Research Grant (POCI-01-0145-FEDER-030334)

Project: Regulação do apetite e obesidade infantil: uma abordagem para compreender as influências genéticas e comportamentais (POCI-01-0145-FEDER-030334).

 

Call start and finish dates: 17th to 30th may 2019. 

 

 


 

Projeto: Regulação do apetite e obesidade infantil: uma abordagem para compreender as influências genéticas e comportamentais (POCI-01-0145-FEDER-030334).

 

Prazo de candidatura: 17 a 30 de maio de 2019. 

 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado, no âmbito do projeto com a designação “Regulação do apetite e obesidade infantil: uma abordagem para compreender as influências genéticas e comportamentais”, referência POCI-01-0145-FEDER-030334, financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

 

Área Científica: Ciências da Saúde

 

Requisitos de admissão

Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com Licenciatura em Enfermagem.

 

Condições de preferência

Será valorizada a classificação da licenciatura, a experiência profissional na colheita e registo de dados de saúde, nomeadamente a realização de exames físicos, colheita de amostras biológicas e testes cutâneos, a autonomia na gestão de bases de dados, a preparação de relatórios e a participação em projetos de investigação populacional.

 

Plano de trabalhos

O bolseiro será responsável por atividades de campo, tais como recolha de informação e sua informatização e/ou a correção de bases de dados, bem como a elaboração de relatórios e outros documentos científicos.

 

Legislação e regulamentação aplicável

Regime Jurídico do estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2018 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).

 

Local de trabalho e orientação científica

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), sob a orientação científica da Professora Doutora Andreia Oliveira.

 

Duração da bolsa

A bolsa terá a duração de 5,5 meses, eventualmente renovável por mais 6 meses, com início previsto em junho de 2019.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a €752,38, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), em regime de exclusividade. O pagamento será realizado pelo ISPUP por transferência bancária.

 

Métodos de seleção

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (60%) e entrevista (40%), com a valorização final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 6 candidatos.

 

Fatores de avaliação curricular (escala de 0 a 20 valores):

  • Classificação final da Licenciatura (0 a 5 pontos);
  • Experiência profissional na colheita e registo de dados de saúde, nomeadamente medições antropométricas e outros exames físicos, colheita de amostras biológicas e testes cutâneos (0 a 7 pontos);
  • Participação prévia em estudos de base populacional (0 a 4 pontos)
  • Experiência em gestão e análise de dados (0 a 4 pontos)

 

Fatores de avaliação da entrevista (escala de 0 a 20 valores)

  • Conhecimentos profissionais para a realização do plano de trabalhos (0 a 9 pontos)
  • Motivação para as atividades previstas (0 a 4 pontos);
  • Capacidade de expressão/comunicação (0 a 3 pontos);
  • Atitude profissional (0 a 4 pontos).

 

Composição do Júri de Seleção

Presidente de júri - Doutora Andreia Oliveira

1º Vogal efetivo: Doutora Ana Cristina Santos

2º Vogal efetivo: Doutora Carla Lopes

1º Vogal suplente: Doutora Elisabete Ramos

2º Vogal suplente: Doutora Sofia Vilela

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Toda a informação relevante será publicada no website do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

Formalização das candidaturas:

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos seguintes documentos:

a) Carta de motivação;

b) Curriculum Vitae;

c) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente certificados de habilitações com média final e comprovativo de experiência prévia em atividades de investigação;

d) Comprovativos das condições de preferência (se aplicável);

e) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo e funções, podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços;

f) Quaisquer documentos que os candidatos considerem relevantes para a apreciação do seu mérito.

 

Entrega das candidaturas:

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para secretaria@ispup.up.pt, indicando explicitamente a referência “FCT030334_Apetite”.

Results List:

 

The minutes with the final classification were made available to the candidates. The minutes are posted on the Institute for the period determined in a public notice.

Calendar

Weekly Publication

Hotspots of childhood obesity in a large metropolitan area: does neighbourhood social and built environment play a part?
Int J Epidemiol
Read More