Investigadores do ISPUP premiados no maior congresso mundial de alergologia

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) foram premiados no “European Academy of Allergy and Clinical Immunology” (EAACI), o maior congresso mundial dedicado à alergologia, que decorreu no mês de junho, em Lisboa.

Mariana Farraia, antiga bolseira de investigação do ISPUP, venceu o prémio de melhor comunicação oral pelo trabalho designado Human Volatilome Analysis To Identify Individuals With Asthma In Clinical Settings. O estudo, que já havia sido premiado pela EAACI em janeiro deste ano, pretendeu avaliar a utilização do nariz eletrónico – um dispositivo que avalia o ar exalado dos pacientes – em contexto clínico, para ajudar os médicos a identificarem os doentes com asma.

Tendo em conta que a asma é uma doença complexa na qual o diagnóstico é, frequentemente, um processo difícil e pouco ajustado a cada paciente, o estudo, que será ainda publicado, pretende ajudar a criar mais meios de diagnóstico para detetar a asma e auxiliar os médicos a conseguirem dirigir um tratamento mais adequado a cada doente.

O prémio de melhor póster foi entregue à investigadora do ISPUP, Inês Paciência, pelo trabalho intitulado Swimming pool training environment may drive skin and gut dysbiosis in elite swimmers. O estudo comparou duas modalidades desportivas de alta competição – a natação e o futebol – para analisar o impacto do ambiente na modificação do microbioma dos atletas.

No Congresso, Pedro Cunha, estudante da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), foi também distinguido com o prémio de melhor comunicação oral pelo trabalho “Dietary acid load: A novel nutritional target on the children’s obese-asthma phenotype?”, que contou com a participação de docentes da FCNAUP, da FMUP e de investigadores ISPUP. O estudo mostra, pela primeira vez, que em crianças obesas, a maior carga ácida da alimentação se associa a maior probabilidade de ocorrência de asma, levantando a hipótese desta pior característica nutricional da alimentação, se associar a maior ocorrência daquela doença.

A “European Academy of Allergy and Clinical Immunology” (EAACI) é uma associação internacional de médicos, investigadores e outros profissionais ligados à saúde, dedicados a identificar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por alergias.

Imagem: Todos os Direitos Reservados