Investigador do ISPUP envolvido na Campanha “Siga o Assobio”

Romeu Mendes, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), está envolvido na campanha “Siga o Assobio”. Esta iniciativa é coordenada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde (DGS), que tem como diretor-adjunto o investigador do ISPUP, e pretende mostrar aos Portugueses que a prática de atividade física pode ser fácil, acessível e entusiasmante.

Se tem entre 35 e 65 anos e acha que para praticar atividade física precisa de mais tempo, mais dinheiro, mais equipamento ou de estar em forma, então a campanha ‘Siga o Assobio’ é para si”. É este o mote da campanha que foi desenhada para marcar presença em vários órgãos de comunicação social nacionais e que arrancou no dia 19 de junho. O objetivo é usar os mass media para alcançar o maior número possível de pessoas e contribuir para influenciar atitudes e crenças, visando a mudança de comportamentos.

“As campanhas de mass media para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde um dos best buys no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cérebro-cardiovasculares, alguns tipos de cancro, e a depressão”, refere Romeu Mendes.

A Campanha “Siga o Assobio”, em que o investigador esteve envolvido, foi construída sob os Princípios do Marketing Social para a Promoção da Saúde e é sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto. Os resultados preliminares do impacto da campanha vão ser apresentados no último trimestre de 2019.

Sabe-se que uma grande parte da população adulta Portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia. Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas.

Esta campanha faz parte de uma estratégia integrada da DGS para aumentar os níveis de atividade física de um dos povos mais inativos da Europa, tendo como objetivos a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos portugueses.

A Campanha “Siga o Assobio” tem website próprio e o vídeo institucional da mesma, pode ser visualizado aqui.

#SigaOAssobio – a atividade física chama por si!