Research Grant - Ref.ª UID/DTP/04750/2019

Projeto: Unidade de Investigação em Epidemiologia - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (UID/DTP/04750/2019)

 

Call Start and finish dates: 14th to 27th February 2019

 

Additional Information: Final Results Available.

 

 


Anúncio para atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre

 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito das atividades da Unidade de Investigação em Epidemiologia - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, apoio financeiro de fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

 

Área Científica: Ciências Biológicas

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com grau de mestre em Ciências Biológicas ou afins, com classificação final mínima de 16 valores, e licenciatura na mesma área. Exige-se experiência e autonomia, de pelo menos 2 anos, em citometria de fluxo.

Serão fatores de preferência na avaliação dos candidatos:

  1. Experiência em técnicas de avaliação de genotoxicidade por citometria de fluxo: avaliação da fosforilação da histona H2AX, alterações do ciclo celular e frequência de micronúcleos;
  2. Experiência com citómetro GUAVA e software InCyte;
  3. Formação reconhecida na área da citometria de fluxo;
  4. Conhecimentos sólidos de metodologias quantitativas no processo de análise de dados (SPSS e Excel);
  5. Experiência em produção científica, nomeadamente, comunicações em congressos, publicações em revistas internacionais com arbitragem científica;
  6. Conhecimentos da língua inglesa (escritos e orais).

 

 

Plano de trabalhos: Avaliação da genotoxicidade em diferentes amostras biológicas por citometria de fluxo; gestão e análise dos respetivos dados (incluindo elaboração de base de dados de resultados) e colaboração na preparação de artigos científicos.

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: Regime Jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

 

Local de trabalho e orientação científica: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, delegação do Porto, sob a orientação científica do Doutor João Paulo Teixeira.

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração inicial de 6 meses, com início previsto para Março de 2019, eventualmente renovável por um período adicional até 6 meses.

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O Bolseiro usufrui, ainda, de Seguro Social Voluntário e de um Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.

 

 

Métodos de seleção: A avaliação será atribuída numa escala de 0 a 20 valores e incidirá na apreciação da formação académica (30%), experiência profissional (55%), produção científica anterior (10%) e conhecimentos da língua inglesa (5%). Após seriação, os três candidatos com maior pontuação na avaliação curricular serão chamados para entrevista presencial (com valorização de 40% e a avaliação curricular de 60%).

 

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente de júri: Doutor João Paulo Teixeira

Vogal efetivo: Doutora Carla Costa

Vogal efetivo: Doutora Solange Costa

Vogal suplente: Doutora Sónia Fraga

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no website do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt) e comunicada aos candidatos via email.

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 27 de Fevereiro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas através da apresentação dos seguintes documentos:

a) carta de apresentação e motivação redigida em inglês (esta deve especificar a experiência anterior em citometria de fluxo);

b) Curriculum Vitae pormenorizado;

c) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente certificados de habilitações com média final e certificados de formação (se aplicável);

d) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo e funções, podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços.

 

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para secretaria@ispup.up.pt, indicando explicitamente a referência “UID/DTP/04750/2019 – Mestre”.

Calendar

Weekly Publication

Association of Gestational Weight Gain With Adverse Maternal and Infant Outcomes.
JAMA
Read More