Projeto do ISPUP financiado no âmbito da iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19

Avaliar o desempenho cognitivo de doentes diagnosticados com a COVID-19, ao longo do tempo, através de um software de monitorização cognitiva: o Brain on Track. É este o objetivo de um projeto do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), financiado no âmbito da iniciativa “Gulbenkian Soluções Digitais COVID-19”.

Apoiado com um montante de cerca de 10 mil euros, o projeto, coordenado pelo investigador do ISPUP, Vítor Tedim Cruz, pretende monitorizar o desempenho cognitivo de indivíduos, com mais de 18 anos, diagnosticados com a COVID-19, e seguidos na Unidade Local de Saúde de Matosinhos e no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

A monitorização do desempenho cognitivo das pessoas infetadas é relevante, porque o vírus SARS-CoV-2 acede ao sistema nervoso central, não se sabendo até que ponto pode vir a provocar alterações cognitivas a longo prazo.

A avaliação acontecerá, de 3 em 3 meses, com recurso ao instrumento digital autoadministrado, Brain on Track. Através desta ferramenta, os participantes preenchem questionários e fazem exercícios online, que servirão de base para medir o desempenho cognitivo.

Indivíduos com desempenho cognitivo abaixo do esperado serão remetidos para consulta de neurologia

O Brain on Track tem sido utilizado pelo ISPUP para avaliar trajetórias cognitivas em indivíduos que integram algumas das coortes populacionais do Instituto, como é o caso da coorte EPIPorto.

No projeto agora financiado, as pessoas que, ao longo do tempo, apresentarem trajetórias cognitivas abaixo do esperado, vão ser convocadas para consulta de neurologia. O acesso ao Brain on Track para esta finalidade será gratuito e universal.

Os investigadores Nuno Lunet, Luís Ruano Joana Pais, do ISPUP, integram também a equipa do projeto, que tem como entidades parceiras a Neuroinova, Lda (empresa dedicada ao desenvolvimento do Brain on Track), a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

A iniciativa “Gulbenkian Soluções Digitais COVID-19” é promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da EDP e o acompanhamento jurídico da Cuatrecasas.