordo com a sua classificação na avaliação curricular (AC):

Nome

Classificação final (0-20 valores)

Daniela Filipa Santos Silva

11

Joana Alexandra Gouveia Anselmo

11

Tiago Miguel Marques Chaves

10

Maria Inês Goucha Costa

10

Liliana José Alves Moreira

10

Maria Elisa da Silva Santos

9,5

Sara Filipa Ferreira Portovedo

9,0

Fátima Cristina Monteiro da Cruz

9,0

Tiago Filipe da Costa Lima Quintanilha

9,0

Catarina Nogueira Xavier de Barros

8,0

Ana Catarina Pacheco Barbosa

8,0

 

 

Os restantes candidatos obtiveram uma classificação na avaliação curricular (AC) inferior aos candidatos listados acima e desta forma não serão convocados para entrevista.

E, nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão.

 

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE TRÊS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO (BI), NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “HARMED – Socioeconomic and health determinants of elder abuse” (PTDC/IVC-SOC/6782/2014), REFERÊNCIA POCI-01-0145-FEDER-01670, FINANCIADO POR FUNDOS FEDER ATRAVÉS DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL LISBOA 2020 E POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT - FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA.

 

No dia 24 de janeiro de 2017, reuniu a comissão de seleção do concurso acima descrito, Doutora Isabel Dias, Doutora Sílvia Fraga e Doutora Alexandra Lopes, a fim de proceder à entrevista dos candidatos admitidos nos termos previstos no edital do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião.

Após as entrevistas, a Comissão de Seleção atribuiu as seguintes cotações (numa escala de 0 a 20), resultantes das avaliações individuais expressas nas fichas anexas à presente ata.

 

Nome

Classificação final

(0-20 valores)

Daniela Filipa Santos Silva

12

Joana Alexandra Gouveia Anselmo

18

Tiago Miguel Marques Chaves

*

Maria Inês Goucha Costa

12 a)

Liliana José Alves Moreira

*

Maria Elisa da Silva Santos

14

Sara Filipa Ferreira Portovedo

14

Fátima Cristina Monteiro da Cruz

17

Tiago Filipe da Costa Lima Quintanilha

12 a)

Catarina Nogueira Xavier de Barros

12

Ana Catarina Pacheco Barbosa

17

                                                              

*Não compareceu à entrevista

a) entrevista realizada via skype

 

De acordo com a primeira acta, a classificação final (CF) obedece à fórmula seguinte: CF = (AC+E)/2, sendo “AC” a avaliação curricular, e “E” a entrevista”. Face às classificações obtidas, procedeu-se à reordenação dos candidatos. Daqui resulta a seguinte classificação final (numa escala de 0 a 20):

 

Posição Final

Nome

AC

(0-20 valores)

E

(0-20 valores)

CF

(0-20 valores)

1.

Joana Alexandra Gouveia Anselmo

11,0

18,0

14,5

2.

Fátima Cristina Monteiro da Cruz

9,0

17,0

13,0

3.

Ana Catarina Pacheco Barbosa

8,0

17,0

12,5

4.

Maria Elisa da Silva Santos

9,5

14,0

11,75

5.

Daniela Filipa Santos Silva

11,0

12,0

11,5

6.

Sara Filipa Ferreira Portovedo

9,0

14,0

11,5

7.

Maria Inês Goucha Costa

10,0

12,0

11,0

8.

Tiago Filipe da Costa Lima Quintanilha

9,0

12,0

10,5

9.

Catarina Nogueira Xavier de Barros

8,0

12,0

10,0

10.

Tiago Miguel Marques Chaves

10,0

--

Excluído

11.

Liliana José Alves Moreira

10,0

--

Excluído

 

 

E, nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão.

 

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