Research Grant (ISPUP)

 

Project: Research activity of the Institute of Public Health, University of Porto

 

Call start and finish dates: 24th july to 6th august 2019


 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado no âmbito das atividades de investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, nas seguintes condições:

 

Área Científica: Saúde Pública

 

Requisitos de admissão:

Podem candidatar-se a esta posição indivíduos com grau de doutor em Saúde Pública.

Exige-se experiência profissional em investigação científica em estudos longitudinais de base populacional, designadamente coortes de nascimento. É condição essencial para admissão a concurso que os candidatos tenham pelo menos três publicações científicas como primeiro autor sob a forma de artigos por extenso em revistas internacionais indexadas.

Serão fortemente valorizados os seguintes elementos:

  • Experiência profissional na integração e na coordenação de equipas de investigação em trabalho de campo em investigação de base populacional,
  • Experiência na recolha, análise, sistematização e descrição de dados primários e secundários, nomeadamente a partir de estudos de base populacional e de estatísticas de rotina dos cuidados de saúde primários,
  • Experiência na criação e gestão de bases de dados e análise estatística,
  • Competências no planeamento e organização do trabalho de campo em investigação de base populacional.

 

Plano de trabalhos: 

O bolseiro fará parte da equipa de investigação de um ensaio clínico aleatorizado com o objetivo de avaliar o efeito de uma intervenção abrangente no consumo de tabaco, álcool, depressão e violência interpessoal durante a gravidez na redução da frequência de baixo peso ao nascimento. As tarefas específicas incluem participação na implementação do desenho e metodologia do estudo, recrutamento e treino da equipa de investigação, desenho dos questionários, do consentimento informado e da folha de informação aos participantes. Durante a fase de implementação do projeto o bolseiro será responsável pela coordenação da equipa de campo distribuída pelos Agrupamentos de Centros de Saúde da área metropolitana do Porto e Lisboa e pela realização de relatórios de avaliação. Será também responsável pela gestão e correção da base de dados do projeto. Estará ainda envolvido na análise de dados e redação de artigos científicos no âmbito do estudo.

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - em vigor, disponível em: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt 

 

Local de trabalho e orientação científica: 

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) sob a supervisão do Professor Doutor Henrique Barros.

 

Duração da bolsa:

A bolsa terá a duração inicial de doze meses, com início previsto em Setembro de 2019, eventualmente renovável por iguais períodos até ao máximo de 36 meses.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a € 1.509,80, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

 

Métodos de seleção:

A seleção será feita com base na avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valorização final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas a um máximo de 3 candidatos.

 

Composição do Júri de Seleção: Doutor Henrique Barros, Doutora Raquel Lucas, Doutora Teresa Rodrigues. Membros suplentes: Doutora Joana Araújo, Doutora Ana Henriques, Doutora Elsa Lorthe.

 

Política de não discriminação e de igualdade de acesso.

O ISPUP promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, pelo que nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

 

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 24 de julho a 6 de agosto de 2019

 

As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para o endereço secretaria@ispup.up.pt, com a refª “ISPUP– PosDoc” no assunto, ou entregues no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Rua das Taipas 135, 4050-600 Porto.

Devem ser acompanhadas dos seguintes documentos:

Curriculum Vitae resumido

Cópia dos documentos comprovativos de todos os graus obtidos pelos candidatos (incluindo doutoramento);

No Curriculum Vitae devem constar de forma abreviada informação relativa a, mas não exclusiva sobre, duração e tema(s) de eventual experiência em investigação cientifica, evidência de experiência de análise estatística (certificado ou experiência profissional).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (http://www.ispup.up.pt).

Results List:

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO DE SELECÇÃO PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI), GRAU DE DOUTOR, NO ÂMBITO DAS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

 

Projeto: Atividades de investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

No dia 9 de agosto de 2019 reuniu a comissão de seleção do concurso acima descrito (Doutor Henrique Barros, Doutora Raquel Lucas e Doutora Joana Araújo) no sentido de definir os critérios de seleção. A comissão estabeleceu três fases de seleção:

  

1. Cumprimento dos requisitos de elegibilidade, como descrito no edital do concurso:

a) Doutoramento em Saúde Pública;

b) Experiência profissional em investigação científica em estudos longitudinais de base populacional, designadamente coortes de nascimento.

c) Deter pelo menos três publicações científicas como primeiro autor sob a forma de artigos por extenso em revistas internacionais indexadas.

 

Os candidatos serão excluídos se algum dos critérios acima mencionados não for cumprido.

 

2. Avaliaçãodo Curriculum vitae (AC) – máximo de 10 pontos sendo a soma de cada um dos critérios descritos:

a) Número e impacto das publicações (número, índice h, total citações) (2 pontos);

b) Integração de equipas de campo (1 ponto);

c) Coordenação de equipas de campo (1 ponto);

d) Planeamento e organização de trabalho de campo (1,5 pontos);

e) Criação e gestão de bases de dados (1 ponto);

f) Análise e publicação de dados primários (1,5 pontos);

g) Análise e publicação de dados secundários (1 ponto);

h) Interação profissional com stakeholders no SNS (1 ponto).

 

  1. Entrevista (E) – máximo de 10 pontos

Os candidatos com melhor avaliação curricular serão admitidos a entrevista, conforme previsto em edital, até a um máximo de 3.

 

Cada membro da comissão de seleção classificará os candidatos relativamente a cada um dos critérios definidos abaixo:

 a) Conhecimentos profissionais para a realização do plano de trabalhos (2,5 pontos)

b) Motivação para as atividades previstas (2,5 pontos);

c) Capacidade de expressão/comunicação no contexto das entidades envolvidas no plano de trabalhos (2,5 pontos);

d) Atitude Profissional (2,5 pontos).

 

A classificação da entrevista será a média aritmética do somatório das classificações atribuídas por cada um dos elementos da comissão.

 

Classificação Final dos Candidatos (CF):

Máximo de 20 pontos, com base na fórmula seguinte:

CF = [Avaliação Curricular (AC) + Entrevista (E)]

 

Será selecionado o candidato com a classificação mais elevada, desde que a classificação final obtida seja de pelo menos 10 pontos em 20.

 

Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente ata que, para sua inteira fé e validade, vai ser assinada por todos os membros da Comissão de Seleção.

 

 

Calendar

Weekly Publication

Ambient Particulate Air Pollution and Daily Mortality in 652 Cities.
N Engl J Med
Read More