ISPUP premiado no Congresso da Associação Portuguesa de Nutrição (APN)

Um trabalho do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) que avaliou a exposição da população Portuguesa à acrilamida presente na alimentação recebeu o primeiro prémio de melhor comunicação oral, no XIX Congresso de Nutrição e Alimentação (CNA), organizado pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), que aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro, em formato digital.

A acrilamida é um contaminante resultante do processamento alimentar, e que surge essencialmente em alimentos fritos, assados ou torrados, submetidos a temperaturas elevadas e baixa humidade, como as batatas, os cereais de pequeno-almoço, as bolachas e o pão. É formado tanto no processamento industrial dos alimentos como na sua confeção em casa.

Por que razão é importante estudar a acrilamida? “Porque esta se encontra associada a um maior risco de neoplasias e neuropatia periférica”, explica Sofia Costa, primeira autora do trabalho premiado, coordenado por Carla Lopes e Duarte Torres.

A comunicação distinguida no Congresso da APN, realizada pelas investigadoras do ISPUP, avaliou o nível individual de exposição da população Portuguesa a esta substância, presente em vários alimentos que ingerimos diariamente, a partir de uma amostra de 5811 pessoas que integraram o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF).

Os resultados do trabalho, intitulado Estimation of dietary exposure to acrylamide of the Portuguese population, irão ser posteriormente publicados em artigo.

As investigadoras do ISPUP Ana Catarina Carvalho, Sofia Vilela e Daniela Correia assinam também a comunicação, desenvolvida no âmbito do projeto FOCAcCia: Exposição a aditivos alimentares e a contaminantes resultantes do processamento e embalagem de alimentos: definir padrões e os seus efeitos na adiposidade e na função cognitiva da infância (POCI-01-0145-FEDER-031949).