Zonas verdes em redor das escolas urbanas afetam o sistema nervoso autónomo

As crianças que vivem nas cidades e que estão expostas a ambientes com mais zonas verdes, no entorno das suas escolas, apresentam melhor função pulmonar do que as que estão rodeadas por ambientes mais construídos. A diferença encontrada pode estar associada a alterações na atividade do sistema nervoso autónomo, segundo um estudo, publicado na “Scientific Reports”, que contou com a participação de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

“Com este trabalho, quisemos perceber de que forma é que o ambiente exterior influencia a função pulmonar das crianças e a atividade do seu sistema nervoso autónomo, o qual regula muitas das funções das vias aéreas”, explica Inês Paciência, primeira autora do estudo, coordenado pelo investigador do ISPUP, André Moreira.

“Optámos por avaliar a influência dos espaços existentes ao redor das escolas na função pulmonar das crianças, uma vez que estas passam a maior parte do seu tempo dentro ou perto do recinto escolar”, acrescenta.

Os investigadores avaliaram a saúde respiratória de 701 crianças, que frequentavam os 3º e 4º anos de ensino, de 20 escolas primárias da cidade do Porto, através da aplicação de um questionário e de avaliações físicas e clínicas.

O espaço em redor das escolas foi analisado, sendo consideradas para estudo as áreas que se localizavam a uma distância de 500 metros de cada escola.

Foi possível verificar que as zonas com mais espaços verdes têm um efeito positivo na função pulmonar das crianças e que esse efeito pode ser mediado pelo sistema nervoso autónomo.  “Constatámos também que a maior exposição a espaços construídos está associada a alterações no sistema nervoso parassimpático das crianças, o que, por sua vez, pode conduzir a uma diminuição da sua função respiratória”, refere.

Para Inês Paciência, este artigo vem sublinhar a importância de se promover “a construção de áreas verdes ao redor das escolas”. Segundo a autora, estas áreas “podem estar associadas a uma diminuição dos riscos que advêm da exposição a ambientes urbanos. Trata-se, no fundo, de uma forma de prevenir a doença, com vista a alcançar ganhos futuros em saúde”.

O artigo, designado School environment associates with lung function and autonomic nervous system activity in children: a cross-sectional study, é também assinado pelos investigadores João Cavaleiro Rufo, Diana Silva, Carla Martins, Francisca Mendes, Tiago Rama, Ana Rodolfo, Joana Madureira, Luís Delgado, Eduardo de Oliveira Fernandes, Patrícia Padrão, Pedro Moreira, Milton Severo, Maria de Fátima Pina, João Paulo Teixeira, Henrique Barros, Lasse Ruokolainen e Tari Haahtela.

Para além do ISPUP, participam na investigação a Faculdade de Medicina da U.Porto, o INEGI, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto, o I3S, o INEB, a Fundação Oswaldo Cruz, o INSA, e a Universidade de Helsínquia.

O estudo foi desenvolvido ao abrigo do projeto ARIA: “Como a qualidade do ar pode influenciar asma e alergia nas crianças”. Este projeto de investigação científica abrange as áreas da saúde e ambiente interior, com foco na qualidade do ar interior e na saúde em escolas do ensino básico da cidade do Porto.