Research Grant (UID/DTP/04750/2013) - Ciências da Comunicação e da Informação

 

Project: Unidade de Investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) (UID/DTP/04750/2013).

 

Additional Information: Final results available.


 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades da Unidade de Investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) (UID/DTP/04750/2013), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC) e cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Área Científica: Ciências da Comunicação e da Informação.

 

Requisitos de admissão: Os/as candidatos/as devem possuir Licenciatura em Ciência da Informação ou em Ciências da Informação e da Documentação, com média igual ou superior a 14 valores. Deverão possuir experiência na identificação e catalogação bibliográfica; ser utilizador avançado do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH, dando-se preferência a quem tenha exercido funções em bibliotecas de ensino superior; domínio proficiente das línguas Portuguesa e Inglesa; e disponibilidade imediata.

 

Plano de trabalhos: O/A bolseiro/a será responsável pela inventariação, tratamento e catalogação do acervo bibliográfico do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto através da plataforma ALEPH. Será ainda responsável pela recolha sistemática da produção científica do Instituto e respetiva disseminação no Repositório Aberto da Universidade do Porto.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Regime Jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica de Susana Silva.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em junho de 2018.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). 

 

Métodos de seleção: Avaliação curricular, com a valoração final de 20 valores. Esta poderá ser complementada por entrevista, a realizar a um máximo de 3 candidatos.

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri:      Doutora Susana Silva                        

Vogal efetivo:             Doutora Cláudia de Freitas                                 

Vogal efetivo:             Doutora Catarina Samorinha                                 

Vogal suplente:           Doutora Elisabete Alves                               

Vogal suplente:           Doutora Ana Henriques                                

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto http://www.ispup.up.pt/

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período 10 de Abril a 24 de Abril de 2018.

 

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae em língua portuguesa, com indicação do nome e morada completos e endereço de correio eletrónico, cópia do(s) certificado(s) de habilitações académicas, comprovativos da experiência e quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito. As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para secretaria@ispup.up.pt, com indicação do assunto “UID/DTP/04750/2013”.

 

Results List:

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) – GRAU DE LICENCIADO, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA – INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (POCI-01-0145-FEDER-006862; UID/DTP/04750), COM O APOIO FINANCEIRO DA FCT/MCTES ATRAVÉS DE FUNDOS NACIONAIS (PIDDAC) E COFINANCIADO PELO PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO APOIADO PELO FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (FEDER)

 

A nove de maio de dois mil e dezoito, pelas quinze horas, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso aberto em edital publicado e divulgado pelas páginas Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, para a seleção de um bolseiro de investigação, constituída pela Doutora Susana Silva, Doutora Cláudia de Freitas e Doutora Catarina Samorinha, a fim de definir os critérios de apreciação relativos aos métodos de seleção previstos no aviso de abertura do concurso.

 

  1. Em conformidade com o edital do concurso, foram definidos como requisitos de admissão:
  2. Entrega da documentação exigida (Curriculum vitae em língua portuguesa, com indicação do nome e morada completa e endereço de correio eletrónico e certificado de habilitações).
  3. Licenciatura em Ciências da Informação ou em Ciências da Informação e da Documentação, com média igual ou superior a 14 valores.
  4. Experiência na identificação e catalogação bibliográfica, ser utilizador avançado do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH, dando-se preferência a quem tenha exercido funções em bibliotecas de ensino superior; domínio proficiente das línguas Portuguesa e Inglesa; e disponibilidade imediata.

 

No que respeita à classificação final, a comissão acordou ponderar os seguintes critérios através de avaliação curricular:

 

  • Até 10 valores a atribuir pela experiência profissional na identificação e catalogação bibliográfica.
  • Até 6 valores a atribuir pela experiência como utilizador avançado do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH, dando-se preferência a quem tenha exercido funções em bibliotecas de ensino superior.
  • Até 4 valores a atribuir pelo domínio proficiente das línguas Portuguesa e Inglesa.

 

Existindo uma situação de empate, a Comissão entrevistará um máximo de 3 candidatos. Nesse caso, a classificação final (CF) passa a ter a seguinte leitura: CF = (AC (Avaliação Curricular) + E (Entrevista))/2

 

No que respeita à entrevista, a Comissão deliberou que a classificação a atribuir resultará da média aritmética simples das classificações atribuídas por cada membro do júri, tendo em conta as qualidades e aptidões reveladas pelos candidatos no decurso da entrevista, por comparação com o perfil julgado necessário às funções a desempenhar no âmbito deste projeto, aferidas pelos seguintes fatores de ponderação: atitude profissional (até 5 valores), qualidades intelectuais (até 5 valores), contacto e comunicação (até 5 valores), conhecimentos profissionais (até 5 valores). Cada um destes quatro fatores será quantificado, conforme a apreciação do júri, durante a entrevista considerando o perfil do candidato “muito favorável”, “bastante favorável”, “favorável”, “favorável com reservas” ou “não favorável”, respetivamente.

 

Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão de Seleção.

 

ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) – GRAU DE LICENCIADO, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA – INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (POCI-01-0145-FEDER-006862; UID/DTP/04750), COM O APOIO FINANCEIRO DA FCT/MCTES ATRAVÉS DE FUNDOS NACIONAIS (PIDDAC) E COFINANCIADO PELO PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO APOIADO PELO FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

A dez de maio de dois mil e dezoito, pelas onze horas, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto a comissão de seleção do concurso aberto em edital publicado e divulgado pelas páginas Web do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, para a seleção de um bolseiro de investigação, constituída pela Doutora Susana Silva, Doutora Cláudia de Freitas e Doutora Catarina Samorinha, a fim de proceder à avaliação curricular e eventual seleção dos candidatos a admitir a entrevista, nos termos previstos no edital do concurso e de acordo com a ata da primeira reunião.

 

Apresentaram-se a concurso os seguintes candidatos:

- Anita Lemos Magalhães

- Cibele Fernandes de Oliveira

- Cristiane da Cunha Teixeira

- Daniela Alexandra Correia Dias

- Filomena Marina Baltar Lopes

- Jorge Miguel Batista da Silva

- Lucas Brandão de Sousa

- Maria Júlia Simões Ribeiro

 

Após verificação do cumprimento dos requisitos de admissão, designadamente:

  1. Entrega da documentação exigida (Curriculum Vitae em língua portuguesa, com indicação do nome e morada completa e endereço de correio eletrónico e certificado de habilitações).
  2. Licenciatura em Ciências da Informação ou em Ciências da Informação e da Documentação, com média igual ou superior a 14 valores.
  3. Experiência na identificação e catalogação bibliográfica, ser utilizador avançado do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH, dando-se preferência a quem tenha exercido funções em bibliotecas de ensino superior; domínio proficiente das línguas Portuguesa e Inglesa; e disponibilidade imediata.

 

A comissão de seleção decidiu excluir os candidatos abaixo enunciados para a fase seguinte de seriação por não cumprirem integralmente pelo menos um dos requisitos acima descritos:

- Anita Lemos Magalhães

- Cristiane da Cunha Teixeira

- Daniela Alexandra Correia Dias

- Filomena Marina Baltar Lopes

- Jorge Miguel Batista da Silva

- Lucas Brandão de Sousa

 

Após análise curricular dos candidatos elegíveis, o júri procedeu à atribuição da respetiva classificação:

Nome

Classificação final

(0-20 valores)

Maria Júlia Simões Ribeiro

13

Cibele Fernandes de Oliveira

12

 

De acordo com os critérios definidos em edital e na ata da primeira reunião, considerando a classificação final da avaliação curricular, a comissão de seleção decidiu dispensar a realização da entrevista e admitir a candidata com melhor classificação.

E, nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da comissão.

 

Calendar

Weekly Publication

A Comparative Analysis of the Status Anxiety Hypothesis of Socio-economic Inequalities in Health Based on 18,349 individuals in Four Countries and Five Cohort Studies
Scientific Reports
Read More