Qual o efeito dos espaços verdes na saúde, durante o confinamento?

Perceber qual o impacto da exposição a espaços verdes na saúde mental e física dos Portugueses, durante o período de confinamento, originado pela pandemia de COVID-19, é o objetivo de um novo estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

O estudo, desenvolvido em parceria com o grupo de investigação catalão  “Barcelona Lab for Urban Environmental Justice and Sustainability”, da Universitat Autonoma de Barcelona, e o Hospital del Mar Medical Research Institute, pretende perceber de que forma a exposição a espaços verdes, dentro e fora de casa, como o contacto com coberturas verdes, jardins particulares e parques públicos, durante o período de confinamento que vivemos, influencia a saúde e o bem-estar dos cidadãos portugueses.

Segundo Ana Isabel Ribeiro, investigadora do ISPUP, responsável pela versão portuguesa do estudo, que também está a ser aplicado à população espanhola, sabe-se que “uma maior exposição a ambientes verdes e naturais está associada a inúmeros benefícios para a saúde, nomeadamente melhores níveis de saúde mental”.

“Estudos recentes têm mostrado que as medidas de confinamento e o stress causado pela pandemia de COVID-19 estão relacionados com uma degradação da saúde mental, levando a maiores níveis de stress e ansiedade”, refere.

Tendo em conta os efeitos benéficos dos espaços verdes na saúde, o estudo pretende perceber se as pessoas que têm um maior contacto com esses espaços conseguem lidar melhor com os efeitos adversos do confinamento. Para tal, pede-se às pessoas que respondam a um questionário online.

Se tem mais de 18 anos, participe no estudo

O questionário online, disponível AQUI, pode ser respondido por todos os cidadãos com idade superior a 18 anos. O inquérito cobre aspetos como a utilização e contacto com espaços e elementos verdes, níveis de stress, qualidade de vida e somatização de sintomas, incluindo ainda um módulo de caracterização demográfica, social e do contexto residencial.

“Esta investigação permitir-nos-á produzir evidência científica relevante nesta área, mas para isso, necessitamos da participação dos cidadãos. Participe! O seu apoio é importante para fazermos Ciência”, sublinha a investigadora do ISPUP.

Dado que o mesmo estudo está a ser aplicado à população espanhola, será depois possível efetuar comparações entre Portugal e Espanha, dois países que estão a ser afetados de forma muito distinta pela pandemia de COVID-19 e que têm regras de confinamento também distintas.

Imagem: Pixabay/stux