Bolsa de Investigação (POCI-01-0145-FEDER-032358 – ref.ª A)

 

Project: Complicações neuro-oncológicas do cancro da próstata: estudo longitudinal do declínio cognitivo (POCI-01-0145-FEDER – 032358 - ref.ª A)

 

Call start and finish dates: 2nd to 16th October 2018. 


 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – Grau Mestre, no âmbito do projeto “Complicações neuro-oncológicas do cancro da próstata: estudo longitudinal do declínio cognitivo”, referência POCI-01-0145-FEDER – 032358 (ref.ª A), financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

 

Área Científica: Saúde Pública

 

Requisitos de admissão: 

Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com grau de mestre em Psicologia. Exige-se experiência profissional e formação específica em Neuropsicologia, assim como experiência em projetos de investigação epidemiológica, nomeadamente entrevista estruturada a participantes, informatização de dados, gestão de bases, análise quantitativa de dados e apresentação e publicação de resultados de trabalhos de investigação científica.

 

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pela avaliação de participantes do projeto, incluindo a realização de avaliações neuropsicológicas e entrevistas estruturadas, assim como pela informatização de dados e gestão das bases de dados. Participará ainda na redação de manuscritos no contexto do projeto.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Regime Jurídico do estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2018 (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf).

 

Local de trabalho e orientação científica: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e no Instituto Português de Oncologia do Porto FG, EPE (IPO­Porto), sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Lunet.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração inicial de 12 meses, com início previsto em janeiro de 2019, eventualmente renovável por períodos de igual duração, até ao limite máximo de 24 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valorização final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 5 candidatos.

 

Composição do Júri de Seleção:

Presidente de júri: Doutor Nuno Lunet

Vogal efetivo: Doutora Susana Pereira

Vogal efetivo: Doutora Filipa Fontes

Vogal suplente: Doutora Luís Ruano

Vogal suplente: Doutora Ana Henriques

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 16 de outubro de 2018.  As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura com indicação da referência POCI-01-0145-FEDER-032358 – ref.ª A, acompanhada dos seguintes documentos:

a) Curriculum Vitae;

b) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente certificados de habilitações com média final;

c) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo e funções, podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços.

 

As candidaturas devem ser entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail.

 

Entrega das candidaturas:

Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

Rua das Taipas, 135 | 4050-600 Porto

Telef: 222 061 820; e-mail: secretaria@ispup.up.pt

 

Results List:

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELECÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI), GRAU MESTRE, NO ÂMBITO DO PROJECTO “Complicações neuro-oncológicas do cancro da próstata: estudo longitudinal do declínio cognitivo” (POCI-01-0145-FEDER – 032358 - ref.ª A)

 

No dia 15 de outubro de 2018, reuniu no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, a comissão de seleção do concurso acima descrito (Doutor Nuno Lunet, Doutora Susana Pereira, Doutora Filipa Fontes) no sentido de definir os critérios de seleção. A comissão estabeleceu três fases de seleção:

 

  1. Cumprimento dos requisitos de admissão, como descrito no edital do concurso:

 

Apresentação de todos os documentos requeridos (Curriculum vitae, certificado de habilitações e documento comprovativo da situação profissional);

Mestrado em Psicologia; Experiência profissional e formação específica em Neuropsicologia.

 

Os candidatos serão excluídos se algum dos critérios acima mencionados não for cumprido.

 

  1. Avaliação do Curriculum vitae (AC) – máximo de 10 pontos sendo a soma de cada um dos critérios descritos:

 a) Experiência profissional ou formação específica em neuropsicologia (máximo 2 pontos);

 b) Experiência em trabalho de campo, nomeadamente entrevista a participantes (máximo 1 ponto), informatização (máximo 1,5 pontos) e gestão de bases de dados (máximo 1,5 pontos);

 c) Conhecimentos de análise estatística – evidenciado por artigo científico ou outra publicação em que o candidato demonstre ter tido papel central na análise estatística (máximo 2 pontos);

 d) Publicações por extenso em revistas científicas (máximo 2 pontos: revistas sem fator de impacto quantificado, sem ser 1º autor=0,5 pontos; revistas com fator de impacto quantificado, sem ser 1º autor=1 ponto; revistas sem fator de impacto quantificado, 1º autor=1; revistas com fator de impacto quantificado, 1º autor=2).

 

  1. Entrevista (E) – máximo de 10 pontos

 

Os candidatos com melhor avaliação curricular serão admitidos a entrevista, conforme previsto em edital, até a um máximo de 5.

 

Cada membro da comissão de seleção classificará os candidatos relativamente a cada um dos critérios definidos abaixo:

Contacto, empatia e comunicação (máximo 2,5 pontos)

Motivação para as atividades previstas (máximo de 2,5 pontos)

Conhecimentos profissionais (máximo de 2,5 pontos)

Fluência em inglês (máximo 2,5 pontos)

 

A classificação da entrevista será a média aritmética do somatório das classificações atribuídas por cada um dos elementos da comissão.

 

Classificação Final dos Candidatos (CF)

Máximo de 20 pontos, com base na fórmula seguinte:

CF = [Avaliação Curricular (AC) + Entrevista (E)]

 

Será selecionado o candidato com a classificação mais elevada.

Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão de Seleção

Calendar

Weekly Publication

Quantifying the burden of stillbirths before 28 weeks of completed gestational age in high-income countries: a population-based study of 19 European countries.
Lancet
Read More