Bolsa Investigação, Grau Mestre na área da Epidemiologia Hospitalar

Prazo de candidatura: 18 de abril a 9 de maio de 2019


Bolsa Investigação, Grau Mestre na área da Epidemiologia Hospitalar

 

Descrição:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), Grau Mestre, no âmbito da Epidemiologia Hospitalar, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

 

 

Sobre o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) dedica-se à criação e divulgação de informações de alta qualidade e conhecimento competitivo no vasto campo da saúde pública. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento, difusão e aplicação de novos conhecimentos no domínio da saúde pública, estimulando a investigação e formação de excelência, para melhorar e proteger a saúde da população humana. O ISPUP promove a cooperação entre agentes da Universidade do Porto e a sua ligação com instituições regionais, nacionais e internacionais. Como parte do seu plano estratégico, fez parte da criação do Centro de Epidemiologia Hospitalar do Centro Hospitalar de São João (CHSJ).

http://ispup.up.pt

 

 

Plano de trabalhos: O bolseiro fará parte de uma equipa dedicada a estudos no âmbito da epidemiologia clínica e hospitalar, incluindo a definição de indicadores que permitam monitorizar e avaliar o impacto de projetos de melhoria implementados em instituições prestadoras de cuidados de saúde. O bolseiro deverá contribuir para a definição de indicadores, extracção de dados e cálculo, produzindo os respectivos relatórios de monitorização.

O bolseiro participará também da definição de percursos dos doentes de acordo com a sua patologia (Clinical Pathway) no âmbito de projectos de integração de cuidados.

 

 

Requisitos de admissão

Obrigatórios

  • Mestrado em Epidemiologia, Saúde Pública, Engenharia Biomédica, Gestão de Serviços de Saúde ou áreas afins
  • Fluência em Português (compreensão e expressão, escrito e oral)
  • Fluência em Inglês, comprovada por diploma ou publicações científicas ou comunicações orais como primeiro autor

 

Valorizados

  • Experiência profissional nas áreas da epidemiologia clínica, investigação em serviços de saúde, segurança do doente ou melhoria da qualidade
  • Experiência hospitalar, nomeadamente no desenvolvimento de intervenções e definição de indicadores de qualidade
  • Experiência na utilização de bases de dados hospitalares (administrativas e outras)
  • Conhecimentos avançados de Excel
  • Conhecimentos de análise estatística descritiva e inferencial
  • Trabalhos científicos publicados sob a forma de artigo por extenso ou de resumo

 

 

Local de Trabalho: Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

 

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Junho de 2019, podendo ser prorrogada por períodos de igual duração.

 

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor, disponível em: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt 

 

 

Métodos de seleção: A seleção será feita com base na avaliação curricular (5 valores) e entrevista (15 valores), com a valorização final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 10 candidatos.

 

 

Composição do Júri de Seleção:

Doutora Ana Azevedo

Doutora Sofia Correia

Doutora Bárbara Peleteiro

Doutora Raquel Lucas

 

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

 

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 18 abril a 9 de maio de 2019.

 

 

Formalização das candidaturas:

As candidaturas devem ser formalizadas através de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  1. Curriculum Vitae
  2. Carta de motivação;
  3. Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente certificados de habilitações com média final;

 

Entrega das candidaturas:

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para secretaria@ispup.up.pt, indicando explicitamente a referência “EPIHOSP_Mestre”.

Calendar

Weekly Publication

Association of Gestational Weight Gain With Adverse Maternal and Infant Outcomes.
JAMA
Read More