Scholarships
Projeto: Unidade de Investigação em Epidemiologia - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (UID/DTP/04750/2019)
Call Start and finish dates: 14th to 27th February 2019
Anúncio para atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito das atividades da Unidade de Investigação em Epidemiologia - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, apoio financeiro de fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências Biológicas
Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa indivíduos com grau de mestre em Ciências Biológicas ou afins, com classificação final mínima de 16 valores, e licenciatura na mesma área. Exige-se experiência e autonomia, de pelo menos 2 anos, em citometria de fluxo.
Serão fatores de preferência na avaliação dos candidatos:
- Experiência em técnicas de avaliação de genotoxicidade por citometria de fluxo: avaliação da fosforilação da histona H2AX, alterações do ciclo celular e frequência de micronúcleos;
- Experiência com citómetro GUAVA e software InCyte;
- Formação reconhecida na área da citometria de fluxo;
- Conhecimentos sólidos de metodologias quantitativas no processo de análise de dados (SPSS e Excel);
- Experiência em produção científica, nomeadamente, comunicações em congressos, publicações em revistas internacionais com arbitragem científica;
- Conhecimentos da língua inglesa (escritos e orais).
Plano de trabalhos: Avaliação da genotoxicidade em diferentes amostras biológicas por citometria de fluxo; gestão e análise dos respetivos dados (incluindo elaboração de base de dados de resultados) e colaboração na preparação de artigos científicos.
Legislação e regulamentação aplicável: Regime Jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, republicada em anexo ao Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).
Local de trabalho e orientação científica: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, delegação do Porto, sob a orientação científica do Doutor João Paulo Teixeira.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração inicial de 6 meses, com início previsto para Março de 2019, eventualmente renovável por um período adicional até 6 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O Bolseiro usufrui, ainda, de Seguro Social Voluntário e de um Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.
Métodos de seleção: A avaliação será atribuída numa escala de 0 a 20 valores e incidirá na apreciação da formação académica (30%), experiência profissional (55%), produção científica anterior (10%) e conhecimentos da língua inglesa (5%). Após seriação, os três candidatos com maior pontuação na avaliação curricular serão chamados para entrevista presencial (com valorização de 40% e a avaliação curricular de 60%).
Composição do Júri de Seleção:
Presidente de júri: Doutor João Paulo Teixeira
Vogal efetivo: Doutora Carla Costa
Vogal efetivo: Doutora Solange Costa
Vogal suplente: Doutora Sónia Fraga
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no website do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt) e comunicada aos candidatos via email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 27 de Fevereiro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas através da apresentação dos seguintes documentos:
a) carta de apresentação e motivação redigida em inglês (esta deve especificar a experiência anterior em citometria de fluxo);
b) Curriculum Vitae pormenorizado;
c) Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a que concorre, nomeadamente certificados de habilitações com média final e certificados de formação (se aplicável);
d) Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo e funções, podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exista qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços.
As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para secretaria@ispup.up.pt, indicando explicitamente a referência “UID/DTP/04750/2019 – Mestre”.