ISPUP conduz estudo sobre prevalência da psoríase em Portugal

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), em colaboração com o Grupo Português de Psoríase, está a realizar um estudo epidemiológico para calcular a prevalência da psoríase e da artrite psoriática em Portugal.

Iniciado no dia 24 de maio de 2021, o estudo visa colmatar a falta de dados epidemiológicos sobre a psoríase no nosso país, avaliando uma amostra representativa da população portuguesa.

Através de um questionário telefónico aplicado a pessoas selecionadas de forma aleatória, pretende-se caracterizar:

• a prevalência, a incidência e a gravidade da doença em Portugal;
  • o impacto da psoríase na qualidade de vida do doente;
  • a gravidade da artrite psoriática e os fatores de risco para o seu desenvolvimento;
  • o uso dos serviços de saúde e os custos associados à sua utilização;
  • os tratamentos existentes;
  • a satisfação com o(s) tratamento(s), a adesão ao(s) tratamento(s) e o controle da doença.

O questionário telefónico é realizado por entrevistadores do ISPUP, formados para o efeito.

As pessoas contactadas pelos entrevistadores são selecionadas, através de geração aleatória de números telefónicos, incluindo telefones fixos e telemóveis.

Para mais informações sobre o estudo, consulte o link.

Imagem: Pixabay/milesz