Projeto SWEET-Football distinguido no âmbito dos Prémios Ciências do Desporto 2020

O projeto SWEET-Football, liderado por uma equipa de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), foi distinguido com uma menção honrosa na 5ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Fundação Millennium BCP, com a parceria da revista VISÃO.

Coordenado pelo investigador do ISPUP, Romeu Mendes, e desenvolvido com o apoio do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Porto Oriental da Administração Regional de Saúde do Norte, o projeto SWEET-Football foi desenhado com o objetivo de, numa 1ª fase, testar a aplicabilidade e a segurança de uma variante do futebol recreativo – o walking football – em pessoas de meia-idade e idosos com diabetes tipo 2.

“Três meses de implementação de um programa de walking football revelaram elevados níveis de adesão e divertimento nos participantes, e baixa incidência de eventos adversos agudos. Os benefícios na glicemia capilar e na pressão arterial, observados no final de cada treino, são indicadores muito promissores de possíveis efeitos a longo prazo”, adianta Romeu Mendes.

A menção honrosa atribuída ao SWEET-Football, no âmbito dos Prémios Ciências do Desporto 2020, na categoria “Medicina do Desporto”, “vem reforçar a ideia de que podem existir soluções inovadoras para velhos problemas – a inatividade física é um fator de risco bem estabelecido nesta população. Este tipo de intervenções parece ter potencial para replicação em larga escala, podendo ser sustentável no controlo não farmacológico da diabetes tipo 2 com o envolvimento de clubes de futebol, autarquias e dos cuidados de saúde primários”, afirma.

Sobre os Prémios Ciências do Desporto

Os Prémios Ciências do Desporto foram criados com o objetivo de incentivar a investigação científica sobre as potenciais melhorias da atividade desportiva.

São atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Fundação Millennium bcp, com a parceria da revista VISÃO.

Imagem: Projeto SWEET-Football