AlergiaPT: o projeto do ISPUP que pretende inspirar as pessoas com alergias

O projeto AlergiaPT, promovido pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), foi escolhido como um dos vencedores do This is Public Health (TIPH) Global Grant Program, o programa de financiamento criado pela Associação Internacional de Escolas de Saúde Pública (Association of Schools and Programs of Public Health), que premeia iniciativas relacionadas com a divulgação e promoção da importância da saúde pública.

Coordenado pelos investigadores Henrique Barros e André Moreira, do ISPUP, o AlergiaPT pretende inspirar os portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida, através de uma campanha alicerçada nas redes sociais.

Lançado oficialmente no Dia Mundial da Asma, que este ano se celebra a 4 de maio, o projeto pretende promover a tolerância à alergia e fomentar uma nova atitude face às alergias entre os portugueses, prevenir a exacerbação das alergias graves e alertar para a importância da melhoria da qualidade do ar.

Para alcançar estes objetivos, será preparada uma estratégia de comunicação baseada nas redes sociais, com conteúdos direcionados para os vários públicos-alvo do projeto: a população geral, profissionais de saúde, farmacêuticos, escolas, sociedades científicas e associações de doentes.

Conteúdos como lives ao vivo nas redes sociais, webinars dirigidos a profissionais de saúde, assim como concursos e campanhas de sensibilização alergológica, direcionadas para a comunidade escolar, serão produzidos pela equipa do projeto, que contactará também embaixadores online para apoiarem a iniciativa.

Reduzir no curto prazo o impacto das doenças alérgicas

De acordo com André Moreira, “os objetivos gerais do AlergiaPT serão reduzir no curto prazo o impacto das doenças alérgicas, promovendo o diagnóstico e o tratamento precoces e eficazes, e a médio prazo passar do tratamento à prevenção, indo ao encontro das causas da doença alérgica”.

O programa procura também dar resposta à tendência crescente no diagnóstico de doenças alérgicas. “A alergia é a doença crónica mais frequente na Europa. Mais de 150 milhões de Europeus sofrem de pelo menos uma doença alérgica e estima-se que em 2025 metade da população Europeia seja afetada”, esclarece o investigador do ISPUP.

A estratégia traçada pretende colocar a saúde acima da alergia e reduzir o impacto económico e social das doenças alérgicas, através de iniciativas concretas.

O AlergiaPT, cuja embaixadora é a investigadora Francisca Castro Mendes, inicia em maio de 2021 e terá a duração prevista de um ano.

Participam também no projeto Inês Paciência, Cristina Abreu, Diana Silva, Inês Pádua, Tiago Rama, Mariana Farraia, João Rufo, Francisca Castro Mendes e Diana Seabra.

Sobre o TIPH Global Grant Program:

O TIPH Global Grant Program é um programa global de financiamento que premeia iniciativas relacionadas com a divulgação e promoção da importância da saúde pública.

Criado pela Association of Schools and Programs of Public Health (ASPPH), conta com a parceria de associações de escolas de saúde pública de todo o mundo, incluindo a Association of Schools of Public Health in the European Region (ASPHER).

Este ano, foram premiados 20 projetos internacionais, um dos quais o AlergiaPT. Mais informações acerca do programa e dos projetos premiados estão disponíveis aqui.

Imagem: Nita/Pexels