Research Grant - DOCNet - applications 2nd to 16th october

 

Cargo/posição/bolsa: 
1 Bolsa de Investigação (Mestre)

 

Referência: 

NORTE-01-0145-FEDER-000003 - Diabetes & obesity at the crossroads between Oncological and Cardiovascular diseases – a system analysis NETwork towards precision medicine (DOCnet).

 

Área científica genérica:

Saúde Pública /Epidemiologia

 

Requisitos de admissão:

Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com:

 

Requisitos de admissão:

  • Mestrado numa área da Saúde Pública, Epidemiologia ou outra área relacionada das ciências da saúde.
  • Mestrado numa área das ciências da vida e interesse em Epidemiologia e Saúde pública.
  • Mestrado em Matemática ou Estatística, com uma forte componente de análise estatística e análise de dados, e interesse em análise de dados aplicados à área da Epidemiologia e Saúde pública. 

 

Requisitos valorizados:

  • Formação, com avaliação, em saúde pública/epidemiologia de pelo menos 60 ECTS.
  • Experiência de pelo menos um ano em investigação epidemiológica, nomeadamente na investigação de outcomes, incluindo trabalho de campo com recolha de dados de processos clínicos hospitalares, entrevista a participantes, informatização e gestão de base de dados.
  • Fluência em Inglês, comprovada por diploma ou publicações científicas ou comunicações orais como primeiro autor.
  • Conhecimentos de análise estatística.
  • Publicação em revista internacional revista por pares (ou equivalente), como primeiro autor.
  • Experiência em investigação de pelo menos um ano, em área científica relevante.

 

Plano de trabalhos:

O bolseiro será responsável por processo de recolha de informação, análise de dados e produção de manuscritos científicos em estudos de coorte populacionais da responsabilidade do ISPUP e também na população hospitalar. Estudos de coorte seguem longitudinalmente populações recolhendo dados pessoais referentes a várias variáveis. O objetivo a longo termo desses estudos é a identificação das variáveis que mais contribuem, positiva e negativamente, para a saúde das populações. Os resultados destes estudos estão diretamente envolvidos na génese de intervenções destinadas a melhorar a saúde pública. Uma das vertentes de desenvolvimento atual na área da Epidemiologia e Saúde pública, na qual o projeto “DocNet” se insere, é a inclusão de informação referente a variáveis genéticas na análise de dados e identificação de variáveis determinantes da saúde das populações. 

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/estatutodobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt).

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Doutor Henrique Barros.

 

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração inicial de doze meses, com início previsto em novembro de 2017, eventualmente renovável.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção:

A seleção será feita com base na avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valorização final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 5 candidatos.

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do júri: Doutora Henrique Barros

Vogal efetivo: Doutora Ana Cristina Santos

Vogal efetivo: Doutora Ana Catarina Queiroga

Vogal suplente: Doutora Ofélia Carvalho

Vogal suplente: Doutora Sílvia Fraga

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

 

O concurso encontra-se aberto no período de 2 de Outubro a 16 de Outubro de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae resumido e certificado de habilitações contendo a classificação final para a obtenção do grau. No currículo Vitae devem constar de forma abreviada informação relativa a, mas não exclusiva sobre, classificação final dos graus curriculares obtidos, duração e tema(s) de eventual experiência em investigação cientifica, evidência de fluência em inglês (certificado ou experiência profissional), evidência de experiência de análise estatística (certificado ou experiência profissional). As candidaturas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail com o assunto “Bolsa de Investigação – DOCNet

 

Entrega das candidaturas:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

 

Calendar

Weekly Publication

Weight Trajectories from Birth and Bone Mineralization at 7 Years of Age.
J Pediatr
Read More